O Horário nobre
Durante um processo de recolocação um dos momentos mais importantes é do da entrevista de emprego. Podemos considerar como o seu horário nobre, pois estará frente a frente com quem pode influenciar na sua contratação ou muitas vezes, estará falando diretamente com o contratante.
Como preparar-se para esse momento decisivo é algo que preocupa os profissionais que buscam recolocação e realmente merece atenção, pois é fator de sucesso tanto para mostrar a melhor versão do profissional como para o mesmo avaliar se a oportunidade vai de encontro aos seus objetivos.
O que fazer antes da entrevista
Por ser um momento tão relevante é fundamental que você se prepare para ele! Abaixo algumas estratégias que podem contribuir para sua preparação:
Informe-se: pesquise sobre a empresa que está contratando, sobre o mercado dela, oportunidades e concorrentes. Não se limite ao site da empresa, pesquise notícias e, se possível, recorra a algum contato que conheça a empresa.
Currículo: revise e reveja seu currículo, tenha uma cópia dele consigo no momento da entrevista.
Evite emergências: na véspera, durma bem e alimente-se de forma segura.
Chegue a tempo: não ser pontual conta pontos negativos. Planeje antes sua rota para chegar a tempo. Planeje chegar 15 minutos mais cedo, e use o tempo extra para relembrar ou revisar suas anotações.
Resgatar seu histórico profissional em detalhes: levantar suas atividades e responsabilidades, além dos resultados que alcançou, é o primeiro passo para que tenha todas as informações disponíveis e claras para poder contar de forma direta e objetiva durante a entrevista.
Identificar pontos vulneráveis do seu histórico: preparar-se para abordá-los da melhor forma.
Identificar seus melhores recursos: ter clareza dos mesmos para não perder a oportunidade de inseri-los durante a entrevista.
Traje: use o bom senso na hora de escolher a roupa, e separe-a e revise-a já na véspera. Procure seguir o código de vestimenta da sua área ou da empresa empregadora.
Pratique e treine: fazer exercícios de simulação para ficar à vontade com as informações que deseja passar e também com a situações em si.
Saiba o que perguntar: Tenha boas perguntas preparadas.
Como se comportar durante a entrevista
Durante a entrevista seu desempenho precisa ser o melhor possível, portanto veja algumas orientações abaixo:
Um bom começo: o ditado já diz que a primeira impressão é a que fica, portanto procure começar de forma a causar uma boa imagem. Sorria de forma espontânea, de um forte aperto de mão, mantenha a respiração fluida, esteja vestido adequadamente e sustente uma postura ereta e confiante.
Apresente-se: aproveite o momento para dizer claramente quem você é, mantendo o contato visual. Preste atenção no que o entrevistador responder: grave o nome dele, para não ter que pedir que ele repita.
Esteja presente e focado: dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Esta é a hora da verdade – não se distraia e mantenha a postura, o contato visual, de forma natural. Deixe o celular guardado e desligado, ele pode ser uma fonte de distração.
Fale com clareza: pronuncie todas as palavras e responda em frases completas. Transmita confiança, determinação e certeza.
Aproveite as oportunidades: tenha clareza sobre seus destaques, assim poderá aproveitar as perguntas do entrevistador para falar sobre eles.
Se errar corrija: se cometer um equívoco, saiba lidar com isso – corrija com categoria e mantenha a calma.
Entenda a pergunta: ouça as perguntas até o fim, sem interromper. E se você não entender, não tente enrolar – peça que o entrevistador esclareça, e só então responda.
Responda adequadamente: nunca tente fugir da resposta, ou enrolar. Seja claro, direto, objetivo e responda de forma completa.
Fair play: Nunca fale mal de sua antiga empresa, empregadores, fornecedores ou clientes – nem mesmo na sala de espera.
Faça perguntas: ao final da entrevista, em geral você ouvirá um convite a fazer suas próprias perguntas. Evite perguntas sobre salário, horário e benefícios, deixe isso para as próximas etapas do processo. Faça perguntas objetivas sobre a atividade a ser desempenhada, a situação do mercado, a empresa.
Despeça-se com cortesia: pode ser sua última oportunidade de garantir uma impressão positiva. Despeça-se com um sorriso, demonstrando sua tranquilidade e segurança.
Acabou e agora?
O horário nobre acabou, mas o seu trabalho ainda não, veja o que fazer para que possa usar alguns aprendizados em entrevistas futuras:
Faça um balanço: pare para pensar sobre a entrevista e como você se saiu. Identifique pontos de melhoria e dedique-se para implementar as melhorias necessárias.
Agende o que ficou combinado: controle o nível de ansiedade e entre em contato somente depois que o prazo dado pelo o entrevistador tenha se esgotado.
Mantenha a energia em alta (vou incluir o link do artigo que falo sobre isso)
O treino leva ao aprimoramento, portanto não desanime caso seja reprovado em algumas entrevistas e siga em frente melhorando seu desempenho. O fato de não ter sido aprovado, não significa que se saiu mal na entrevista, mas pode ser que o seu perfil não fosse o mais adequado para aquela vaga especifica. O que pode parecer um insucesso no curto prazo, pode na verdade ser uma boa coisa, afinal ninguém quer ser aprovado em uma vaga incompatível com o seu perfil profissional.