Segundo Fernando Dolabela no livro Quero Construir minha História, “empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade.” Empreender no dicionário Michaelis significa: Realizar, fazer, tentar, delinear. A Universidade Harvard-EUA, entende empreendedorismo como a exploração da oportunidade independentemente dos recursos que se têm a mão – um padrão coeso e mensurável de comportamento gerencial. Robert Hirsch, em seu livro Empreendedorismo, define empreendedorismo como o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. A partir desses conceitos básicos podemos concluir que empreender está completamente relacionado com ter planos e colocá-los em prática. Para isso é necessária à figura do empreendedor, ou seja, a pessoa que vai fazer a coisa acontecer. Quem é e quais são as competências do empreendedor? Boa pergunta! Basicamente o empreendedor deve ser capaz de identificar oportunidades, planejar, agir e influenciar pessoas. Detalhando um pouco mais, aí vão as características principais para garantir o sucesso:
Identificar Oportunidades:
Planejar:
Agir:
Influenciar pessoas:
Esse perfil pode ser aplicado para montar um negócio próprio, mas também pode ser direcionado para identificação e desenvolvimento de projetos dentro das empresas.
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois possui sensibilidade para os negócios, desenvoltura para a área financeira, além do perfil descrito a cima . Com esse arsenal, transformar idéias em realidade passa a ser algo mais atingivel.
Ser empreendedor não significa apenas explorar um mercado e ganhar muito dinheiro com o seu negócio. A contribuição para a sociedade pode ser observada desde a geração de emprego e renda até implementação de novos produtos e serviços para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Pondere, arrisque-se e coloque seu lado empreendedor em prática!
Abraços,
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Artigo publicado originalmente no site Indike