Esta semana comemora-se o dia de São Valentim no Hemisfério Norte. Era um Santo casamenteiro e por isto esta comemoração é popularmente conhecida como o dia dos namorados. Este ano, esta data está “batendo” em minha cabeça e tentarei colocar em palavras o que está em meu coração.
Trabalho como coach profissional, principalmente na área da carreira, onde meus clientes estão incomodados, insatisfeitos com o momento profissional que vivem e me procuram. Juntos, analisamos sua carreira até o momento, suas escolhas e caminhos trilhados. Até que podemos chegar em uma encruzilhada e é a hora da tomada de decisão de um novo passo, aquele que irá leva-lo ao que busca em seu íntimo, quer seja algo totalmente diferente do que realiza atualmente ou que o manterá na trilha já aberta mas de uma forma diferente. Algumas decisões são doloridas pois se dão conta que o caminho percorrido até o momento já não faz mais sentido e terão que recomeçar… mas recomeçar em algo que nos toca e faz nosso olho brilhar é recompensador a cada conquista e passo orientado ao objetivo.
Para estarmos certos dos novos caminhos que queremos trilhar é muito importante estarmos conscientes de nossas motivações, valores, autoestima fortalecida, determinação, centrados no que realmente faz sentido para nós. O que ocorre atualmente é que temos muitas distrações da vida moderna que nos tiram deste prumo e o coaching ajuda a retomar o foco e a seguirmos firmes em nossos objetivos. Uma das características que acredito necessitar de uma base sólida é a nossa autoestima e esta é a conexão com São Valentim. Mas ao invés de namorar alguém, por que não nos namoramos e dedicamos o dia dos namorados também a nos cuidar e amar? Isto é tão importante e ajuda a fortalecer a nossa essência.
Quando moramos fora do nosso pais de origem, muitas vezes entramos em contato com o nosso verdadeiro eu pois não há interferência da grande família e amigos de longa data. É um pouco de nós com nós mesmos.
Para aquelas pessoas que estão sozinhas, elas podem se perder nos encantamentos das novidades da vida nova e o coaching pode ajuda-la neste resgaste do que realmente faz sentido à elas. As novidades podem agregar aos objetivos, mas é importante ter consciência do que faz sentido a si dentro de um novo contexto.
Para aqueles que tem família, a união torna-se ainda maior na felicidade e em momentos que não tão felizes. Temos que nos suportar e apoiar. Os laços se fortalecem e aprendemos a viver na intensidade daquele núcleo… o que pode ocorrer em alguns momentos é ficarmos tão envolvidos neste casulo, que novamente deixamos nossa essência escapar, podendo nos perder. Temos que ficar atentas… é a escola das crianças, a casa que gerenciamos, as atividades extra escola, o trabalho do marido e vamos priorizando a agenda de nossa família amada e podemos esquecer do principal, o amor por nós mesmas.
Então neste dia dos namorados, faço um convite à vocês e à mim mesma: vamos dedicar algo especial, um carinho, um gesto de amor à nós mesmas? Qualquer coisa que nos fortaleça à autoestima… tomar um café da manhã sem presa, fazer uma caminhada ao ar livre, um banho demorado com direito à lavar e secar os cabelos e cremes hidratantes, assistir aquele filme que você ainda não conseguiu (mesmo que seja em seu sofá, permita-se este tempo), simplesmente deitar em seu sofá e curtir o aconchego que ele pode trazer, comer a comida que você mais gosta, ligar com calma para aquela amiga que te deixa cheia de energia e sempre traz boa ideias. Algo simples mesmo mas que nos ofereça a possibilidade de cuidarmos de nós mesmas.
Feliz dia de São Valentim e até sexta,
Deixe um comentário