Contexto versus Desafios
Independente de você estar desempregado ou empregado, o momento de buscar novos desafios profissionais é intenso e exige dedicação e estratégia. O mundo está em constante mudança e consequentemente o mercado de trabalho. Temos a nossa frente muitas opções e diversos caminhos possíveis para trilhar e esse fato aponta para um dos desafios desse momento – saber para onde queremos ir. O primeiro desafio é então, aprofundar o autoconhecimento para poder definir objetivos e fazer escolhas que nos aproximem deles. Por outro lado, temos o mercado de trabalho e suas novas formas de atrair e selecionar talentos. Para esse segundo desafio precisamos nos preparar e usar de estratégia para chegar lá!
Transição e Mudança de Carreira
Segundo modelo proposto por Bridges (1991), existe uma diferença conceitual entre mudança e transição de carreira:
Mudança é caracterizada como um evento externo e situacional e que ocorre rapidamente.
Transição envolve a adequação interna/psicológica necessária para que a adaptação à mudança aconteça. Envolve a renúncia a antiga identidade de carreira para que se abra espaço para a nova situação.
Segundo Veloso (2004) “..as transições.., mesmo em mudanças profissionais que não reflitam perdas …….são momentos críticos e desconfortáveis.”
Ibarra (2009) destaca que algumas mudanças interiores ocorrem antes que a pessoas efetivem transições profissionais, ou seja, alterações subjetivas podem preceder as mudanças objetivas. Por outro lado, quando a mudança é repentina e provocada externamente, por exemplo por perda do emprego, a ruptura provocada externamente vai provocar uma reação interna.
A transição de carreira caracteriza-se pelo período em que um processo de elaboração para a mudança, de função, nível hierárquico, papel ou orientação está em andamento.
Esses momentos podem ser boas oportunidades para que os profissionais evoluam e alcancem alteração de patamar de desenvolvimento. Frente a crises na carreira, a abertura à experimentação de novas possibilidades pode ser uma oportunidade.
Se está trabalhando, mas insatisfeito com seu emprego atual, provavelmente quer encontrar um novo desafio que lhe traga satisfação e realização. Contudo precisa se preparar para esse momento, entendendo o que lhe faria mais feliz profissionalmente, como está o mercado de trabalho, como se apresentar para esse mercado e além disso identificar que recursos dispõem para empreender essa mudança. O fato de estar empregado traz a tranquilidade de ter seu rendimento garantido enquanto se lança numa busca de novos caminhos, mas também traz a desvantagem de ter pouco tempo para de dedicar ao processo de transição profissional. Se dividir entre continuar a produzir em seu emprego atual e dedicar tempo à busca de novas oportunidades, é manter o equilíbrio de dois pratos girando ao mesmo tempo.
Caso você esteja disponível no mercado por escolha própria porque pediu demissão do seu último emprego ou porque vem trabalhando de formas alternativas e agora quer fazer mudanças nessa trajetória, esse é um momento de pensar em quais são suas necessidades que não estão sendo atendidas e olhar para o mercado de trabalho para identificar que oportunidades existem e que podem atender essas expectativas. É claro que tudo isso deve levar em consideração seu perfil, estilo de vida desejado e a realidade do mercado. Um dos desafios pode ser como manter os aspectos positivos da carreira atual e ao mesmo tempo conquistar o que está fazendo falta. Outro desafio pode ser como aproveitar esse tempo para a reflexão do que realmente quero e me faria mais realizado.
Se você foi demitido o processo de transição vai envolver primeiro a elaboração dessa perda, pois de um dia para o outro você se vê sem uma rotina que o acompanhou por algum tempo. As condições da demissão podem ser mais fáceis ou difíceis de absorver e isso pode levar um tempo. É importante passar por essa etapa e sentir, entender e elaborar, para poder seguir em frente. Essa é uma situação que gera grande oportunidade de aprendizado, caso você se dedique e direcione sua atenção para entender a situação e identificar os aprendizados que pode tirar da mesma. Por vezes nos vemos sozinhos em um momento em que precisamos de apoio. É comum não nos preocuparmos enquanto empregados em manter nossa rede de relacionamentos e quando mais precisando, nos damos conta que não temos uma rede de apoio.
Primeiro Desafio – Quem sou eu e para onde quero ir?
Para passar por uma transição de carreira bem-sucedida, o autoconhecimento pode ser a base de sustentação e favorecer o direcionamento de ações.
Autoconhecimento é um processo continuo em nossa vida, conforme amadurecemos vamos ganhando novas competências, ou seja, habilidades, conhecimentos e formas de nos comportar frente aos desafios que se apresentam.
A percepção que temos de nós mesmos é fundamental para guiar nossas ações e definir os objetivos pelos quais vale a pena lutar. Saber quem somos e o que queremos é uma forma de liberdade, pois podemos agir com base em nossas próprias percepções e deixar de lado a influência de amigos e familiares que podem ter boa intenção, mas não são você!
A base para começar a ampliação do seu autoconhecimento é a reflexão e para isso sugiro algumas questões que podem direcionar seus pensamentos:
O que mais gostava de fazer quando criança?
O que gosta de fazer hoje?
Quais atividades te dão mais prazer?
Que atividades em que não percebe o tempo passar enquanto as realiza?
O que te deixa feliz no trabalho?
Quais são seus pontos fortes?
Quais são suas características que precisam ser aprimoradas?
Onde pretende chegar profissionalmente daqui a 5 anos?
Quais suas maiores realizações?
Qual o seu grau de satisfação com relação às diferentes áreas da sua vida?
Como está sua rede de relacionamentos?
Como avalia sua carreira até o momento?
Quais são os valores que desejo que direcionem minha carreira?
O que gostaria de fazer profissionalmente e que ainda não fez?
Que áreas me interessam?
Que tipo de vínculo de trabalho quero ter?
Depois dessa reflexão, você começará a ter condições de pensar estrategicamente sobre sua carreira e definir seus objetivos profissionais, ou seja, o que eu quero, qual meu próximo passo, em que tipo de trabalho quero estar?
Segundo Desafio – Entender o mercado de Trabalho
Monitorar o mercado de trabalho é uma atitude constante para quem está em transição de carreira. Seu olhar deve se direcionar para identificar oportunidades dentro e fora das empresas, assim terá condições de perceber tendências e necessidades do mercado empregador.
As questões para reflexão aqui estão todas direcionadas para o mundo exterior:
O que o mercado está querendo do profissional da minha área?
Como está a situação econômica dos países que me interessam?
Que segmentos de mercado interessam e como eles estão posicionados no mercado?
Em que empresas você gostaria de trabalhar e elas estão contratando?
Que tipos de carreiras estão em alta no mercado de trabalho?
Como sua área de trabalho está posicionada no mercado atual e futuro?
Que competências são valorizadas no mercado atual e quais estão despontando para o futuro?
Como está a competição no seu mercado de atuação? A concorrência é alta? Quais são os diferencias dos melhores profissionais?
Essas e outras reflexões vão contribuir para que você adquira uma fotografia do mercado de trabalho atual para a sua área, e a partir disso começar a buscar conexão entre quem é você, o que deseja e o que o mercado oferece.
3º Desafio – Tudo junto e misturado
De posse de uma boa visão sobre você mesmo, de seus objetivos e por outro lado tendo feito um desenho do panorama do mercado de trabalho, agora é a hora de cruzar as informações. Como essas duas “fotografias” estão se conversando?
Abaixo algumas perguntas para direcionar essa reflexão:
Suas competências estão em consonância ao que o mercado está exigindo? Preciso desenvolver alguma nova competência?
Seus conhecimentos atendem as demandas do mercado? Preciso ir em busca de um novo conhecimento?
Suas áreas de interesse estão aquecidas no mercado? Preciso abrir o leque e incluir mais algumas possibilidades no meu radar?
Minha rede de relacionamentos pode me apoiar de alguma forma?
4º Desafio – Rotina para atingir resultados
Para você atingir seus objetivos é necessário ação! Ninguém vai fazer o trabalho duro para você, portanto é imprescindível que se organize para começar a ter atitudes e ações que possam contribuir para que chegue mais perto do que pretende alcançar.
Muito trabalho ainda é necessário após os três desafios acima: atualizar seu currículo e LinkedIn, preparar-se para entrevistas, ter uma rotina para envio de currículos e para fazer contatos com pessoas de sua rede de relacionamentos, trabalhar no LinkedIn e outros sites para identificação de oportunidades, entre outros.
Isso tudo só vai acontecer com consistência caso você crie uma rotina de trabalho que permita que tenha tempo alocado na agenda para essas atividades.
Escreverei outros artigos sobre esse momento especial da carreira e fique à vontade para me escrever com dúvidas sobre esse tema.
“Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.”
Frank Lloyd Wright
“O segredo do seu futuro está escondido na sua rotina diária.”
Mike Murdock