O que é realidade?
Uma construção da mente!
A realidade é diferente para cada um de nós e é interpretada através das experiências que vivemos. Há um lema que diz: “Você não vê o mundo como ele é mas como você é”. Perceba que o mesmo evento descrito por 3 pessoas diferentes – uma festa de casamento, por exemplo – terá 3 versões de acordo com a realidade de cada um. As respostas são construídas pelo resultado das memórias, credos, projeções e expectativas de cada um.
Durante o processo de coaching uma questão é sempre descrita e o coach deve ouvir o que lhe é dito, assumindo que aquela é a realidade do cliente. Como coaches, precisamos navegar na sessão como uma “tela branca”, em que não assumimos posições, julgamentos, apenas levantamos hipóteses que serão ou não confirmadas com a evolução do processo. Uma vez que o coachee conscientiza-se de como ele cria sua realidade, ele pode mudar seu olhar e construir uma realidade mais ampla e cheia de possibilidades.
Uma pessoa ansiosa, por exemplo, tende a lembrar somente os aspectos de uma determinada situação (realidade) que tenha relação com suas próprias ansiedades. Esta pessoa verá perigo em todos os lugares, lembrando de situações que resultaram em desastres e irá generalizar dizendo que hoje em dia não há mais tranquilidade neste mundo. Com a ajuda de um coach esta pessoa pode fazer um exercício, anotando durante o dia todas as boas sensações que sentiu. Através desta atividade a pessoa pode concluir que eventos positivos são muito mais numerosos do que algo apocalíptico. A realidade toma um colorido diferente e a ansiedade dissipa-se. Isto é o que chamamos de reformulação em coaching. O que o coach pode ajudar é a reformular o ponto de vista escolhido pelo cliente (o copo está meio cheio ou meio vazio?), o significado, a lógica do que é dito e o comportamento.
A reformulação (reframing) não foca na verdade, mas sim na eficácia de um outro ponto de vista. Ela permite desbloquear uma situação difícil, proporcionando a descoberta de outras possibilidades que eram inaceitáveis dentro da realidade descrita previamente. Ela nos ajuda a colocar a realidade em uma nova luz, oferecendo um novo significado. É muito gratificante tanto para o coach como para o coachee quando há a reformulação, pois um novo caminho se abre e há novamente a possibilidade de seguir em frente com o objetivo definido na sessão.
Quer ler mais sobre este tema? Click aqui para ler o artigo Explorando Seu Mapa Mundi, por Yara Leal!
Um abraço e até a próxima.
Ótima semana para você,
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br