A economia brasileira enfrenta desafios e apesar do recuo no crescimento, o setor farmacêutico vem registrando crescimento na casa de dois dígitos percentuais a cada ano. Em oito anos, o Brasil passou da 10ª para a 6ª posição no mercado farmacêutico mundial e de acordo com a projeção realizada também pela IMS Health, entidade que mede o desempenho do setor, em 2016 a previsão é que o país ocupará a 4ª colocação. Ficará atrás apenas do Estados Unidos, China e Japão.
Embora as previsões para os próximos anos sejam bastante otimistas, os executivos do setor farmacêutico devem redobrar a atenção e não se acomodarem na sua “zona de conforto”, pois um cenário de concorrência mais agressiva se desenha para os próximos anos. Pressões de portfólio, com a redução das oportunidades para desenvolvimento de novos genéricos e mudanças regulatórias nos medicamentos similares, e sobre preços, em função do fim do impedimento para a venda de produtos de conveniência nas farmácias e drogarias do país e do aumento de relevância dos pagadores institucionais, devem afetar as margens da indústria, levando-a a adotar novos comportamentos competitivos. (frase muito extensa e confusa)
Assim sendo, estratégias comerciais e de inovação tecnológica adquirem especial relevância na disputa por diferenciação de produto e geração de valor. Os profissionais do setor devem aproveitar o ano de 2015 para investir no aprimoramento e desenvolvimento de algumas competências fundamentais para o alcance de sucesso:
Existem várias ferramentas úteis para o desenvolvimento profissional, que podem incluir desde um simples estudo de casos, leitura de livros, treinamento, coaching ou até um programa de educação a distância.
Há que se destacar que o esforço vale a pena. Ao desenvolver as suas competencias e as da sua equipe, vocês estarão mais bem preparados para enfrentar a competição do mercado.
Boa semana!
Cassia Verginia de Resende
cassia@questaodecoaching.com.br