Hoje o que mais se cobra da área de Recursos Humanos são resultados, ou seja, a demonstração clara de benefícios para os negócios. A área de Educação Corporativa tem esse desafio – como garantir e evidenciar que os programas de treinamento transferem o aprendizado da sala de aula para o dia-a-dia de trabalho e que isso traz um impacto positivo para os resultados da empresa. O investimento que as empresas fazem devem pagar dividendos em forma de maior desempenho, produtividade, satisfação dos clientes e outros resultados concretos.
Aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na vida real exige dos participantes de programas de treinamento, esforço, dedicação e vontade de mudar, e isso não é algo simples. Mudar hábitos e condutas já enraizadas é desafiador e dificilmente acontece apenas com um evento de treinamento. Para que novas habilidades, conhecimentos e competências sejam transferidos para a rotina de trabalho, temos que desenvolver um processo de aprendizagem que comece antes do evento de treinamento e termine depois dele.
Para que o aprendizado de adulto alcance seu pleno potencial a experiência de aprendizagem precisa deixar de ser encarada como um evento isolado e passar a ser tratada como um processo.
Segundo , Roy Pllock e Andrew Jefferson, no Livro 6Ds – As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio: “O progresso do aprendizado, é planejar uma experiência completa. A ênfase está em completa, o que significa incluir o que acontece antes e depois dos períodos formais da instrução como parte do desenho.”
A área de Educação Corporativa deve tomar a frente para garantir a transferência do aprendizado, mas é importante lembrar que essa responsabilidade deve ser compartilhada com os gestores, que podem influenciar diretamente as mudanças onde a ação acontece.
Abaixo algumas ações que podem ser consideradas durante os três momentos de aprendizagem completa:
Antes | Evento Aprendizagem | Depois |
Identificar que necessidade do negócio o programa deve atender. | Metodologia que privilegie a prática: simulações, estudos de caso, role playing. | Avaliação quanto ao impacto que o programa gerou na necessidade do negócio, definida antes do programa. |
Desenho do programa para atender a necessidade do negócio. | Storytelling que traga experiências memoráveis para facilitar a memorização de conceitos. | Focus group para discutir a aplicação na prática. |
Elaboração de convite atrativo. | Utilização de exemplos vindos dos participantes. | Sessões de coaching para acompanhamento da transferência do conhecimento. |
Envolvimento dos gestores dos participantes. Sensibilização para o papel de incentivador da aplicação do conhecimento na prática. | Dividir o aprendizado em módulos e incentivar a prática no dia-a-dia inter módulos, por meio de lançamento de desafios e lições de casa. | Sistema de premiações para gestores e participantes que se destacarem na aplicação do aprendizado. |
Pré-trabalhos para preparar os participantes e nivelar conhecimentos. | Entrega de assistentes de tarefa, com dicas para a aplicação do conhecimento. | Definição de esquema de apoio para a aplicação pós treinamento (gestor, colegas de programa) |
Estratégia de marketing para divulgação do programa e levantamento das expectativas dos participantes. | Estabelecimento de metas e planos de ação para o auto desenvolvimento dos participantes. | Envio de e-mails com lembretes para a implementação dos conhecimentos. |
Avaliação de conhecimentos pré-programa. | Propiciar a repetição de conceitos para melhor memorização. Resumos do encontro anterior. | Avaliação de conhecimentos comparativa com a dos pré-programa |
Ferramentas de assessment. | Diário de Bordo com perguntas de reflexão sobre os temas trabalhados. | Entrega de livro relacionado ao conteúdo como brinde simbólico. |
Obs: As três colunas não se relacionam, necessariamente.
Essas são apenas algumas sugestões de ações para transformar a experiência de aprendizagem em um processo que traga resultados concretos para o negócio. A área de Educação Corporativa possui expertise e criatividade para pensar como e quais ações vão ao encontro das necessidades, cultura e clima de sua empresa.
Caro leitor(a) escreva compartilhando suas ideias e experiências relacionadas ao tema acima, vou adorar!
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
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