Lendo o Livro de Timothy Gallwey (The Inner Game – A essência do jogo interior), fiquei muito impressionada com o conceito simples e até óbvio, mas que ele coloca de forma tão especial, provocando a reflexão: Será que estamos aproveitando o Maior Seminário da Terra?
Se a aprendizagem é tão importante para o sucesso, onde e quando ela irá acontecer? As demandas do trabalho moderno permitem poucas horas e investimentos para treinamento. Eu quero recomendar um seminário que necessita de muito pouco tempo e nenhum dinheiro extra. É, na minha opinião, o melhor seminário já projetado, Não é meu, mas eu sou um estudante e ele é a fonte de meu conhecimento mais valioso, habilidade e desenvolvimento pessoal. É altamente interativo e tem incríveis gráficos 3–D. O melhor de tudo: é perfeitamente desenhado para ensinar-me exatamente o que eu mais preciso aprender. Este seminário é a sua vida cotidiana. E você está matriculado nele desde que nasceu. A qualidade deste seminário não deve ser tomada como garantia. Para projetar um seminário artificial, de tal magnitude e complexidade, seria um empreendimento assustador e inimaginavelmente caro. Pense no que faria para projetar todos os adereços e eventos, as variações infinitas de consequências resultantes de suas escolhas individuais, para não dizer das interações valiosas com todos os outros participantes do seminário. O que eu mais gosto sobre esse seminário é que está projetado para as necessidades especificas de cada um. Cem pessoas na mesma situação podem ter uma centena de diferentes experiências de aprendizagem, perfeitamente adaptadas às suas necessidades individuais.
E qual o preço de admissão para esse seminário? A humildade e o interesse para ser estudante. Você deve declarar-se como um aprendiz e um fazedor durante o seu horário de trabalho. Depois disso, você deve prestar atenção ao professor – a experiência em si. Uma vez que nos paguemos com essas obrigações, a bola vai nos ensinar a jogar tênis, o cliente vai nos ensinar como vender, o subordinado vai nos ensinar como gerenciar, os seguidores vão nos ensinar como liderar, e todo projeto de trabalho vai nos ensinar como otimizar o nosso trabalho.
Esse seminário de experiências tem uma política de portas abertas. Você pode entrar e sair quando quiser. Quando você entra e presta atenção como estudante, o processo de aprendizagem começa. Você começa a partir de sua compreensão e move-se em seu próprio ritma. Mas, se você se envolver muito no drama e no trauma de seu trabalho esquecendo-se que você é um estudante, o seminário continua sem você. Ele aguarda pacientemente pelo seu retorno, sempre concedendo liberdade de ser consciente ou inconsciente, de prestar atenção ou não. E a variedade de cursos para se inscrever é quase ilimitada.
Há muitas razões para se envolver nesse seminário. O desejo de aprender é tão fundamental para o nosso ser como o desejo de sobreviver e apreciar. Nós mudamos pela maneira em que trabalhamos. Desenvolvemos qualidades, bem como habilidades. Capacidades intelectual, emocional, criativa e intuitiva são desenvolvidas através de nossas experiências de trabalho. Determinação, coragem, comprometimento, empatia, imaginação e uma série de habilidades de comunicação são construídas. Nós não podemos ver esta aprendizagem acontecer se focarmos apenas na performance, mas em retrospectiva, podemos dizer que ela tenha ocorrido.
Timothy Gallwey – Parte do Capitulo 5 do livro The Inner Game – A essência do jogo interior
E aí, você está aproveitando o seu seminário especial?
Abraços!
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Deixe um comentário