“Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante.”
Johann Goethe
Como dizia o gato de Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Levar a vida sem ter objetivos definidos faz com que, via de regra, não tenhamos os resultados. O ideal é que cada um de nós tivéssemos a nossa missão de vida definida – essa missão é o para o que viemos ao mundo, ou seja, qual é o grande objetivo de nossa vida com o que realmente queremos contribuir para a sociedade.
“A missão é uma condição permanentemente intrínseca ao que fazemos e somos. Sobre ela nascem as demandas que podemos atender e o valor que geramos para a sociedade.”
Autor desconhecido
Com a missão de vida estabelecida fica mais fácil avaliar cada uma das metas que almejamos – será que elas estão em consonância com a nossa missão? Se a resposta for negativa, acende-se um sinal de alerta e provavelmente a melhor saída seja abandonar esta meta especifica, mas se for positiva, sinal verde e “mãos a obra”! Frente a cada nova meta é importante se fazer as seguintes perguntas: O que eu pretendo fazer está me levando mais próximo ou mais longe do meu propósito de vida?
Para definir a missão de vida é importante olharmos para dentro de nós mesmos identificando nossos valores, forças e recursos e também direcionarmos nossa visão para fora, verificando como conectar tudo isso com as necessidades da sociedade. Esse é um assunto interessante, pois acreditamos que estamos no mundo para uma finalidade, mas não sabemos ao certo qual é. A nossa missão geralmente está relacionada aos nossos talentos e habilidades, muitas vezes ignorados por nós, pelo simples fato de não pensarmos sobre isso.
Então é fundamental conhecer nossas habilidades, qualidades e talentos que poderiam ser empregados de forma construtiva para realizar uma grande empreitada, definida basicamente pelos nossos valores pessoais, e é fundamental que isso nos proporcione satisfação e sentimento de sermos úteis como seres humanos.
Para inspirar seguem abaixo alguns exemplos de missão, relacionadas a profissões, lembrado que cada profissional deve fazer as adequações para o seu caso específico, pois dois médicos podem ter missões diferentes, apesar de compartilharem a mesma profissão:
Médico: promover a saúde e salvar vidas;
Psicólogo: contribuir para o desenvolvimento psicológico das pessoas e promover a saúde mental;
Engenheiro: desenvolver projetos técnicos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.
Professor: Dividir significados e promover a educação.
Quando temos a missão definida, ela servirá de balizador para direcionar as escolhas e decisões que precisamos tomar no decorrer da vida. A missão nos dá o norte, serve como bússola!
Existem alguns mitos em relação à missão de vida, que são importantes conhecermos para facilitar nosso trabalho de definição:
Esses mitos podem ser fatores limitadores na hora de definir nossa missão de vida. Fica muito clara a importância do autoconhecimento como passo inicial da jornada do desenvolvimento pessoal. Não adianta tentar pular essa etapa. Somente quem se conhece pode traçar um plano eficaz para esclarecer seu propósito na vida. Não deixe sua vida nas mãos do acaso, por mais difícil que seja o estabelecimento da sua missão, procure criar, claramente, em sua mente, o que você quer e siga em busca disso.
Faça-se as perguntas abaixo relacionadas. Isso pode ajudar a direcionar sua mente para a elaboração de seu propósito de vida:
A missão tem relevância quando ela vai além dos interesses individuais e engloba ações em benefício da sociedade. Após responder as perguntas acima e refletir coloque sua missão no papel, na mente e no coração e comece a trabalhar com esse direcionamento. Lembre-se o presente é reflexo de suas ações passadas. E o futuro você está criando neste exato momento.
Abraços e sucesso!
Deixe um comentário