No dia 16/10/2015 a equipe da Questão de Coaching teve a honra de participar do evento que comemorou os 8 anos da Formação de Coaches do Instituto EcoSocial.
Amoráh Ross foi a palestrante internacional convidada e compartilhou sua vasta experiência como Master Coach com mais de 5.000 horas de atendimento em Coaching.
Além de Amoráh, os coordenadores da Formação, Maria Angélica Carneiro, Jorge Dorneles de Oliveira e Maria Lucia Pettinelli também realizaram palestras e debates com os participantes.
No período da manhã o evento foi dirigido a alunos, ex-alunos e membros da EcoSocial. Além de palestras e debates foi um momento de comemoração e homenagens que promoveu o encontro e reencontro de pessoas que em algum momento fizeram parte desta comunidade.
Na parte da tarde o evento foi aberto ao público, estendendo esse ambiente de aprendizado e reflexão aos profissionais interessados nas principais questões, desafios e horizontes do Coaching.
Numa primeira palestra os coordenadores da escola compartilharam com o público uma pesquisa que vêm desenvolvendo para levar o processo de Coaching a um patamar mais elevado.
De acordo com Jorge de Oliveira “este é um momento de renovação e de busca de um caminhar diferente no caminho do Coaching”.
Este novo caminho está baseado nos graus do conhecimento superior da Antroposofia: conhecimento sensório, imaginativo, inspirativo e intuitivo.
Maria Angélica iniciou falando sobre o primeiro estágio do conhecimento que é a consciência imaginativa que aparece a partir de um estímulo do mundo sensorial. Esse estímulo gera uma imagem e a soma dos dois (sensação e imagem) gera a imaginação.
Recomenda olhar um objeto sobre diferentes perspectivas, obter diferentes percepções até ter a imaginação. Libertar o pensar sensorial e praticar o olhar ativo, consciente, contemplativo, sem contaminação das sensações.
Maria Lucia falou sobre o segundo estágio – Inspiração. Enquanto a imaginação está associada ao pensar, a inspiração está associada ao sentir.
O primeiro passo é saber silenciar internamente. A partir do silencio é possível encontrar o conceito e a partir do conceito chegamos à inspiração.
Jorge Oliveira abordou o estágio da Intuição. Como transformar o querer na direção da intuição.
O eu integra a imagem e os conceitos e entra no estado da intuição, que seria a plena consciência.
Reforçou que todos esses conceitos fazem parte de um caminho que ainda estão pesquisando.
Após um breve intervalo, Amoráh assumiu o microfone para falar sobre o que tudo isso tem a ver com Coaching e sobre a Maestria em Coaching.
Abordou a importância de buscar o nível mais alto de consciência no Coaching e que o trabalho dos coaches é apoiar a integração e combinar a imaginação, inspiração e intuição.
A integração é essencial para atingir um alto nível de consciência e para isso é necessário: observar, aprender, praticar, refletir, ganhar nova perspectiva, repetir.
Segundo ela, para ser um Master Coach é necessário:
– deixar um tempo livre para entrar em contato com você mesmo;
– ter o seu próprio Coach;
– ter um mentor, um supervisor ou até mesmo um colega mais experiente que o ajude a ver seus pontos cegos;
– estar em constante aprendizado procurando conhecer diferentes filosofias e abordagens.
Citou algumas ferramentas e recursos que podem ser utilizados:
– Assessments, Storytelling, colagem, visualização, caminhadas/retiros, entre outros.
Reforçou a importância de ampliar o mapa mental (Mindset) através da aquisição constante de novos conhecimentos:
– Neurociência, Inteligência emocional, Pesquisa comportamental, Aprendizagem de adultos, Comunicação não violenta, etc
O evento encerrou-se num clima de bastante descontração e interação entre os participantes.
Abaixo vídeo com dois depoimentos de participantes: