O mercado de trabalho atual evidencia uma escassez de profissionais qualificados, o que tem provocado na área de Recursos Humanos das empresas uma preocupação em desenvolver estratégias de atração e engajamento de talentos. Possuir uma marca forte para o consumidor dos produtos já não é suficiente, também é importante desenvolver uma identidade especial para a marca empregadora – o EVP (EMPLOYMENT VALUE PROPOSITION). Identificar atributos que criem uma percepção de valor para a marca empregadora e divulgar essa proposta de forma consistente, pode fazer a diferença na hora de atrair e reter profissionais.
Para construir uma marca empregadora devem ser usados todos os conceitos de marketing para evidenciar os diferenciais dessa marca e para criar uma conexão continua com os profissionais, indo além das comunicações restritas ao momento de seleção de candidatos.
O EVP é a proposta de valor que uma empresa oferece a seus funcionários e aos potenciais candidatos. É composto de atributos e qualidades que expressam os valores e clima de uma empresa. Independente de um esforço consciente, toda corporação naturalmente tem um EVP, contudo ela pode construir formalmente essa proposta de valor e expressar de forma autêntica e consciente.
Um fator importante é somente prometer o que se puder cumprir, não levantando falsas expectativas e consequente descontentamento futuro.
Pesquisa feita pela lab.ssj em parceria com a Clave (entrevistados mais de 10 mil profissionais, de jovens talentos a executivos) identificou que os três atributos mais valorizados pelos profissionais, em uma empresa são:
Sabendo disso a pergunta que a área de RH deve fazer é: O que temos para oferecer, quais são os nossos atributos de valor? Esse seria o primeiro passo para construir o EVP. Fazer uma analise criteriosa sobre o que a empresa tem a oferecer, por meio de pesquisas com o público interno e externo, é a base para a elaboração de um EVP consistente.
Empresas que adotam uma estratégia formal e EVP tem mais condições de se diferenciar e atrair talentos, que são disputados no mercado de trabalho. Alem disso, também fortalece a imagem e aumenta o orgulho que seus atuais funcionários evidenciam com relação à empresa.
Abraços e até breve,
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