Mini Currículo:
MARCIO PITLIUK
Publicitário, escritor, cineasta e palestrante.
Nasc.: 1953 – São Paulo, SP
Línguas: Inglês e francês.
Site: www.marciopitliuk.com.br
Com vasta experiências em publicidade, área cultural, autoria de livros, dramaturgia, cinema, curadoria e palestras.
Veja o Currículo completo no final da entrevista.
Entrevista:
Questão de Coaching: Quais são as principais características dos sobreviventes do Holocausto que podem ser importantes para os profissionais da atualidade?
Marcio Pitliuk:
Os maiores exemplos de Superação e Resiliência que existem podemos encontrar nos Sobreviventes do Holocausto. São pessoas que em geral aos 16/17 anos se viram absolutamente sozinhos e desamparados, tendo que lutar para literalmente sobreviver, ficarem vivos, apesar de todas as dificuldades e desafios que tinham pela frente. Naquele momento aprenderam que deviam ter um objetivo, focar e não se preocupar com absolutamente mais nada. Tinham uma meta e lutaram para alcança-la. Hoje em dia o mercado enfrenta adversidades dificílimas, milhares de empresas fecham, milhões de profissionais perdem o emprego. As lições dos Sobreviventes são valiosíssimas.
Coragem é outra característica dos Sobreviventes. Não é por acaso que após a guerra, um grande número de Sobreviventes alcançou grande sucesso profissional. O sr. Samuel Klein, que criou o império Casas Bahia, é apenas um entre tantos exemplos.
Olhar para a frente, não sofrer com o passado, ser otimista, são algumas outras características
QC: Que relação podemos fazer entre a situação no Holocausto e as características do ambiente atual dos negócios?
Marcio Pitliuk:
O Holocausto foi uma situação de dificuldade extrema. O Brasil passa também por uma de suas maiores crises econômicas.
A Alemanha Nazista perdeu completamente a Ética durante a II Guerra Mundial. O Brasil vive uma crise extremamente grave de Ética nos negócios e na política.
O Holocausto e a II Guerra aconteceram por causa da liderança carismática de Hitler, infelizmente voltada para o mal, e cuja soberba levou a destruição total da Alemanha. O Brasil também busca uma liderança para reconstruir sua economia e a confiança nas instituições.
QC: Quais são as principais reações do ser humano em situações extremas e como elas podem afetar o ambiente de negócios?
Marcio Pitliuk:
Os Sobreviventes do Holocausto costumam dizer que o Homem não tem ideia do que é capaz de aguentar. As vezes a pressão no ambiente dos negócios, principalmente em momentos de crise, parece insuportável, levando ao stress ou até mesmo a desistir. Essa pressão está muito longe do limite que o Homem pode aguentar. Determinação, superação e luta são lições que o mundo corporativo pode aprender com os Sobreviventes.
QC: Há consequências do Holocausto no mercado de trabalho atual? Quais são e o que podemos aprender com isso?
Marcio Pitliuk:
Perto do que os Sobreviventes passaram, as dificuldades que o mundo corporativo apresenta são pequenas. As vezes o profissional é bloqueado pelo medo ou pela pressão no ambiente de trabalho. Se ele conhecer alguns exemplos de sobrevivência em campos de concentração e extermínio, vai perceber que nenhum obstáculo é intransponível.
Uma das principais causas do Holocausto e da II Guerra Mundial foi a máquina de propaganda nazista, uma das formas de comunicação mais eficientes que já existiram. Uma lição de comunicação e marketing.
QC: Qual a mensagem final que gostaria de deixar para os nossos leitores?
Marcio Pitliuk:
O Holocausto e II Guerra permitem ao profissional aprender a superar obstáculos, liderar, planejar e comunicar através de exemplos reais e dentro de um cenário envolvente.
Veja abaixo vídeo com Marcio Pitliuk contando mais sobre o tema:
Currículo Completo:
Experiência Profissional
Publicidade:
Ogilvy 1977-1982
ALMAP/BBDO – 1982 – 1984
McCann – 1984 – 1988
Sócio-diretor da Pit Comunicação – 1988 – 2009
Conquistou mais de 100 prêmios publicitários na carreira, destacando Clio de Ouro, Festival de New York, Festival de Londres, Profissionais da Globo, Clube de Criação de São Paulo, Colunistas, Gramado e outros.
Criou a data “Dia dos Amantes”, que consta no calendário promocional de mídia.
Criou o personagem “Louco por Lee” – Uma das campanhas mais premiadas de todos os tempos, eleita a campanha da Década.
Realizou campanhas para clientes dos mais diversos segmentos: Moda, financeiro, alimentos, automóveis, bebidas, imobiliário, eletrodomésticos, tecnologia, shopping centers, etc.
Trabalhou com empresas como VW, Nestlé, Philips, Lever, Danone, Kibon, Canon, Kingston, Quaker e muitas outras.
Área Cultural:
Quadrinhos:
Nas décadas de 1970 e 1980 criou histórias em quadrinhos nos jornais “O Estado de S. Paulo”, “Folha de São Paulo”, “Folha da Tarde”, “Cidade de Santos”, “Agora” de São José dos Campos”, “O Imparcial” de Araraquara, Revista “Balão”, “Gazeta de Pinheiros”, “Maariv” de Israel”, “Revista Shalom”, “Playboy” e outras publicações.
Livros:
“Iidiche Mamma Mia”, Editora Globo, 1996, 3º edição. Livro de humor onde retrata as semelhanças e diferenças entre as mães judias e italianas.
“Afagos Amargos”. Editora Ampersand, 1998. Livro de humor onde retrata a relação entre casais.
“O homem que venceu Hitler”. Editora Guttemberg, 2012, 2ª edição. Romance que mistura ficção e realidade tendo como cenário o Holocausto.
Escreveu a trilogia sobre imigração judaica:
“100 anos de imigração judaica do Leste Europeu” 2011.
“200 anos de imigração judaica do Mediterrâneo”, 2013.
“150 anos de imigração judaica da Europa Central”, 2015, todas para Editora Mayaanot.
“Marcha da Vida”, Editora PitCult, 2009. O primeiro livro em todo o mundo a documentar o evento educacional que leva anualmente 10.000 pessoas, de mais de 50 países, para conhecerem os campos de concentração nazista na Polônia. 240 páginas, mais de 200 fotos. Português, inglês e espanhol. Escrito e editado por Marcio Pitliuk, com fotos de Marcio Scavone.
“Luz Líquida”, Editora PitCult, 2011. Livro de fotografias de Guilherme Mallmann.
“Que amor é esse?”, Editora PitCult 2013. Livro documental sobre a AACD. Escrito e editado por Marcio Pitliuk. Fotografias de Sergio Chvaicer.
“As digitais de Gustavo Rosa”, Editora PitCult e Cultart, 2013. Livro biográfico e documental do artista plástico Gustavo Rosa.
“Bia Doria. Raízes do Brasil”. Editora PitCult, 2014. Livro biográfico e documental da artista plástica Bia Doria.
“Macabiada, os jogos da paz”, Editora PitCult, 2015. O primeiro livro em todo o mundo a documentar a Macabíada, o terceiro maior evento esportivo do mundo, que acontece em Israel. Português e inglês. 216 páginas, mais de 200 fotografias. Escrito e editado por Marcio Pitliuk, com fotos de Sergio Chvaicer.
“Marcos Arbaitman. Nada resiste ao trabalho”. Biografia do empresário, líder comunitário e benemerente. Editora Nacional, 2016.
Dramaturgo:
Teatro “Iidiche Mamma Mia” encenada em 2006/ 2007 nos teatros Alfa e Cultura Artística.
Teatro “Socorro! Minha filha é adolescente”, inédita.
Teatro “Encruzilhada”, inédita.
Cineasta:
Dirigiu a trilogia de curtas metragens sobre imigração judaica:
“100 anos de imigração judaica do Leste Europeu” 2011.
“200 anos de imigração judaica do Mediterrâneo”, 2013.
“150 anos de imigração judaica da Europa Central”, 2015, todas para Editora Mayaanot.
“Marcha da Vida”, idealizador e coautor. Longa-metragem. Produzido pela Conspiração Filmes, 2011.
“Sobrevivi ao Holocausto”, Roteirista, codiretor e coprodutor, 2013. Produtoras PitCult e Abaporu. Distribuição Paris Filmes. O primeiro filme em todo o mundo a levar um sobrevivente de volta aos palcos da tragédia. Filmado na Polônia, Áustria, Itália, França e Brasil. Lançado nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro. 3 semanas entre os 10 melhores da Veja SP. Lançado em DVD.
Curador:
Membro Curador do Memorial da Imigração Judaica ao Brasil.
Curadoria das exposições sobre imigração judaica:
“100 anos de imigração judaica do Leste Europeu”, “200 anos de imigração judaica do Mediterrâneo”, “150 anos de imigração judaica da Europa Central”.
Curador do Ciclo de Palestras Brasileiros Sobreviventes do Holocausto, na quinta edição. O evento reúne durante um mês 4 sobreviventes do Holocausto que relatam suas experiências. Pitliuk media as palestras e contextualiza historicamente para melhor compreensão.
Palestrante:
Realizou mais de 100 palestras corporativas e educacionais tendo como base a II Guerra e o Holocausto.
Podemos destacar curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas, 10º. Jornada do Ensino do Holocausto da B’Nei Brith na USP, VI Jornada do Ensino do Holocausto da B’Nei Brith em Porto Alegre.