Podemos comparar uma empresa com o corpo humano.
Se possuímos hábitos saudáveis, desde boa alimentação, prática de esportes, passando por exercícios mentais como meditação, nossa trajetória possui grandes chances de sucesso, pois os órgãos de nosso corpo funcionam bem, o que permite produzir e realizar rotinas como andar, enxergar, tocar, comer, pensar, imaginar, criar, inovar.
Dentro de uma empresa, os órgãos equivalem aos departamentos. Desta forma, uma série de hábitos corretos podem e devem ser adotados para que sua empresa opere de acordo com o desejável.
E como no corpo humano, a melhor forma de verificar se estamos bem é através de um check-up, realizando exames de rotina, em uma empresa tal procedimento corresponde à realização de reuniões. A realização destas independe do tamanho das empresas e são importantes para verificar se tudo está indo bem.
Na verdade, dificilmente tudo corre 100% bem e sempre há algo a melhorar! Este é o melhor cenário! Quando a empresa pode direcionar seu tempo para ações de melhoria! Porém o oposto pode acontecer ao verificar que algo em algum lugar não vai bem e neste caso, ações de melhoria dever ser implantadas.
Neste cenário, um pequeno problema, ignorado no primeiro momento ou que passou sem ser percebido pode se transformar em algo de tamanho maior, gerando resultados ruins.
Podemos exemplificar este cenário quanto ao ambiente de trabalho, desempenho de funcionários, acompanhamento de custos e despesas, faturamento e receita, segurança entre outros.
A prática de uma comunicação clara, onde todos estejam cientes de sua importância para a existência da empresa, assim como a importância dos demais colaboradores e departamentos, gera o conhecimento da essência do funcionamento e faz com que cada colaborador possa contribuir para uma finalidade única que é o caminho do sucesso pessoal e coletivo e desta forma, evitar situações e cenários indesejáveis.
Reuniões podem e devem abordar práticas atuais, compará-las com as passadas quando necessário e discutir cenários que podem ajudar ou comprometer o futuro, abordando e estudando economia, política, questões tributárias entre outros assuntos, assim como avaliar possibilidades de expansão dos negócios, retração nas atividades ou mesmo a venda de suas operações.
Ter o controle de ações e estar ciente do que ocorre nos departamentos possuindo uma comunicação clara e assertiva do objetivo da empresa e a partir daí acompanhar suas diretrizes em reuniões realizadas de forma eficiente, geram um índice de eficiência e eficácia necessário para percorrer um caminho promissor.
Marcos Garcia,
Sócio da Somiar Consultoria que atua em quatro pilares de grande importância para empresas: Auxílio na captação de recursos, ajudando a analisar e escolher a correta modalidade de operação de crédito para cada necessidade. Planejamento Financeiro e Estratégico onde a atuação está voltada à implantação de um controle financeiro e análise para redução de custos e otimização de receitas e também na Reestruturação de dívidas.
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