Ser um bom líder é o desafio de milhares de executivos em todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento dos mesmos é uma das responsabilidades das áreas de Recursos Humanos e de coaches. Esse livro é indicado para esses três públicos: lideres que buscam ser efetivos, profissionais de RH e coaches que enfrentam a desafiadora tarefa de contribuir com a formação e engajamento de executivos.
Em Sustentabilidade da Liderança, David Ulrich, educador e especialista em management e Recursos Humanos, desenvolve os conceitos de 7 disciplinas que podem ajudar líderes a transformar as intenções em ações e obter resultados mais sustentáveis.
Para oferecer uma degustação e abrir o apetite dos nossos leitores farei um breve apanhado das 7 disciplinas:
- Simplicidade: com o volume alto de informações e a disponibilidade de tecnologia de conexão, fica fácil se perder nessa complexidade. Líderes precisam identificar a simplicidade dentro desse contexto e desenvolver comportamentos essenciais que favoreçam a sustentabilidade, a organização e planejamento das mudanças.
- Tempo: os lideres devem alocar seu tempo de acordo com seus objetivos. Muitas vezes as prioridades não estão refletidas na agenda, logo não deixarão de ser intenções. Além disso, a mensagem que o Líder está passando para sua equipe poder ser contraditória uma vez que estabelece as prioridades, mas não dedica tempo a elas.
- Definição de Responsabilidade: a sustentabilidade aumenta, sempre que nos comprometemos publicamente com alguma causa. Nos cobramos mais intensamente em relação ao que nos comprometemos em publico. Fazer o que diz é um componente importante para a sustentabilidade da liderança.
- Recursos: é importante que Líderes utilizem os recursos disponíveis na empresa para garantir uma liderança mais sustentável: coaching interno (com pares, chefia, RH); coach externo com especialistas, políticas de RH como: seleção, avaliação de desempenho, processo sucessório. Esses recursos podem apoiá-lo na gestão da equipe e no seu próprio desenvolvimento.
- Monitoramento: tudo que é medido e acompanhado é melhorado. Sem medição de evolução e resultados, a energia para a mudança acaba esmorecendo.
- Melhoria: a sustentabilidade da liderança exige que lideres estejam sempre aprendendo e mudando para melhor, tornando-se resilientes. Enfrentar o desafio constante de aprendizado, tentativas de mudança, erros, novas tentativas, e mais aprendizado e improvisação, é uma necessidade.
- Emoção: sustentar mudanças na liderança requer esforço emocional e não somente intelectual. A mudança sustentada precisa de gente que saiba o que sente e o que deve fazer para melhorar. Tudo isso flui melhor quando existe paixão e propósito relacionado às mudanças.
Eu gostei muito dessa leitura e identifiquei oportunidades de aplicação prática para os processos de coaching executivo, em que atuo como Coach.
Titulo: Sustentabilidade da Liderança
Autor: David Ulrich
Editora: HSM
Recomendo e espero que gostem!
Deixe um comentário