Presidente da The Table Group, empresa de Consultoria situada na Baía de San Francisco. Autor do bestseller “Os 5 Desafios das Equipes – Uma Fábula sobre Liderança”. Além do seu trabalho como orientador e consultor de executivos, Patrick é um palestrante muito solicitado.
President of The Table Group, a Consulting based in the San Francisco Bay Area. Best-selling author The 5 Team Challenges – A Fable about Leadership. In addition to his work as an advisor and executive consultant, Patrick is a much-asked speaker.
Perguntas e respostas cedidas pelo The Table Group, empresa de consultoria em que Patrick Lencione é Presidente.
Por que há tantas equipes disfuncionais?
Porque são compostas de seres humanos com variados interesses e fragilidades. Quando são colocadas juntas e deixadas por si próprias, mesmo as pessoas mais bem-intencionadas normalmente se desviarão para um comportamento disfuncional e improdutivo. E porque a maioria dos líderes e administradores não são formados na arte de montar equipes, pequenos problemas não são cuidados e se perde o controle para desencanto e política.
Qual o pior comportamento que você já viu em uma equipe disfuncional?
Escolher apenas um é difícil. Mas se eu tivesse que escolher um, eu diria que foi uma empresa em que o CEO era incapaz de confrontar seus subordinados diretos sobre comportamentos básicos, tais como suas flagrantes recusas para comparecer às reuniões do staff e respeitar a estrutura de comunicação. Isto levou ao surgimento de conflitos sobre temas chaves, resultando em grandes perdas financeiras e escândalos.
Que conselho você daria para alguém lutando contra uma equipe disfuncional?
Se você é o líder de uma equipe, volte e comece garantindo que os membros da equipe confiam uns nos outros e sentem conforto ao se engajar em conflito aberto sobre os temas. Não há substituto para a confiança, que começa com a vontade dos membros do grupo para se abrirem uns com os outros e admitir suas fraquezas e erros.
Além disso, qualquer pessoa, seja um executivo ou um empregado de linha, pode impactar uma equipe de maneira positiva ou negativa. Sem responsabilizar uns aos outros, mesmo os membros da equipe mais bem-intencionados podem criar disfunções dentro de uma equipe.
Se você não é o líder da equipe, encontre uma maneira de engajar seu líder para que aborde as cinco disfunções. Ou esteja preparado para assumir riscos, chamando a atenção das pessoas para comportamentos não produtivos. Se qualquer dessas opções não for uma possibilidade, pense em encontrar outra equipe.
O que são exatamente as cinco disfunções de uma equipe?
Falta de confiança: Os membros do grupo não se sentem confortáveis sendo vulneráveis uns com os outros, não querendo admitir suas fraquezas, erros ou necessidades de ajuda.
Medo de conflito: Os membros do grupo não querem se engajar em debater de forma apaixonada e sem filtros sobre temas importantes.
Incapacidade de se comprometer: Os membros do grupo não conseguem apoio mutuo para decisões claras e escolha de cursos de ação.
Relutância em responsabilizar uns aos outros: Os membros do grupo não conseguem confrontar uns aos outros sobre comportamentos e entregas que não aderem às decisões acordadas.
Descuido com resultados: Os membros do grupo colocam suas necessidades individuais de desenvolvimento na carreira e reconhecimento à frente dos objetivos coletivos da equipe.
Por que você transmite suas mensagens por meio de fábulas?
Eu acredito que líderes aprendem mais por fábulas porque podem se associar aos personagens e internalizar as mensagens mais facilmente. Além disso, são mais aptos a terminar um livro se considerarem a leitura intrigante e engraçada. Finalmente, porque tenho tido alguma experiência escrevendo roteiros, eu aproveito o processo de trazer minhas teorias à vida por meio de diálogo interessante e desenvolvimento de personagem.
Quer ler a resenho do livros os 5 desafios das equipes, click aqui.
VERSÃO EM INGLÊS
Questions and answers provided by The Table Group consulting firm where Patrick Lencione is President.
Why are so many teams dysfunctional?
Because they are made up of human beings with varied interests and frailties. When you put them together and leave them to their own devices, even the most well-intentioned people will usually deviate toward dysfunctional, unproductive behavior. And because most leaders and managers are not schooled in the art of building teams, small problems are left untreated and spiral further and further into ugliness and politics.
What is the worst behavior you’ve ever seen on a dysfunctional team?
Choosing just one is difficult. But if I had to select one, I would say it was a company where the CEO was unable to confront his direct reports about basic behaviors such as their blatant refusal to attend staff meetings and honor reporting structures. Ultimately, this led to the stifling of conflict around key issues, resulting in massive financial losses and scandal.
If you’re the leader of a team, go back and start by ensuring team members trust one another and are comfortable engaging in open conflict around issues. There is no substitute for trust, which begins with the willingness of group members to open themselves up to one another and admit their weaknesses and mistakes.
In addition, any individual, whether an executive or a line employee, can impact a team in either a positive or negative way. Without holding one another accountable, even the best-intentioned team members can create dysfunctions within a team.
If you’re not the leader of the team, find a way to get your leader committed to addressing the five dysfunctions. Or be prepared to take risks calling people on unproductive behaviors. If neither of these options are possibilities, think about finding another team.
What exactly are the five dysfunctions of a team?
Lack of trust. Team members are uncomfortable being vulnerable with one another, unwilling to admit their weaknesses, mistakes, or needs for help. Fear of conflict. Team members are unwilling to engage in passionate, unfiltered debate around important issues. Inability to commit. Team members fail to achieve buy-in around clear decisions and courses of action. Unwillingness to hold one another accountable. Team members fail to confront one another around behaviors and deliverables that do not conform to agreed decisions. Inattention to results. Team members put their individual needs for career development and recognition before the collective goals of the team.
Why do you convey your messages through fables?
I believe that readers learn more through fables because they can relate to the characters and more easily internalize the messages. In addition, they are more apt to finish a book if they find it intriguing and fun to read. Finally, because I’ve had some experience writing screenplays, I enjoy the process of bringing my theories to life through interesting dialogue and character development.
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