Recentemente escrevi sobre o processo de coaching de carreira e hoje, o foco vai para o condutor deste processo, o Coach especialista que atua nesta vertente. Contratar um coach de carreira é uma grande decisão. Ele é o profissional que foi treinado e certificado para ajudar no desenvolvimento de suas metas voltadas para carreira.
No que diz respeito a carreira, vários assuntos podem refletir demandas que você pode querer trabalhar:
Mesmo que você não esteja totalmente certo sobre seus objetivos de carreira, este profissional irá trabalhar ao seu lado para apoia-lo rumo ao caminho que você está descobrindo, encorajando seus passos e desenvolvendo um plano que faça sentido à você. É um trabalho personalizado e único.
Atualmente, o mercado está repleto de profissionais que auxiliam clientes em busca de sua carreira dos sonhos, mas você deve ficar atento ao momento de escolha do melhor coach para suas necessidades. Ninguém melhor do que você mesmo para fazer uma pesquisa, pois o importante não é o melhor coach de carreira, mas sim o melhor coach de carreira para VOCÊ.
Como encontrar o melhor coach de carreira para você?
Se você decidir que irá fazer um processo de coaching de carreira, encontre mais de um profissional para conhecer. Você pode conseguir estes nomes através de pessoas conhecidas que já passaram por esta experiência, buscas na internet, neste próprio website… Pesquise o perfil do Linkedin destes profissionais e as possíveis referências (registradas por lá ou de pessoas que você conheça e que já tenham realizado o processo).
Primeira conversa informativa
Marque uma conversa. Geralmente a primeira conversa não há um compromisso financeiro, mas para ter certeza sempre pergunte. Aqui na Questão de Coaching, nós não cobramos. Esta conversa pode ser pessoalmente, por telefone ou skype. O objetivo deste encontro é explicar sua necessidade ao coach e verificar se, de fato, ele poderá ajudar em suas questões.
Abaixo algumas perguntas que podem ser respondidas nessa primeira conversa:
Para que o processo seja bem sucedido é importante que as duas partes estejam alinhadas e comprometidas com os respectivos objetivos. Seja honesto quanto às suas expectativas.
Verifique certificações e afiliações.
Durante sua pesquisa, você pode encontrar profissionais que não sejam certificados e não afiliados à instituições que atuam como reguladores desta atividade. Renovação regular e participação em entidades da área, significa que o coach está em constante atualização de melhores práticas. Em um mundo que está em constante mudança é importante contar com um profissional conectado às mesmas e seus possíveis impactos.
A experiência que conta!
Alguns coaches trabalham em diferentes áreas e públicos. Alguns trabalham apenas com executivos, outros com empreendedores, outros com recém formados, outros apenas com mulheres e, num mundo cada vez mais segmentado e especializado, podemos encontrar coaches com experiências específicas. Embora não ter uma experiência específica não prejudique o andamento do processo, trabalhar em parceria com alguém que tenha um conhecimento profundo e uma boa rede de contatos (networking) em sua área de interesse, pode ser uma vantagem extra. Verifique com seu potencial coach a experiência, em quais áreas e públicos, ele tem os melhores resultados com seus clientes.
A “química” ideal!
O coach é acessível, amigável e confiável? A confiança é de fundamental importância na relação coach/coachee, não somente por você compartilhar informações pessoais e confidenciais, mas também porque o processo de coaching envolve desafiar e dar apoio. Você pode gostar mais de um estilo de comunicação do que outro, assim como a forma que você será desafiado. Algumas pessoas preferem receber feedback e perguntas de forma sutil, outros preferem uma comunicação mais direta e objetiva. Procure um profissional que tenha um estilo que você se identifique.
Importante também é sentir confiança e empatia desde o início, pois a relação coach/coachee deve ser transparente, sem medos e constrangimentos. Você, precisa sentir-se à vontade para se abrir e compartilhar suas emoções, atitudes e planos.
Gerencie suas próprias expectativas
Seu coach pode lhe apoiar a sair de seus dilemas e abrir novas possibilidades para seus desafios. Ele irá contribuir para que você siga em direção aos objetivos traçados, mas o trabalho deve ser feito por você. Quem irá “arregaçar” às mangas e procurar dentro de si as respostas é você mesmo.
Animou? Venha fazer uma reunião experimental conosco.
Como você está se sentindo ao final deste artigo? Escreva para nós contando!
Um abraço e ótima semana,
Deixe um comentário