Ganhamos presentes da natureza que não percebemos. Como estamos acostumados a todos os dias ver e sentir estes presentes, os consideramos como parte de nossa rotina e pouco os notamos. Desde que saí do Brasil tenho percebido e valorizado cada vez mais o quanto somos um povo abençoado pela natureza, como já cantava Jorge Ben : “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!!”. Pois é, realmente basta a gente perder estes presentes diários para os valorizarmos ainda mais. O sol, a luz do dia, o canto dos passarinhos… quase que existentes todos os dias do ano, nos aquecem, alegram e iluminam nossos caminhos. As cores do céu, a atmosfera acolhedora de nosso pais. Como é bom! Moro num pais lindo, mas a falta de sol e constantes chuvas nos deixam muitas vezes chateados e sem energia. Além disto, impacta o nosso humor, nos deixando algumas vezes desanimados.
Por outro lado, quando os dias de sol nascem e esquentam um pouco, já é o suficiente para realmente apreciá-los, deitar nos verdes gramados dos parques, fazer um picnic com as crianças e aproveitar a luz e calor do dia. As paisagens são de tirar o fôlego, mas surgem em uma determinada época do ano, um dia especial, não há em abundância como estava acostumada no Brasil, então tornam-se ainda mais especiais e valorizados!
Tenho aprendido e utilizado uma abordagem para viver esta oportunidade e apreciar cada momento em seu devido tempo, pois aqui as 4 estações são muito bem definidas. Temos que as apreciar e curtir no momento específico do ano.
Será que você já leu ou ouviu falar sobre Mindfulness?
Significa estar totalmente presente, aqui e agora, de uma forma aberta e curiosa, não julgando o que está à sua volta.
É uma abordagem muito prática para melhorar a qualidade de vida… porque muitas vezes estamos pensando sobre o passado ou nos preocupando com o futuro. Mas e o presente? As técnicas desta prática nos permitem viver o presente e concentrar-se nele!
O Mindfulness ajuda a melhorar o stress, a se preocupar menos e viver o “aqui e agora”. Além disso, ajuda a aumentar o foco, ser mais criativo e fazer conexões mais significativas com os outros.
Tenho visto que tanto as pessoas como as empresas fazem uso desta abordagem.
Eu tenho feito para me ajudar a vivenciar todas as oportunidades que estão presentes atualmente em minha vida: enfrentar o inverno gelado e escuro, o outono marrom e cheio de folhas nas ruas e calçadas, a primavera colorida e florida e o verão com temperaturas amenas, mas bastante agradável! E me ajuda a valorizar e perceber o quanto no Brasil temos abundância de natureza e muitas vezes não as percebemos e usufruímos.
Um abraço e aproveite o Presente!
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br