Sua fotografia profissional
Muitas vezes o currículo será o seu primeiro contato com a empresa contratante, portanto ele precisa causar uma boa impressão. Esse documento, é como se fosse um folheto de vendas caso você fosse um produto, é um cartão de visitas, de onde se tira uma primeira impressão.
A finalidade básica do currículo é comunicar suas experiências, realizações e resultados alcançados, além de ser usado como forma de direcionar a atenção do entrevistador durante uma entrevista.
O ajuste da câmera
Capriche na formatação, na clareza e procure imprimir sua identidade, mas também seguir o que é padrão na sua área de atuação. Caso você seja um advogado, não será compatível com sua área de atuação, apresentar um currículo repleto de imagens e cores. É importante despertar o interesse do leitor, do jeito certo.
Objetividade é fundamental, leia, releia e corte tudo que não for relevante. Em caso de necessidade, reescreva até que consiga dizer o que deseja, com um número menor de palavras. Procure não passar de três páginas.
Dois aspectos importantes:
Ortografia:
Escreva corretamente respeitando as regras gramaticais e ortográficas. Submeta o currículo a revisão de mais pessoas para garantir a correção.
Evitar:
Existem dois formados mais usados para organizar seu currículo:
Cronológico: recomendado para quem possui um histórico profissional de crescimento, apresenta um posicionamento atual similar à sua experiência mais recente e trabalhou em empresas renomadas.
Funcional: recomendado para quem tem um posicionamento atual diferente da experiência anterior, quer enfatizar habilidades não utilizadas até o momento, possui experiência em funções diferentes, não relacionadas entre si ou está retornando ao mercado de trabalho após ausência.
Enquadramento fotográfico
Um currículo completo é composto por algumas partes que vão compor sua fotografia:
Retoques fotográficos
Um aspecto deve servir como diretriz durante o processo de elaboração do currículo, portanto ao finalizar vale a pena reler e verificar se ele foi respeitado:
Verdade: só inclua informações verdadeiras no seu currículo. Por outro lado, você não deve dizer o que lhe falta ou dar destaque para informações que podem prejudicar o seu desempenho num processo seletivo. É melhor deixar as “saias justas” para que se for o caso explicar durante a entrevista, onde você terá tempo para abordar o assunto.
Que perguntas o recrutador quer ter respondidas ao analisar um currículo?
Qual o objetivo profissional desse candidato?
Qual sua experiência profissional?
Como se deu o encadeamento de suas passagens pelas empresas (tempo de permanência e intervalos)?
O candidato tem buscado aprimoramento?
Em que região da cidade (bairro) o candidato reside?
Qual o domínio do candidato em idiomas?
Olhando o currículo como um todo, que pistas tenho sobre o candidato?
Dedique um tempo para olhar seu currículo finalizado e verifique como ele responde às perguntas acima. Peça opinião de alguém de sua confiança e implemente melhoria. Atualize seu currículo sempre que puder acrescentar algo que traga diferenciação.
Abraços e boa sorte na busca de recolocação,
Deixe um comentário