Empresas buscam novos modelos de reunião com o objetivo de tornar essa ferramenta mais produtiva e contributiva para aos resultados do negócio. As empresas de segmentos que envolvem inovação são as que acabam buscando novas formas para tornar o trabalho mais agradável e produtivo. Por exemplo, no Vale do Silício, na Califórnia, polo de inovação e desenvolvimento de tecnologia, os profissionais realizam reuniões móveis enquanto se exercitam em caminhadas ou passeios de bicicletas. Aqui o objetivo é conciliar reuniões produtivas com a prática de exercícios.
As reuniões devem ser estruturadas de acordo com o seu objetivo para que possam gerar resultados. Uma reunião informativa é muito diferente de uma reunião de geração de ideias. Para cada tipo de reunião, diferentes metodologias podem ser utilizadas com o objetivo de tornar o tempo bem aproveitado. A duração também dever ser diferenciada – uma reunião apenas informativa pode durar 15 minutos, já uma reunião para a solução de um problema pode durar 2 horas. No geral a duração deve estar entre uma e duas horas, pois reuniões muito longas tendem a provocar cansaço nos participantes e a partir de determinado tempo a produtividade cai. Quando é inevitável fazer reuniões mais longas, como de treinamento, por exemplo, o mais recomendável é intercalar atividades lúdicas com outras mais intelectuais e também inserir intervalos.
Abaixo alguns comportamentos e atitudes que devemos evitar durante reuniões, para torná-las mais agradáveis e produtivas:
Que alguns membros monopolizem a conversa;
Ultrapassar o horário programado;
Fazer ironias ou procurar culpados para os problemas;
Bater de frente com um participante;
Falar sem pensar se o que vai dizer é relevante para o tema central.
Desviar o foco do assunto discutido
Desviar a atenção com outras tarefas (celular, facebook, whatsapp etc.).
Toda a reunião deve seguir três etapas:
1ª Preparação e Planejamento:
Perguntas que devem ser respondidas nessa etapa:
Essa reunião é de fato necessária?
A reunião é o melhor caminho para atingir o resultado que preciso?
Que tipo de reunião eu preciso?
Quem deve participar?
Quanto tempo vou precisar?
Qual é a pauta de reunião?
Como a sala deve ser arrumada?
Como a reunião será organizada? Quais as etapas?
2ª Executar:
Para a boa execução da reunião algumas regras devem ser acordadas:
É interessante definir papéis durante a realização das reuniões:
O líder geralmente é quem convocou a reunião e ficará atento ao conteúdo da reunião.
O facilitador poderá ser indicado pelo líder e deverá acompanhar o processo da reunião para garantir que as etapas serão cumpridas e o tempo respeitado.
O registrador deve ficar incumbido de elaborar uma ata para a reunião com o objetivo de registrar os combinados de continuidade e informações importantes.
Os demais membros do grupo vão participar contribuindo com a sua expertise.
Tanto líder como facilitador devem observar a forma como as pessoas se comportam e interferir de acordo com essa observação pode contribuir para aumentar a produtividade de uma reunião. Existem basicamente três tipos de comportamentos durante as discussões em grupo:
Comportamento das pessoas focadas na resolução: preocupadas em resolver as questões.
Comportamento das pessoas focadas em si próprias: preocupadas em defender suas próprias ideias para conquistar vantagem para seus projetos ou áreas.
Comportamento das pessoas focadas no relacionamento: preocupadas em apoiar ou rejeitar ideias de acordo com o tipo de relacionamento que tem com os participantes.
3ª Avaliar e acompanhar:
Realizar uma breve avaliação da reunião permite que melhorias possam ser implementadas no futuro. O acompanhamento é fundamental para garantir que a reunião dê resultados. Por meio da ata elaborada pelo registrador os participantes deverão agir e o líder deverá acompanhar a efetivação dos combinados.
As reuniões são espaços importantes dentro das empresas, pois é por meio delas que decisões mais qualitativas podem ser tomadas, utilizando o conhecimento coletivo. Portanto não devem ser demonizadas e responsabilizadas como as maiores desperdiçadoras de tempo dentro das empresas, pois o que causa a perda de tempo é a forma como as reuniões são conduzidas e não a ferramenta em si.
Caro leitor, qual a sua experiência com reuniões? Compartilhe conosco!
Abraços e boas reuniões!
Yara Leal de Carvalho