A frase : Este ano será um déjà vu, não é minha, mas sim de um *cliente que recebi no meu escritório no inicio deste ano.
Segundo o que me trouxe, terminou o ano exausto, afinal 2016 foi um ano muito complicado e a recessão chegou no setor em que atua.
Abriu mão de finais de semana, da família, da convivência com amigos pois era um ano para focar no trabalho até para garantir a sua sobrevivência na empresa.
Conseguiu!
Terminou o ano empregado, e criou a expectativa que 2017 seria tudo diferente!
2017 chegou, e ele com um mês de (empresa) trabalho senta na minha sala e me diz :
Este ano será um déjà vu.
A sensação de estar vivendo uma situação que já viveu é conhecida como déjà vu. A palavra déjà vu vem do francês e significa “já visto”. A minha ideia é apenas usar o termo para provocá-los e não refletir sobre as diferentes correntes que explicam o fenômeno , de psicólogos, neurocientistas à varias correntes religiosas.
E dai pergunto para ele:
“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!”
Albert Einstein
Nos encontros seguintes, continuamos a refletir sobre a responsabilidade de cada um nos resultados que podemos esperar de um novo ano e aqui se me permitem, seguem algumas sugestões práticas para partirmos para a ação!
As mudanças começam com cada um de nós, como costumo perguntar aos meus clientes : Será que não esta na hora de trocar os óculos ? Talvez este óculos não te sirva mais, talvez você não esteja enxergando com nitidez nem as letras e nem as cores deste novo ano!
A decisão é sempre do cliente , ele é o maior conhecedor de si próprio.
Cabe a nós perguntarmos …
Cabe a nós provocarmos a reflexão
Um forte abraço e até breve.
Mariane Ortiz
Experiência de mais de 25 anos de atuação como alta executiva de empresas líderes de mercado nos segmentos publicitário, mídia e entretenimento. A maioria no Grupo Abril em diversas funções sempre exercendo liderança e gestão de pessoas, a formação de sucessores e de equipes de alta performance chegando a Vice Presidente Comercial.
Coach Executiva, especializada no atendimento à executivos e profissionais liberais, com formação nas principais instituições do mercado, Instituto Eco Social e ICI – International Coaching Integration, ambas credenciadas pela ICF (International Coaching Federation), e com especialização em Human Dinamic e Comunicação Não Violenta . Certificada pela Centacs-Workplace Big Five Assessment na aplicação, análise e devolutiva.
Membro do ABRH e credenciada nível ACC pela ICF.
Formada em Pedagogia, Publicidade e MBA em Marketing de Serviços formada respectivamente pela PUC/SP, FGV e FIA/USP.
adorei!
Olá Carlos,
Segue a resposta da Márcia, fico feliz que alem de contribuir para o Blog com seu conhecimento, também acompanhe o conteúdo!:
Que bom Carlos. Espero que você tenha a oportunidade de encontrar esse grupo por aí. Um beijo com um grande abraço