Durante o processo do coaching a arte de se fazer perguntas deve sempre estar presente. O objetivo é fazer o coachee pensar e conectar seus pensamentos proporcionando insights. Hoje vou escrever um pouco sobre esta arte. Estou lendo um livro muito interessante sobre esta temática chamado “Coaching Questions” de Tony Stoltzfus. Compartilharei aqui um pouco do início do livro que oferece a base da importância de se fazer perguntas em um processo de coaching.
Quais são os benefícios de fazer perguntas ao invés de aconselhar ou oferecer uma resposta ao seu cliente?
As perguntas tem o poder de nos fazer pensar, criar respostas baseadas no que acreditamos e trabalharmos em nossas ideias. Perguntar, nos move além da aceitação do que os outros falam ou do que nos deixa presos nas circunstâncias do presente.
As perguntas também redefinem a relação entre as pessoas. Quando estou no papel de consultor, conselheiro ou mentor, eu sou a expert. O meu papel me faz ser superior (em termos de conhecimento sobre o assunto para o qual fui requisitada). Mas quando faço perguntas e quero saber a opinião do outro, estou na posição de par. As perguntas comunicam os valores de igualdade das duas partes.
A abordagem em um processo de coaching força a conversa a ser menos sobre os pensamentos e ideias do próprio coach e sim de realmente ouvir o cliente e considerar na totalidade suas ideias e pensamentos. Quanto mais o coach ouve, mais ele percebe a capacidade do coachee em se expressar e buscar seus caminhos através de suas próprias respostas. Assim se dá um processo grandioso e gradual no decorrer das sessões.
Na prática, todas as respostas estão no cliente e são uma oportunidade onde ele vai aperfeiçoar seus pensamentos e a capacidade de buscar soluções. Ninguém sabe mais sobre si do que você mesmo! Todas as memórias da vida do coachee estão dentro dele e ele sempre saberá mais sobre as situações que expõe. Acredite!
Fazer perguntas empodera. No livro, o autor conta sobre uma descoberta interessante que fez. As pessoas frequentemente solicitam a ajuda de um coach para tomarem grandes decisões, mas ele percebeu que em 80% dos casos as pessoas já sabem o que fazer. O que está faltando é a confiança para concretizar tal decisão. A autoconfiança é muito importante para a mudança. Quando você pergunta a opinião das pessoas e as leva a sério, você está enviando uma forte mensagem: “Você tem grandes ideias, eu acredito em você e você pode fazer isto.” Através de perguntas reforçamos o poder que está dentro do cliente e o ajudamos a realizar o que almeja e que provavelmente não realizaria sozinho.
Outro benefício de se fazer boas perguntas é gerar responsabilidade e liderança, fazendo com que o coachee tome ações frente às suas questões. Por exemplo, a simples pergunta, “O que você poderia fazer em relação determinada situação?” direciona a pessoa a buscar suas próprias respostas e não depender da resposta do coach, fortalecendo o senso de responsabilidade e, por consequência, a liderança de sua própria atitude.
Por último e não menos importante, perguntar gera autenticidade. Todos nós queremos ser reconhecidos e amados. Não há melhor presente em uma relação quando percebem o nosso valor e nos enxergam de verdade. Investir tempo em perguntas significativas e ouvir genuinamente às respostas de nossos clientes significa que realmente estamos interessados em saber profundamente sobre eles. A arte de fazer perguntas é a forma mais rápida de criar um vínculo de confiança e transparência entre as partes durante o processo. E quando falamos sobre o que realmente importa aos nossos clientes, há significado e eles realizam mudanças transformadoras. Realmente uma arte!
Gostaria de propor um desafio para esta semana: exercitar sua habilidade de perguntar. Atente-se às questões que oferece àqueles que buscam uma orientação junto à você. Procure não oferecer respostas e sim devolver a possível resposta com uma pergunta para que a própria pessoa reflita e possa ter a oportunidade de buscar seus caminhos por si só!
Que tal? Depois, compartilhe conosco.
Quer saber mais sobre este tema? Leia também os posts:
Melhores resultados = Conscientização e Responsabilidade
Boa semana e até a próxima,
Ticiana Tucci
ticiana @questaodecoaching.com.br
Ticiana,
Muito obrigado pelo estímulo e colaboração.
Excelente reflexão!!!
Abraços,
Robson de Oliveira Rosa
Obrigada Robson e até a próxima.