Ele tem um papel muito importante dentro do processo de Coaching Executivo. Pode contribuir e enriquecer o processo, como também pode desmotivar e arruinar esta oportunidade. Você sabe quem é ele? Sim, o líder do coachee! Dentro das peças fundamentais para que o processo seja bem sucedido e sustentável dentro da organização, ele tem um papel muito importante.
É frequente encontrarmos empresas em que o processo de Coaching Executivo é negociado entre a área de Recursos Humanos e o coach a partir de uma demanda da liderança da empresa.
O coach é contratado, recebe informações sobre as competências que o coachee deve desenvolver, começa a realizar o seu trabalho e todas as negociações são intermediadas pela área de Recursos Humanos, que presta contas à Diretoria.
O processo conduzido desta forma pode dar resultados dependendo do quanto o coachee está comprometido, porém se o seu líder imediato não for envolvido, é possível que o coachee encontre obstáculos para realizar suas ações de desenvolvimento ou mesmo que não receba o incentivo necessário para realiza-las e assim não atinja os resultados por mais que esteja comprometido com os mesmos.
“As organizações eficazes cobram dos líderes uma responsabilidade pelo desenvolvimento de todos os subordinados. Define-se empowerment como um processo de capacitação e motivação dos subordinados através do aumento de sua eficácia pessoal. Desta forma, ajudar cada subordinado a atingir o seu pleno potencial passa a ser a responsabilidade do líder”(Conger 1989)
O líder é responsável por comunicar claramente ao coachee os objetivos do processo e as oportunidades de melhoria, informando as consequencias e impactos deste processo. O líder deve estar confortável com os objetivos do processo no sentido de que são passíveis de serem trabalhados por meio de coaching, atingíveis e que esta oportunidade vale a pena.
Nas conversas entre líder, coachee e coach, o líder deve endereçar os problemas sistêmicos da organização que podem ter impacto nesta iniciativa, estar aberto a conversar sobre ideias que podem surgir durante a trajetória do coachee e guiar o coach nas questões relacionadas à cultura organizacional que poderão impactar o processo e os resultados.
Um plano de desenvolvimento é estabelecido, atribuindo metas, datas e formas de mensurar os resultados. O líder deve ter foco em dar assistência ao coachee em relação ao plano através de:
Outro aspecto importante é que o líder garanta que o desenvolvimento do coachee esteja alinhado com as competências de liderança da organização em direção ao crescimento da mesma.
Durante reuniões de acompanhamento em que todos os envolvidos estejam presentes, informar sobre as mudanças organizacionais que podem impactar o processo incluindo fusões e aquisições, reestruturações, mudanças na liderança e/ou futuras iniciativas de negócios.
O papel do líder imediato é de extrema importância para o sucesso de qualquer programa de coaching executivo. É ele quem está diariamente em contato com o coachee, que conhece seus pontos fortes e os que precisa desenvolver e que pode apoiá-lo nessa jornada de desenvolvimento.
Sua participação é fundamental em todas as etapas.
Etapas Crucias para a participação da liderança (Durante as reuniões tanto líderes como coachees devem estar presentes).
Participantes: Coach, Coachee, Líder e RH
O líder imediato deve participar ativamente desta reunião contribuindo com sua percepção sobre o desempenho e potencial do coachee bem como sobre os resultados esperados do processo.
Cabe a ele conversar com o coachee, conscientizá-lo sobre a importância do processo e alinhar as expectativas sobre os resultados esperados.
Participantes: Coach e Coachee
Durante a execução o líder deve demonstrar claramente ao liderado interesse sobre o processo, dar feedback pontual sobre mudanças que está observando em relação aos resultados esperados e reforçar essas mudanças.
Oferecer apoio ao liderado caso seja necessário e dar espaço para que ele pratique os novos comportamentos que estão sendo trabalhados no processo.
Estar sempre aberto ao diálogo com o liderado, apoiando na superação dos obstáculos que possam surgir e cuidando para que a empresa construa/mantenha uma cultura de desenvolvimento.
Participantes: Coach, Coachee, Líder e RH
Participar ativamente desta reunião oferecendo sua visão sobre o andamento do processo, sobre as mudanças observadas e sobre suas expectativas em relação ao desenvolvimento do coachee.
Participantes: Coach, Coachee, Líder e RH
Participar ativamente desta reunião contribuindo com sua avaliação sobre os resultados do processo e propondo ações (alinhadas com o coachee) que garantam a sustentabilidade das mudanças ocorridas.
Finalmente, o papel do líder imediato não se encerra com a conclusão do processo de coaching. Ele é fundamental para garantir sua sustentabilidade, fornecendo feedback constante, propondo desafios, mantendo-se aberto ao diálogo e atento às necessidades de desenvolvimento de seus liderados.
Boa semana e até breve,