Cenário atual e a importância de uma equipe funcional
Frente a um cenário volátil e incerto, as empresas precisam ser inovadoras e agir estratégica e rapidamente para continuar sendo competitivas no mercado, atendendo as novas necessidades dos consumidores. Para isso além de profissionais preparados e com as competências que o mundo atual e futuro demandam, as empresas precisam de equipes altamente desenvolvidas e funcionais. Resultados consistentes são alcançados por um time, ter um funcionário estrela não garante que um objetivo seja alcançado de forma perene. Vemos isso claramente no futebol, onde o craque até consegue garantir que o time ganhe um jogo, mas dificilmente o time vence o campeonato contando somente com ele.
Hoje mais do que nunca uma equipe de alta performance vale ouro, pois é por meio dela que as áreas atingem metas e que a empresa garante seu espaço e ganha vantagem competitiva. O Coaching de Equipe aparece como uma intervenção que contribui para tornar as equipes capazes de atuar nesse cenário desafiador.
O que é uma equipe
Para Jon Katzenbach, especialista em desenvolvimento de equipe de alto desempenho: “Equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades complementares que se comprometem com um propósito comum e com abordagem e metas de um dado desempenho, pelo qual se consideram mutuamente responsáveis.”
Já Leigh Thompson define equipe como: “ Um grupo de pessoas interdependentes em relação a informações, recursos e habilidades que busca combinar seus esforços para alcançar um objetivo comum.”
Para Hackman autor de Introduction: Work Teams in Organizations, uma equipe apresenta as seguintes características:
Para que o Coaching de Equipe seja determinado como uma possível intervenção, primeiro é preciso avaliar se existe uma equipe. Quem será o foco do trabalho é a equipe e não seus membros individualmente.
O que é Coaching de Equipe
Coaching de Equipe é um processo que tem como objetivo contribuir para que a equipe atinja seu melhor desempenho, seus objetivos e possa fazer isso de forma saudável e sustentável.
Esse é um processo que mantém as mesmas premissas do coaching individual, ou seja, é uma intervenção que visa o desenvolvimento, aprimoramento, ampliação de visão e ação, contudo o cliente é uma equipe. Como num processo individual, o Coach incentiva, provoca reflexões, implementa um processo de questionamento que possa gerar novas formas de entendimento e consequente ação diferenciada. Por meio do processo de Coaching de Equipe o time passa a identificar seus pontos fortes e em que poderiam aprimora-se para gerar resultados com mais facilidade e fluidez.
Como no Coaching Individual, alguns Stakeholders são envolvidos durante o processo, a área de Recursos Humanos, o Gestor e a equipe. Durante o processo, o Gestor faz parte da equipe e seu papel é de participar e abrir espaço para todos os participantes. A área de RH, tem papel importante no fechamento do contrato, acompanhamento e suporte durante o processo, caso necessário. Os membros da equipe têm papel fundamental, pois como um conjunto são eles e suas relações que dão a tônica do funcionamento do time. Abertura para o processo é algo importante e, em função disso, são realizadas algumas sessões individuais com vistas a preparação para o trabalho coletivo e a construção de um diagnóstico inicial para embasar o trabalho.
Etapas do processo do processo de Coaching de Equipe:
Contrato: RH e Gestor
Sessões individuais: Gestor e membros da equipe
Sessões com a equipe: Gestor e membros da equipe
Preparação para o encerramento: Gestor e equipe
Reunião de encerramento: RH, Gestor e equipe
Benefícios do Coaching de Equipe para a empresa
Benefícios do Coaching de Equipe para seus membros
Fatores importantes para o sucesso de uma equipe
Como as equipes são formadas por seres humanos e todos nós somos singulares, as mesmas estão sujeitas a desenvolver algumas disfunções, que podem ter impacto negativo em sua produtividade.
Superar essas disfunções é o que faz uma equipe se diferenciar e alcançar resultados com mais consistência.
Segundo Patrick Lencioni no livro Os 5 desafios das equipes, a defasagem nos fatores abaixo relacionados, podem tornar qualquer equipe suscetível ao insucesso:
Falta de Confiança – os membros da equipe não são verdadeiramente abertos, disponíveis e dispostos a mostrar e compartilhar suas vulnerabilidades, com os demais integrantes do time;
Medo do conflito – dificuldade para estabelecer debates fortes e com ideias controversas, adotando conversas veladas e superficiais.
Falta de comprometimento – dificuldade para se comprometer com as decisões tomadas nas reuniões, mesmo que aparentemente tenham demonstrado concordância.
Evitar responsabilidade – a falta de comprometimento acaba gerando a dificuldade para as pessoas cobrarem a responsabilidade uns dos outros.
Falta de atenção aos resultados – acontece quando os membros do time priorizam suas necessidades individuas às da equipe.
Durante um processo de Coaching de Equipe, identificar a ocorrência dessas disfunções e desenvolver estratégias de superação, juntamente com a equipe, pode contribuir para que os objetivos do trabalho sejam alcançados.
Perguntas para identificar a necessidade do Coaching de Equipe
A equipe tem alcançado os resultados almejados?
Em caso positivo, como ela tem feito isso? Qual preço tem pago para alcançar os resultados?
Em caso negativo, a que o insucesso pede ser atribuído?
Como os membros da equipe contribuem com seus talentos?
Como a comunicação flui dentro da equipe?
Que obstáculos poderiam ser removidos para que a equipe trabalhasse de forma mais funcional?
Após responder e refletir sobre as questões acima, considera que o Coaching de Equipe pode contribuir com sua equipe ou com um time dentro da sua organização?
Conheça nosso serviço de coaching de equipe.
Abraços,