O mercado de Coaching Executivo vem se expandindo rapidamente no Brasil e, atualmente, a maioria das grandes empresas utiliza ou já utilizaram este serviço para o desenvolvimento de suas lideranças. Mas será este mais um modismo que logo será substituído por outro de maior apelo comercial?
A verdade é que num mundo em constantes mudanças, com grandes desafios e sujeito a instabilidades econômicas como as que estamos vivendo, cada vez mais torna-se importante para as organizações ter em seus quadros uma liderança forte e que possa fazer frente a esses desafios e garantir resultados de longo prazo e, em alguns casos, até a própria sobrevivência da empresa.
Muitos outros programas de desenvolvimento de líderes já foram e continuam sendo utilizados nas empresas com maior ou menor grau de sucesso e alguns já estão se tornando desgastados como os clássicos treinamentos formais, em salas de aula, com conteúdos homogêneos para uma população heterogênea com necessidades diferentes de desenvolvimento.
Treinamentos presenciais ou à distância, universidades corporativas, MBAs, cursos fora do país, job rotation, treinamentos outdoor, etc, todos são formas de desenvolvimento que tem seu valor e podem sim trazer resultados se forem devidamente conectados com as necessidades do negócio e das pessoas.
Mas o que o Coaching Executivo proporciona e que dificilmente pode ser substituído é um desenvolvimento personalizado, focado nas necessidades de cada líder e, principalmente, com ênfase na ação, ou seja, uma vez traçada a meta de desenvolvimento, a metodologia do Coaching levará necessariamente o profissional a colocar em prática seu aprendizado e, através da ação, avaliar seu desenvolvimento e testar novas ações.
Além disso, no dia a dia frenético dos negócios, a sessão de Coaching torna-se um espaço valioso, onde o executivo estará durante no mínimo 1 hora sozinho com seu Coach e poderá refletir sobre seu desempenho, sobre suas necessidades de desenvolvimento, desafios e perspectivas de carreira, tendo garantido o sigilo das questões abordadas.
Sim, o Coaching traz resultados. Não é um modismo, é uma necessidade. Mas será a solução?
Muitas empresas contratam os serviços de Coaching para os executivos e acreditam que já fizeram a sua parte, já investiram alto e agora só têm que esperar pelos resultados.
Porém nenhuma metodologia utilizada isoladamente pode trazer uma solução completa e sustentável. Se a empresa não estiver totalmente engajada neste processo os resultados podem ser decepcionantes.
Alguns cuidados devem ser tomados para que o Coaching Executivo seja realmente efetivo e provoque mudanças que se sustentem no longo prazo:
Estas estratégias trarão maior eficiência ao processo de Coaching e produzirão resultados e ganhos, tanto para o profissional que se desenvolve, quanto para a empresa, que poderá alavancar seus resultados de forma sustentável.
O Coaching pode sim, ser uma solução para o fortalecimento da liderança dentro das organizações.
Gostaríamos de saber sua opinião sobre este tema. Compartilhe conosco sua experiência!
Abraços
Clarice Perrone
Conheça nosso serviço de Coaching Executivo