Não, palavra simples, mas que é tão difícil de dizer.
Cada vez mais pessoas enfrentam problemas e dificuldades em seu dia-a-dia por uma razão muito simples: a incapacidade de dizer não. Respondem frequentemente sim a pedidos e exigências alheias ou absurdas quando na verdade preferiam ou gostariam de dizer não.
São vários os fatores por trás dessa incapacidade: o medo de ser rejeitado, a necessidade de sempre obter a simpatia dos outros, dificuldade em enfrentar conflitos, crença que a concordância constante melhora as perspectivas de promoção, querer parecer competente, falta de objetivos e prioridades, temor de represália, baixa autoestima.
O resultado dessa atitude é que as pessoas acabam acumulando compromissos, tarefas e dedicando-se a coisas que muitas vezes não tinham vontade de fazer, em detrimento de seus próprios objetivos e desejos. É importante compreender que é impossível aceitar tudo aquilo que nos propõem.
O quanto você se considera uma pessoa ocupada? O quanto você considera que realmente produz as coisas importantes para alcançar os seus objetivos e sonhos?
Se você vive uma vida parecida como a maioria das pessoas, provavelmente se considera ocupado, mas não está realmente satisfeito com a sua produtividade. Pessoas altamente produtivas e realizadoras sabem utilizar bem o tempo delas e aprendem a dizer não. A preparação para o sim e para o não começa dentro de você e essa pequena atitude reafirma a importância da sua resposta, evitando conflitos internos.
Para isso, sugiro a adoção de dois hábitos:
Tenha clareza dos seus objetivos profissionais e pessoais: metas levam tempo para serem cumpridas e quando você sabe exatamente onde quer chegar fica claro como deve agir no trabalho, em casa ou nas horas vagas.
Planeje diariamente o que precisa ser feito: o planejamento semanal deve ser feito antes da semana começar e não é recomendável economizar tempo na hora de pôr tudo no papel ou na agenda eletrônica. Ao fim de um dia também é indicado dedicar dez minutos para anotar o que precisa ser feito no dia seguinte. A rotina de uma pessoa produtiva se conecta com os grandes objetivos e isso só é possível realizando pequenas tarefas.
Defina o que é realmente importante e foque nisso. Antes de começar qualquer tarefa que você não tinha planejado, avalie o que é realmente importante. Se fazer um favor é a coisa mais importante nesse momento, perfeito. Se não for, diga NÃO.
Boa semana!
Cassia Verginia de Resende