Adoro livrarias e numa de minhas andanças por uma delas peguei este livro por curiosidade e não consegui mais largar. Numa linguagem simples e ao mesmo tempo cheia de exemplos de estudos científicos e casos reais, o autor fala de como os hábitos se formam na nossa vida e o que podemos fazer se quisermos modifica-los.
Os hábitos se formam a partir do momento que o cérebro não participa mais de nossas escolhas e passamos a agir automaticamente. Eles são necessários para que possamos cumprir as tarefas cotidianas de nossa vida, porém em alguns casos podem se tornar prejudiciais e aí precisamos entender como eles se formam para que possamos alterá-los.
Segundo o autor “o processo de criação de um hábito é um loop de três estágios. Primeiro há uma deixa, um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático e indica qual hábito ele deve usar. Depois há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional. Finalmente há a recompensa, que ajuda seu cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop específico para o futuro. Ao longo do tempo este loop: deixa-rotina-recompensa; deixa-rotina-recompensa ,se torna cada vez mais automático. A deixa e a recompensa vão se entrelaçando até que surja um poderoso senso de antecipação e desejo e assim o hábito nasce.”
Para superar os hábitos ruins precisamos reconhecer que anseio está acionando nosso comportamento e utilizar o que o autor chama de a Regra de Ouro da Mudança de Hábito – “para mudar um hábito você precisa manter a velha deixa e oferecer a velha recompensa, mas inserir uma nova rotina. Quase todo comportamento pode ser transformado se a deixa e a recompensa continuarem as mesmas”.
Por outro lado, sabe-se que o hábito não pode ser erradicado e sim substituído. Portanto se você tem consciência do que deflagra o seu comportamento e que recompensa você obtém com este comportamento, substitua por outro comportamento que te traga as mesmas recompensas.
Mas o autor acrescenta que isso não é suficiente, segundo ele “para que um hábito continue mudado, as pessoas precisam acreditar que a mudança é possível e, na maior parte das vezes, essa crença só surge com a ajuda de um grupo”. Essa é a premissa dos grupos de apoio para viciados em drogas por exemplo.
Portanto, se você quer mudar um hábito precisa encontrar uma rotina alternativa e suas chances de sucesso aumentam quando você se compromete a mudar como parte de um grupo.
No apêndice do livro o autor traz um guia para o leitor de como usar estas ideias e um modelo de 4 passos para a mudança de hábitos.
Vale a pena a leitura!
Título do livro: O poder do hábito
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva