Não vamos falar sobre planos de saúde. Meu objetivo é alertar para algo que pode acontecer muito esse ano. Afastamento médico dos executivos por motivos de saúde. Não gosto de ficar falando de crise, mas ela está aí e devemos nos precaver. Houve muitas demissões, logo haverá mais sobrecarga de trabalho sobre quem fica. Uma das primeiras coisas que as pessoas cortam de seu orçamento quando a coisa aperta: academia, atividade física…leia-se saúde. Sim, saúde.
Acho incrível a capacidade que temos de assumir a responsabilidade sobre desafios profissionais, a ambição de melhorar, ascender, ter um carro e uma casa melhor, pagar bons estudos para os filhos, viajar etc. Mas não temos a mesma responsabilidade em cuidar daquilo que lhe proporciona todas essas conquistas. O corpo.
Há algum tempo atrás saiu uma reportagem no programa Fantástico, da Globo, sobre a obrigatoriedade do exame médico nas academias. Comparou-se com os EUA em que lá a lógica é que cada indivíduo é responsável pela sua saúde, o que eu concordo 100%. Lá ninguém precisa apresentar atestado médico para se matricular numa academia, pois não é a empresa que deve cuidar da saúde do indivíduo. A academia cuida de um bom serviço e boa estrutura.
Mas se o quesito saúde não é forte o suficiente para mudarmos de atitude em relação ao cuidado com o corpo, talvez outro argumento seja mais convincente. Quer crescer na empresa? Ganhar um aumento de salário? Abrir seu próprio negócio? Liderar uma equipe? Mudar de área? Ser diretor, CEO? Ter uma prática regular de exercício vai te ajudar a chegar lá!
Você precisa se destacar dos demais, e a grande maioria não pratica atividade física ou faz esporte. Esse momento que você sai da caixinha profissional e vai para a caixinha saúde física pode ser o seu momento mais criativo do dia. Limpa sua mente, proporciona diferentes pontos de vista, oxigena seu cérebro, ventila suas ideias, tira o foco do problema e põe na solução, além de aliviar a tensão muscular.
E se ainda assim você achar que dedicar parte do seu dia para alguma atividade física é perda de tempo, que você deveria estar “produzindo” algo…leia esse artigo: Executivos fora do escritório
Ou esse: Executivos usam esporte para dar um salto na carreira
E ainda esse: Saúde psicológica na empresa
Um forte abraço e bons treinos!
Alexandre Nakandakari
Deixe um comentário