Equipes e trabalhos coletivos são o foco das atenções nas ultimas décadas. As equipes estão em toda parte. Nas empresas temos equipes de novos produtos, de qualidade e projetos. Nos esportes temos equipes de ataque, defesa, equipes da primeira e segunda divisões, equipes especiais e seleções dos melhores do mundo. Nas artes temos o elenco de profissionais (atores, artistas, cantores, etc), conjunto de figurantes. Na política temos os partidos, a convenção, os comitês, os conselhos. Na religião temos as paróquias, as arquidioceses.
Em qualquer cenário – profissional ou pessoal, as equipes têm um lugar de relevância e importância. Entretanto é preciso diferenciar grupo de equipe. Nem todo grupo de pessoas é uma equipe. Uma equipe é um conjunto de pessoas com habilidades complementares, comprometidas, com um propósito comum, com um conjunto de metas de desempenho e um enfoque pelo qual se sentem solidariamente responsáveis.
Uma outra caraterística de uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada para a realização de uma meta ou tarefa. Melhor dizendo, as pessoas concordam sobre uma meta e concordam que a única maneira de atingi-la é trabalhar em conjunto.
A essência de uma equipe é o compromisso compartilhado. Sem ele, os grupos se comportam como uma soma de indivíduos; com ele, se convertem em uma unidade poderosa de bom desempenho coletivo. As equipes também investem tempo em traduzir seu objetivo em metas de rendimentos específicas – os membros das equipes com êxito colocam sua experiência e se tornam responsáveis com e para seus companheiros.
A distinção fundamental entre grupo e equipe gira em torno de seu funcionamento. Um grupo de trabalho depende das contribuições individuais de seus membros para seu funcionamento. Porém uma equipe tende a ganhar algo mais do que seus membros poderiam conseguir de forma individual. Uma equipe sempre vale mais que a soma de suas partes.
É preciso mesmo saber diferenciar grupo de equipe.
Relações de Manutenção – como os membros do time se dão com os outros e os processos que eles têm que desenvolver para tal.
Metas – senso de objetivos e direção.
Liderança – capacidade da equipe de monitorar e alinhar ambos os elementos em cada componente de eficácia da equipe e a relação de cada componente de eficácia da equipe para com os outros.
Processos e procedimentos – inclui os elementos de processo do caminho no qual a equipe conduz seu negócio.
Papéis da equipe – um entendimento dos caminhos no qual o trabalho será destinado.
Interface externa – como a equipe se relaciona com outros de fora da equipe incluindo clientes e outras equipes.
A Equipe quando é formada ou constituída precisa aprender a lidar com uma série de questões e situações que envolvem um princípio. Qual é o seu propósito? Quais são as suas metas? Quais os papéis que os membros da equipe assumirão? Qual o tipo de diversidade de membros para tornar a equipe excepcional? O que os membros esperam deles mesmos e um do outro? Como a equipe irá se conectar com outras unidades? Como ela irá obter os recursos necessários? Como e por quem as decisões devem ser feitas? Quem busca o produto da equipe? Como serão as relações entre os membros? Como a liderança será feita? Como os membros da equipe recebem e dão feedback? Como os conflitos serão resolvidos? Quais as normas específicas a serem fixadas?
É preciso dar um tempo para que os membros da equipe desenvolvam um compromisso durante a realização dos seus processos e nas relações interpessoais que mantém enquanto realizam conjuntamente as suas atividades e tarefas diversificadas.
Um team builder profissional – consultor externo pode ser enormemente útil ao aconselhar e orientar a administração da empresa na formação e desenvolvimento das questões das equipes.
Fonte de pesquisa:
Team Players & Teamwork – a nova estratégia competitiva. Parker, Glenn M.
Team Building Skills: developing and maintaining: excellence in teams – NTL Institute
Fátima Ohl Braga
Sócia-diretora e consultora organizacional na OHL BRAGA – Treinamento & Desenvolvimento. Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando: (1)programas de Treinamento e Desenvolvimento para Gestores e Líderes e de Team Building para grupos de colaboradores; (2) Programas de Avaliação de Desempenho e Potencial; (3) Programas de Gestão por Competências; (4) Estruturação e Avaliação de Perfis de Cargo e Organogramas; (5) Programas de Remuneração; (6) Processos de Mudança na área comportamental.
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