Abrir seu próprio negócio e viver por conta é o sonho de muita gente e também a saída que diversas pessoas estão encontrando para driblar o desemprego ou as dificuldades geradas pela crise.
No entanto, os primeiros passos não são fáceis. Passada a empolgação com uma ideia que pode gerar um novo trabalho, uma série de consternações costuma assolar a mente dos empreendedores.
27% das empresas que abrem na capital paulista fecham as portas com menos de um ano de vida. Para os especialistas, o grande culpado é a falta de planejamento.
Mesmo com todos os contratempos e medos, o brasileiro ainda empreende muito. Ponto para nós. É algo comum do nosso país: perseverança e ousadia.
Mas antes de arriscar e por em conta o seu patrimônio faça algumas reflexões, começando por analisar seu próprio perfil. É necessário se conhecer bem, entender suas aptidões e conhecimentos antes de sair por aí. Você precisa estar preparado para executar todos os processos que uma nova empresa necessita em sua gestão.
Para isso, busque capacitação, estude, procure especialistas. É fundamental ter embasamento técnico para tomar decisões que farão sua empresa crescer e lhe ajudar a apontar caminhos em qualquer circunstância, além de vital ter real noção das suas limitações para supri-las de forma eficaz.
Não se feche. Tenha a mente aberta para absorver tudo que é importante e também visualizar oportunidades. Não tema os brainstorms. Deixe que as ideias corram e tome nota para organizá-las em seguida. Isso também o permitirá que novos negócios surjam em sua cabeça, criando possibilidades que até então não faziam sentido para você.
Uma coisa é fundamental para tudo isso: faça o que gosta. Ser infeliz no trabalho é a pior coisa que existe, mas em outro cenário, se você for funcionário, há a possibilidade de driblar algumas coisas por conta das obrigações e pelo fato de necessitar entregar demandas no prazo. Sendo empreendedor, o chefe é você. Se desanimar… Vai tudo por água abaixo.
Esse caminho é mais fácil se você fizer algo que falamos há pouco: conhecer o seu perfil. Busque coisas que tenham a ver com o seu ramo de atuação, suas experiências profissionais e formações. Há, claro, exemplos de pessoas que enveredaram por segmentos que nada tinham a ver com o que atuavam até então, mas a paixão e a busca por conhecimento eram a chave para criar novas possibilidades.
Para lhe dar “a luz” das ações, uma boa dica é buscar informações em experiências próximas às suas. Converse com especialistas e empreendedores que conseguiram vencer o problema que você enfrenta neste momento ou que pode vir a encarar no futuro. Não tenha receio, faça bons networks, bata em portas e busque aprendizado. Não seja egoísta, aceite conselhos de especialistas. O conhecimento é precioso.
Se o seu medo é a crise, saiba que as oportunidades não têm hora para aparecer. Não existe tempo certo para empreender. Já dizia o ditado, “enquanto uns choram eu vendo lenços”. Se ficar se perguntando demais se está pronto para iniciar, se as condições são adequadas e tudo mais, você não sairá do lugar. Isso não quer dizer que é necessário ser irresponsável, mas é vital uma dose de ousadia.
“Se caiu, levante”, isso é algo precisa ser trabalhado dia a dia para quem está no mundo dos negócios. Recentemente a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios estampou em sua capa uma matéria recheada de exemplos de grandes empresários que fracassaram, alguns até fecharam as portas, mas souberam aprender com os erros e dar a volta por cima.
Prepare-se para prevenir falhas, mas não se condene por erros. Esteja atento para tudo à sua volta e saiba que o processo é algo com riscos reais e errar é natural para quem está seguindo um caminho até então desconhecido.
Uma dica para iniciar de maneira organizada é colocando no papel suas metas. Isso mesmo. Aquele famoso dizer “se eu não sei para onde estou indo qualquer lugar serve” não se encaixa neste assunto.
Tendo descrito o que você está buscando, fica mais claro para saber como traçar o caminho. Focando no objetivo em primeiro lugar. Não confunda, falamos de metas e não de fracassos. O pior pensamento para um empreendedor é o negativismo que lhe faz encalhar nos problemas.
Na hora de realizar um plano de negócios, não se esqueça de avaliar tudo que falamos antes e seja realista. Se você tem um capital que garante um home office não se iluda em achar que irá criar em seis meses uma empresa com filiais no exterior. Entenda que qualquer empreendimento costuma demorar até render os primeiros frutos. Por essa razão, sempre tenha um capital reserva que lhe assegure neste período.
Se você terá um sócio, saiba que ele tem de ser alguém da sua inteira confiança e pensar parecido com você, mas não igual. O seu sócio é um complemento para suas ideias. Juntos, terão de saber de todos os obstáculos que irão enfrentar e ter a consciência que qualquer grande empresa começa pequena. Esse motivo por si só basta para que fique claro que os primeiros passos (nem os seguintes) não podem ser maiores do que as pernas, ou seja, seu negócio será pequeno, mas sempre no caminho para prosperar.
Agora se prepare, a vida de empreendedor é muito diferente da de um funcionário, as responsabilidades são outras, o tempo de dedicação é muito peculiar. Analise tudo isso, pese na balança e boa sorte!
Roberta Sodré tem focado suas atividades no aprimoramento e desenvolvimento do potencial humano através do processo de coaching. Coach, com formação e certificação Internacional em PCC-Professional Coach Certification, é especializada em novos negócios e plano de negócios.
Seu trabalho propõe estabelecer junto aos seus coachees metas para desenvolvimento de equipes de alto desempenho e ou otimização de eficácia pessoal através de metodologia e atividades de trabalho personalizadas.
É colaboradora do SEBRAE e consultora associada na GS&MD, tendo atuado em projetos com UNILEVER, CINEMARK, SÈCULUS e SENAC MS e SC. Também atuou em consultoria de grupos no Projeto Empreender, parceria entre Associação Comercial de São Paulo, FACESP e SEBRAE.
Tutora na Fundação Getulio Vargas – fgvonline, também ministra aulas como professora convidada na Pós-graduação da Universidade Santo Amaro – UNISA, desde 2010, nas áreas de Comunicação Organizacional e Psicologia Organizacional, MBA Executivo em Liderança Organizacional, MBA em Logística e Operações e MBA Executivo em Controladoria e Contabilidade Estratégica.
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