Como estamos passando por um momento econômico e político delicado, com perspectivas incertas, portanto essa não é uma boa hora para se arriscar no mercado de trabalho. Caso você esteja insatisfeito com seu trabalho atual, talvez seja uma boa ideia, antes de pensar em larga-lo, investir em transforma-lo. Segundo pesquisa realizada pela Gallup em 2014, apenas 13% dos pesquisados se considerou engajado no trabalho, isso é um sinal que muitas pessoas podem se beneficiar com perspectiva de encontrar formas para transformar o trabalho que já tem em algo mais interessante e prazeroso.
Professores da Universidade de Yale e da Universidade de Michigan desenvolveram o conceito de job crafting (artesanato do trabalho) – depois de um estudo com profissionais que trabalhavam em funções que são consideradas insatisfatórios como auxiliar de limpeza, descobriram que uma parte desses profissionais se considerava satisfeita e feliz com suas atividades. Tentando entender o porquê dessa forma de encarar essas atividades consideradas “chatas” pela maioria, descobriram que esses profissionais estabeleciam uma forma diferenciada de se comunicar e se relacionar com seu trabalho (fonte: revista Você S/A mar/2015).
Com base nessa descoberta podemos supor que profissionais das diferentes áreas podem transformar seu trabalho em algo mais motivador. Veja abaixo algumas estratégias para conquistar mais realização com seu emprego atual:
Se depois de colocar em prática todas essas estratégias, ainda assim sua insatisfação persistir, talvez seja a hora de planejar sua saída. Para isso é importante planejar com detalhes e refletir sobre quais são seus objetivos. Procurar um processo de coaching, enquanto ainda estiver empregado, pode ser uma boa ideia. Com esse apoio você garantirá o desenvolvimento de medidas preventivas para ser bem sucedido nessa mudança.
Pense nisso!
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching