Segundo o artigo O papel da inteligência emocional (traço) na previsão do comportamento em rede, de Teresa T. Coronas e Maria Arántzazu V. Blasco publicado na Revista Brasileira de Gestão de Negócios (2017), “a capacidade dos empreendedores de regular emoções influencia o seu comportamento em rede, ajudando-os a serem bem-sucedidos em suas relações de negócios.
Empreendedorismo
Empreendedorismo é a capacidade e vontade de criar, liderar e realizar projetos, ele pode se manifestar na criação de um novo negócio ou ainda na implementação de iniciativas dentro de uma empresa já consolidada. O empreendedorismo, na verdade pode se manifestar além do ambiente de trabalho, uma dona de casa pode manifestar, criatividade, capacidade de solução de problemas e visão estratégica, para lidar com os seus desafios e isso também pode ser considerado um comportamento empreendedor.
Para ser considerado um empreendedor é preciso além de manifestar certas características, agir em direção aos seus planos. Só ter um perfil empreendedor, não basta para empreender.
As principais competências dos empreendedores são:
Iniciativa: antecipar necessidades, além das já identificadas, atuando prontamente, sempre buscando agregar valor.
Criatividade: capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades.
Inteligências emocional: manter o controle em situações de tensão, modulando as emoções permitindo que incidentes sejam conduzidos de forma positiva.
Autoconfiança: é a sensação de segurança de que consegue superar obstáculos, decorrentes de situações novas ou desconhecidas, em função de sua capacidade e competência profissional.
Foco em resultados: canalizar esforços com determinação e firmeza, enfrentando qualquer desafio que se faça necessário, garantindo a realização dos objetivos propostos.
Exercer influência: capacidade de dialogar e argumentar com segurança persuadindo e influenciando a decisão e trazer pessoas para contribuir com os resultados.
Habilidade interpessoal: relacionar-se bem com diferentes públicos objetivando construir relações benéficas de longo prazo.
Pensamento estratégico: estabelecer prioridades, definir ações e identificar os recursos necessários para atuar com eficiência e eficácia, maximizando os resultados.
Protagonismo: ocupar o papel principal em sua própria vida. Tomar as rédeas da vida em suas próprias mãos e fazer as coisas acontecerem.
O empreendedorismo contribui para o desenvolvimento econômico e movimenta o mundo para o futuro.
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Rede de relacionamento
Uma rede de relacionamento é formada pela integração de pessoas com interesses comuns, onde a troca de informações a contribuições sejam um dos objetivos.
Uma rede bem formada e mantida pode aumentar suas chances de sucesso profissional. Por meio da convivência e contribuição, projetos podem ser aprimorados, coisas novas criadas e apoios conquistados.
Hoje em dia fala-se muito sobre networking e a sua importância para o sucesso na carreira e nos empreendimentos. As pessoas estão sempre muito interessadas em entregar cartões e recebê-los e acreditam que a consequência disso é a ampliação da sua rede de relacionamentos. Será que possuir uma lista enorme com nomes e informações de contato de pessoas que você cruzou em um único evento é garantia de poder contar com elas? Contatos sem relacionamentos são apenas contatos. Para possuir uma rede de relacionamentos, mais importante que incluir pessoas em uma agenda de contatos é a construção de vínculos de forma verdadeira e sincera.
A troca entre as pessoas acontece como consequência da confiança que vai sendo construída com o aprofundamento das relações e não como objetivo principal. Todos nós temos interesse em ajudar e apoiar quem gostamos; isso é algo natural nas relações verdadeiras.
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Inteligência emocional
Segundo proposição de Petrides e Furnham (2001) a Inteligência Emocional é conceituada como uma constelação de habilidades cognitivo-emocionais, localizadas em estruturas existentes da inteligência humana e está relacionada com:
Bem-estar – autoestima, otimismo e a felicidade.
Autocontrole – regulação emocional, impulsividade e controle do estresse.
Emocionalidade – expressão emocional, empatia e qualidade dos relacionamentos.
Sociabilidade – controle emocional, assertividade e consciências social.
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Como esses conceitos se inter-relacionam?
Pesquisas sobre empreendedorismo apontam que empresas iniciantes necessitam de uma variedade de recursos e uma forma de conquistarem o que precisam é por meio do estabelecimento de vínculos com diferentes públicos, seja para buscar informações, captar investimentos, desenvolver fornecedores ou outras muitas necessidades. Esses relacionamentos formam o capital social do empreendedor ou seja, sua rede de relacionamentos.
Podemos imaginar que o comportamento do empreendedor que seja favorável ao desenvolvimento de novos relacionamentos profissionais, pode depender de diferentes dimensões da personalidade. Maior ou menor extroversão ou controle emocional, farão a diferença ao estabelecer relacionamentos.
Voltando ao artigo citado no primeiro parágrafo desse texto, as autoras apresentam os resultados de um estudo realizado com 450 empresas na Espanha que eram geridas pelos proprietários. Os empresários responderam a um questionário para medir Inteligência Emocional, que apresenta escores nos quatro fatores que compõe a Inteligência Emocional, descritos acima. Os resultados mostraram que dois dos componentes estão positivamente relacionados como comportamento proativo em rede, são eles: Bem-estar e Sociabilidade.
Podemos concluir que o comportamento proativo para formar rede de relacionamento e aspectos da Inteligência Emocional de empreendedores, podem ser favoráveis ao sucesso de empreendimento.
Sucesso!
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