Quando pensamos em carreira, o primeiro passo é o autoconhecimento. Realizar um auto inventário sobre os passos percorridos até o momento de sua vida ajudará a ter uma maior perspectiva de novas possibilidades de atuação. Você já pensou nisto? Um outro ponto importante da jornada de autoconhecimento é tomar decisões primeiramente de forma interna, entendendo o que faz sentido para si e depois seguir em busca deste propósito. Hoje proponho um exercício que está no livro de Richard N. Bolles – What Color Is Your Parachute (sem tradução para o português).
Vamos a seguinte reflexão:
Por que fazer um inventário de quem você é lhe ajudará a encontrar um novo trabalho ou novas perspectivas de carreira?
COMO fazer o auto inventário?
“ Eu sou uma pessoa que… vivenciou determinadas experiências.”
“ Eu sou uma pessoa que… tem muito conhecimento na área X e Y”
Lembre-se você é uma pessoa e não uma profissão , um cargo ou uma carreira.
Quando nos preparamos para tomar decisões importantes em nossas vidas é fundamental escreve-las e deixa-las visíveis, assim a tiramos do plano mental e conseguimos visualizar tal objetivo. Uma folha é suficiente.
Desenhar gráficos ou figuras pode ajudar na visualização de suas ideias e deixar ainda mais claras as informações que escreve.
Muito importante é a priorização. Após colocar as ideias no papel, talvez por meio de um brainstorming, é hora de priorizar cada item descrito em relação a como você se sente, percebe e é.
O autor sugere que a autoanalise seja feita em relação aos seguintes aspectos relacionados ao trabalho (ele sugere um diagrama que se parece com uma flor onde cada aspecto é uma pétala da flor):
Você e as pessoas: quem você é em relação as pessoas com as quais tem preferência para trabalhar em conjunto.
Você e o ambiente de trabalho: quem você é em relação as condições de trabalho – você prefere trabalhar fechado no escritório? Com flexibilidade de horário? Empresas grandes? Pequenas? Etc.
Você e suas habilidades: Quem você é em relação ao que sabe fazer e quais são as suas competências preferidas
Você e seu propósito de vida: Quem você é em relação a sua missão de vida? Você ainda pode pensar na missão e propósito da empresa que gostaria de trabalhar e que o mesmo tenha alinhamento com sua missão e propósito de vida.
Você e os conhecimentos que já possui: Você pode descrever quem você é em termos dos conhecimentos que já possui e quais são os de maior interesse e favoritos.
Você e seu salário/responsabilidade. Você pode descrever como você é em relação ao salário ideal e as respectivas responsabilidades que implicam dentro deste valor – trabalhando para você mesmo como empreendedor, como executivo em uma empresa, como prestador de serviços, etc.
Você e a Geografia: quem você é em relação ao seu em torno: no Brasil ou no exterior, frio ou calor, norte ou sul, leste ou oeste, montanhas ou mar, urbano ou rural
E agora?
Após feito o gráfico da flor e suas respectivas analises é hora de verificar se cada item corresponde a você e fazer a sua priorização em relação ao que busca de sua vida profissional. Ao obter este entendimento, montar um plano de ação para seguir em frente do que almeja e busca para sua felicidade profissional e, consequentemente, pessoal.
Não perca tempo, mãos a obra e que venham lindas descobertas desta pessoa que você é e pretende ser.
O processo de Coaching de carreira pode te apoiar nesse trabalho e com outras reflexões em momentos de transição de carreira.
Um abraço e até breve,
Deixe um comentário