Gentileza no trabalho
Acredito que o mercado de trabalho é um reflexo do mundo e na correria do dia-a-dia, podemos alocar pouco tempo para algumas práticas que eram comuns em outros tempos como: parar para conversar com os vizinhos, cumprimentar todas as pessoas, dar atenção aos idosos, dar lugar para as mulheres grávidas no ônibus. Se fizermos isso em nossa vida privada, também podemos fazer no trabalho, que é naturalmente um ambiente mais competitivo. A gentileza é um ato de cuidado para com o outro e muitas vezes, dentro das empresas, as pessoas só estão pensando em salvar a própria pele, então acaba não sobrando energia para investir na prática da boa convivência.
Pressão por resultados e a alta competitividade e assédio moral no trabalho
Vamos dizer que o assédio moral seria a extrema falta de gentileza, e o mercado de trabalho intensamente agressivo e competitivo, pode abrir espaço para que pessoas utilizem esse artifício para abafar outros profissionais competentes e com isso garantir a sua própria sobrevivência. As empresas tem procurado desenvolver ações que impeçam esse tipo de conduta, por exemplo: códigos de ética que incluem o tema assédio moral, linha telefônica de denúncia e programas de desenvolvimento de competências ligadas ao relacionamento interpessoal. Essas são maneiras de ampliar a possibilidade de ter um clima organizacional mais compatível com a saúde e o bem estar dos trabalhadores e com isso gerar mais resultados para as empresas.
Relação da falta de gentileza com o estresse no trabalho
Estresse, desmotivação, falta de produtividade, cansaço físico e emocional podem sim ser causados pela falta de gentileza e pelo assédio moral. Esses não são os únicos fatores, mas contribuem, com certeza. Mesmo em um ambiente gentil e cordial podemos encontrar pessoas desmotivadas e produzindo pouco, aspectos como falta de identificação com trabalho, competências incompatíveis com a função, falta de significado e propósito, também podem gerar os mesmos sintomas.
Atitudes gentis geram atitudes gentis e isso favorece um ambiente de trabalho motivador e gerador de engajamento por parte dos funcionários.
Impacto psicológico da falta de gentileza
Pode ser muito difícil conviver com a falta de gentileza. A ausência desse convívio educado e agradável na relação chefe e subordinado, por exemplo, pode abalar a autoestima da equipe e provocar insegurança. A exposição prolongada a ambientes profissionais com relações massacrantes pode desencadear problemas psicológicos como a síndrome do pânico e depressão.
Estudos comprovam que quem pratica a gentileza é mais feliz. O comportamento gentil libera dopamina, neurotransmissor que provoca bem estar.
Impacto da falta de gentileza para as empresas
Se os profissionais são tratados de forma ríspida e agressiva, o clima da área e da empresa não será favorável para que cada um dê o seu melhor no trabalho e isso pode abalar os resultados almejados pela empresa. Não é bom nem para a empresa e nem para o profissional, um ambiente de trabalho sem gentileza e respeito.
Como ser mais gentil?
Todo o comportamento novo que queremos adquirir deve ser exercitado até que se torne um hábito e não é diferente com a gentileza. O primeiro passo é identificar as pessoas que estão por trás dos cargos, isso fará com que você estabeleça vínculos mais estreitos com os colegas de trabalho. Fica mais difícil ser antipático com quem você conhece e valoriza. À partir daí vá testando novas formas de ser agradável, atencioso e gentil. Logo você vai experimentar os resultados, afinal todos nós, inclusive você, gosta de ser considerado e percebido como especial. A cordialidade aproxima as pessoas. O nosso cotidiano é repleto de oportunidades para treinar a gentileza: no elevador, em reuniões, ao telefone, em almoços de negócios, em sessões de feedback, escrevendo e-mails, entre outras.
O gestor e a gentileza
Para posições de liderança é muito importante e valorizado pelas empresas o profissional que é capaz de, por meio da gentileza, minimizar conflitos, facilitar negociações, motivar equipes e transmitir uma imagem positiva da empresa em todas as situações.
Citações sobre gentileza
“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidade”
Albert Schweitzer
“Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito”
Blaise Pascal
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