Você já pensou que para sermos bem sucedidos no que realizamos, precisamos ter uma mente empreendedora? Você, que saiu de sua zona de conforto ao mudar de pais, já pensou em quantas vezes você precisou se reinventar para chegar onde chegou? Isto vale para os aspectos pessoais e profissionais. Esta reinvenção, a busca de novas soluções para os nossos dilemas rotineiros e de médio/ longo prazos, fazem parte desta mente empreendedora.
Vamos ao foco do aspecto profissional. Encontrar sua área de atuação preferida e um trabalho alinhado com esta preferência, requer iniciativa e proatividade. Precisamos encontrar meios em que consigamos nos destacar e nos diferenciar. Para isso, é essencial ser resiliente e adaptável mesmo quando o primeiro plano não funciona. Não basta apertar o botão “enviar” para milhares de vagas ou esperar sentado que suas credencias da faculdade, cursos e experiências profissionais prévias farão o trabalho. A busca por emprego é um processo ativo e exige interação com vários profissionais.
Você sabe como anda o contexto da Carreira na atualidade?
Você está preparado para o futuro?
O mercado de trabalho está em transformação constante e intensa. Vivemos em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambiguo)
e muitas das possibilidades de trabalho ainda não foram inventadas. A tendência é que sua habilidade para aprender, se adaptar e desenvolver habilidades adicionais se tornem cada vez mais importantes do que suas habilidades técnicas. Você já pensou nas questões abaixo? Faço este convite agora e peço que você escreva ou pense em momentos de sua carreira em que apresentou as respostas abaixo:
Recomendação de leitura!
De acordo com o Livro “A Start-up of you” de Reid Hoffman, um dos fundadores do Linkedin, existe uma combinação de três fatores para nos destacarmos na multidão: nossos ATIVOS, ASPIRAÇÕES/VALORES e REALIDADES DO MERCADO. Quando ele menciona os ativos, está se referindo aos diferenciais competitivos de cada profissional e ter consciência deles pode ajudar a sair na frente e se destacar nas áreas de interesse.
Ele compara os candidatos à busca de emprego com um produto. Ao nos lançarmos no Linkedin, por exemplo, seria como o nosso processo de vendas, onde o produto somos nós mesmos. Ele diz que ao buscarmos uma vaga no mercado, nós estamos vendendo a nossa inteligência, as nossas habilidades, energia e estas características são comparadas aos outros candidatos (…produtos, na comparação dele). A primeira recomendação é que você complete a frase: “Uma empresa me contrataria e valorizaria o meu perfil além dos meus competidores porque…. “. O que você oferece que é melhor, único, diferenciado? Qual é o seu diferencial competitivo neste caso? O autor escreve que não precisamos ser melhores ou diferenciados em relação à todos os candidatos competidores, pois se buscarmos ser melhor em tudo o que realizamos, na realidade não seremos bons em nada, não teremos propriedade sobre determinado assunto. O mesmo vale para as empresas. Elas são especiais e únicas em determinados produtos, segmentos e não conseguem se diferenciar em todas as categorias do mercado. Elas trabalham em nichos.
Os 3 fatores (Ativos, Aspirações e Realidade de Mercado) que favorecem as nossas vantagens competitivas são como um quebra cabeça que vai se aperfeiçoando e mudando conforme nós crescemos e nos desenvolvemos. Eles nos ajudam a entender a direção que iremos seguir na carreira.
Os Ativos
Nossos ativos são o que temos hoje em nossas mãos. Antes de pensar no futuro e vislumbrar nossas frentes, precisamos articular bem o que já temos.
Faça um balanço de seus ativos:
As Aspirações e Valores
As Realidades do Mercado
Onde você pode encontrar oportunidades de crescimento em áreas que te interessam alinhadas com seus ativos e valores? Quais as possiblidades, levando em conta suas habilidades e experiências? Quem pode estar disposto a comprar seu tempo? Quem está interessado no seu perfil profissional?
Colocando as três forças juntas
Planos de carreira servem para alavancar suas habilidades, te colocar na direção das suas aspirações e levar em conta as realidades do mercado. Portanto, segundo o autor, construir uma carreira de sucesso envolve reunir essas três forças ao tomar decisões. O mundo está mudando e o melhor que você pode fazer é colocar a mão na massa, testando suas hipóteses em um ambiente de trabalho, através de tentativa e erro. Conhecimento prático é mais desenvolvido quando se faz, não só se pensando ou planejando; e você só saberá qual é o melhor plano até que tenha experimentado.
Boa sorte e vamos em frente empreendendo em nossas carreiras.
Um abraço,
Deixe um comentário