Semana passada aconteceu em Praga, na República Tcheca, a mais importante reunião da Federação Internacional de Coaching (ICF): ICF Converge 2019. A próxima conferência global será em 2021.
Este é um evento global que a Federação organiza, oferecendo um panorama do universo do coaching no mundo. Abaixo, compartilho com você um pouco dos assuntos abordados. As anotações estão disponíveis no site do evento, mas aqui estão compiladas e foram gentilmente cedidas pela Coach Associada (ACC) Elza Baptista Filha, que está baseada atualmente em Portugal. Um agradecimento especial à ela.
Abaixo você encontrará o tema, palestrante e uma breve sinopse de algumas palestras.
Boa leitura
Construir – Descobrir – Prática – Ciência
1. Sessão de Abertura e Keynote: Navegando na Imprevisibilidade
Mudanças constantes são uma garantia no mundo de hoje, e nossa crescente interconexão significa que o mundo se tornou muito mais imprevisível. A palestra de Frans Johansson se concentrou em como os coaches podem ajudar seus clientes e organizações a navegar nesse clima. Ao longo da sessão, Johansson defendeu que é preciso coragem e um novo tipo de pensamento para navegar pela imprevisibilidade e pelo ritmo acelerado da mudança. Ao fazer isso, os coaches devem aproveitar as ferramentas e habilidades que permitem a eles e seus clientes que se movam rapidamente, respondam às mudanças rápidas das condições, capitalizem sucesso inesperado e escalem rapidamente. No final, Johansson expôs o motivo pelo qual uma estrutura renovada é importante para navegar na imprevisibilidade e deve alavancar explicitamente o poder da sorte, diversidade e inclusão para posicionar o público para o sucesso.
2. Keynote do Grupo Build: Transformando uma Cultura com a Humanidade
Reza Rahmani, PCC
Nesta palestra, ouça a história inspiradora de como uma cultura de treinamento e liderança foi criada na Automotive Fuel Cell Cooperation Corp. (AFCC), uma ganhadora do International Prism Award 2017. Aprenda como uma base sólida para o coaching foi estabelecida e como o programa cresceu e foi ampliado para adoção em toda a empresa, enfrentando muitos desafios e sucessos ao longo do caminho. Três meses depois de ganhar o International Prism Award, foi anunciado que o AFCC estaria fechando. Reza discutiu o capítulo final desta história poderosa e como o coaching foi alavancado para apoiar a equipe da AFCC quando a empresa fechou suas portas.
Objetivos de aprendizado:
• Entenda como criar e escalar um premiado programa de coaching interno.
• Como o coaching pode ser usado para inspirar e envolver os funcionários em momentos bons e desafiadores.
• Saiba mais sobre o ROI do coaching
3. Discurso do Grupo Discover: Superando Vieses na Tomada de Decisão
Mariano Sigman, PhD
Nossas decisões nos definem. No entanto, raramente refletimos sobre o processo pelo qual os criamos. A ciência nos ensinou que esse caminho é cheio de preconceitos e idiossincrasias. O objetivo desta sessão foi revelar esse processo com o objetivo de nos colocar no controle de nossas decisões. Mariano Sigman usou experimentos interativos para mostrar como as decisões em grupo podem ser uma maneira de superar vieses no processo de tomada de decisão. Isso revelará um princípio muito simples de que argumentação e discussões racionais (mesmo que muito curtas) no contexto certo, tornem explícitos os procedimentos pelos quais apresentamos as escolhas. E, ao fazer isso, fornece um mecanismo de correção de erros para revisar e melhorar nosso procedimento de tomada de decisão.
Objetivos de aprendizado:
• Entenda por que às vezes confiamos cegamente em nossas decisões e duvidamos dos outros, mesmo quando as evidências em contrário são esmagadoras.
• Compreenda como emoção e raciocínio são combinados na tomada de decisões.
4. Palestra do Grupo de Prática: Escapando de nossas armadilhas mentais para prosperar na complexidade
Jennifer Garvey Berger – CEO
Cultivando Liderança, Reino Unido
Seus clientes lutam com a complexidade de suas vidas? E quanto a você? O problema é que nossos cérebros e corpos foram aperfeiçoados ao longo de milhares de anos para se tornarem máquinas de simplificação, protegendo-nos dos dados esmagadores de nossas vidas. Ao longo dos séculos, os humanos desenvolveram atalhos que nos serviram incrivelmente bem, e melhoramos a prosperidade em um mundo mais natural e mais simples. Mas agora esses atalhos são mais enganosos do que úteis, pois navegamos em um mundo mais interconectado e dinâmico do que os humanos jamais conheceram antes. Em um mundo em que precisamos interagir intencionalmente com a complexidade ao nosso redor, em vez de fingir que não existe, esses atalhos se tornaram “armadilhas da mente” que nos desviam. À medida que a vida de nossos clientes (e nossa vida como coaches) se torna mais complexa, precisamos ser capazes de reconhecer essas armadilhas mentais e escolher uma maneira criativa de escapar delas.
5. Apresentação do Science Group: Emoções: Fato vs. Ficções
Dra. Lisa Feldman-Barrett
Nesta palestra, foram exploradas uma série de experimentos sobre emoções cujas conclusões parecem desafiar o bom senso. Aprendemos que o senso comum está errado e existe há 2.000 anos. No processo, dispersaremos várias das ficções mais difundidas sobre emoções que se escondem em salas de reuniões, salas de aula e quartos em todo o mundo. Em seguida, foi explorado um entendimento científico radicalmente novo sobre o que são as emoções e como elas funcionam.
Objetivos de aprendizado:
• Entender que o cérebro humano funciona prevendo o que acontecerá a seguir, em vez de reagir a eventos no mundo.
• Identifique a diferença entre “ler” ou “detectar” emoções no rosto ou no corpo de outra pessoa versus “inferir emoções em outra pessoa”.
• Explique o papel do cérebro na execução de um “orçamento” para o corpo que influencia todos os aspectos da vida humana, incluindo produtividade no trabalho, criatividade e inovação.
6. Build Group Keynote: De que maneiras a tecnologia revolucionará seu coaching?
John Welsh
Dos aplicativos à realidade virtual, do vídeo à inteligência artificial, descubra os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia para impactar o coaching. Como você pode usá-las para aprimorar sua prática de treinamento e, ao mesmo tempo, aumentar seus resultados? Nesta sessão, use a sabedoria e a experiência compartilhadas na sala para descobrir como você fará o mesmo. Estamos enfrentando este momento juntos.
7. 7 segredos para criar programas de coaching inesquecíveis
Sherry Yellin, ACC
Presidente
The Learning Connection, Inc., Estados Unidos da América
Como você projeta programas de coaching que realmente obtêm excelentes resultados e têm um enorme impacto? Todos os coaches têm uma mensagem única e poderosa para compartilhar, mas geralmente lutam para criar programas que realmente tenham o fator “uau”. A solução está em saber como aplicar sete princípios de como o cérebro aprende melhor. Esta apresentação inclui sugestões e ferramentas práticas de como criar uma experiência de aprendizado inesquecível para expandir seus negócios e aumentar o impacto de sua mensagem. Se seu programa de coaching consiste em apresentações, workshops, webinars, retiros ou uma combinação de todos, esses sete princípios baseados no cérebro revolucionarão a experiência do aluno e o equiparão para criar programas de coaching que impressionam e impactam.
Objetivos de aprendizado:
• Definir a diferença entre a aprendizagem tradicional e a baseada no cérebro.
• Explicar os sete princípios de design essenciais para criar uma experiência de aprendizado inesquecível.
• Aplicar os sete princípios de design baseados no cérebro ao seu programa de coaching.
8. Coaching para a pessoa e não o problema
Marcia Reynolds, Psy.D., MCC
Covisioning LLC, Estados Unidos
Até coaches experientes caem na armadilha de se concentrar nos problemas que os clientes trazem para suas sessões. Se você permanecer focado nesses dilemas, o coaching parecerá estar circulando por causa do apego emocional que seus clientes têm aos problemas deles. No final, seus clientes podem encontrar as etapas que desejam seguir, mas não obtêm a nova conscientização que os ajudará a evitar problemas semelhantes no futuro. Esta apresentação o ajudará a mudar da solução de problemas para treinar o cliente à sua frente. Você descobrirá novas aplicações de suas competências de coaching, aprenderá três maneiras de preparar sua mente para o coaching e, depois de observar uma demonstração de coaching com o apresentador, explorará o que fará de diferente em seus próprios compromissos de coaching.
Objetivos de aprendizado:
• Diferencie o problema externo dos blocos internos que impedem os clientes de descobrir soluções poderosas por conta própria.
• Execute três etapas na preparação mental para aumentar a presença e treinar mais efetivamente a pessoa em vez do problema.
• Use técnicas reflexivas, bem como perguntas poderosas, para “orientar verticalmente” o que impede os clientes de avançar e resolver os problemas por conta própria.
9. Quão azul é o seu oceano de Coaching?
Dan Mocanu
Salto em frente, Romênia
Uma prática de coaching bem-sucedida e próspera requer domínio de coaching e competências e habilidades empresariais e empresariais. Enquanto os novos participantes são atraídos para a profissão de coaching pelo curto “tempo na escola” e pelo rápido processo de credenciamento, os coaches profissionais estabelecidos estão ocupados mantendo suas credenciais e atualizando constantemente suas competências com a esperança de que novos títulos e novas habilidades tragam naturalmente mais clientes e crescimento do negócio. Na realidade, essa abordagem para desenvolver e aumentar a prática do coaching não funciona, pois muitos coaches profissionais não enfrentam ondas altas com uma enxurrada de clientes. Nesta apresentação, usaremos as principais ferramentas da Blue Ocean Strategy para identificar oportunidades de crescimento e os participantes desenvolverão suas próprias estratégias de crescimento.
10. Incorporando a Teoria do Desenvolvimento Adulto na Prática Sistêmica
Paul Lawrence, PCC
Centre for Coaching in Organizations, Austrália
No mundo VUCA, a capacidade de uma organização ser bem-sucedida depende de sua capacidade coletiva de adotar uma perspectiva holística e sistêmica da organização e de seus diversos stakeholders. Isso implica trabalhar com a organização como um sistema – uma rede complexa de relacionamentos dinâmicos através da qual as mudanças estão constantemente emergindo e evoluindo. Nesta sessão, consideraremos o que o treinamento sistêmico realmente significa e o papel da teoria do desenvolvimento adulto em ajudar a todos nós a cultivar ainda mais nosso próprio crescimento como profissionais de coaching. Consideraremos abordagens do coaching que podem se integrar imediatamente à prática e uma nova lente sobre o desenvolvimento do coach.
Objetivos de aprendizado:
• Entenda como trabalhar dialógica e sistemicamente com as organizações.
• Imediatamente colocar em prática novas técnicas e estruturas para trabalhar com clientes individuais de coaching.
• Demonstrar a capacidade de trabalhar com os clientes e consigo mesmo através de uma lente de desenvolvimento para adultos.
Objetivos de aprendizado:
• Identifique o jogo competitivo entre os provedores de serviços de treinamento profissional, “o jogo da indústria”.
• Distinguir as oportunidades de crescimento identificando os grupos “não clientes” que são ignorados pelo setor.
• Entenda a mudança na oferta de valor que aumentará a satisfação do cliente atual e converterá os não clientes de hoje em clientes.
11. Social VOCÊ: Como as mídias sociais podem ajudá-lo a aumentar sua prática
William Arruda
CareerBlast, Estados Unidos
Sua marca pessoal mudou on-line, criando grandes oportunidades para você influenciar seus clientes de coaching ideais. Para maximizar suas atividades de marca digital, você deve traduzir a “carne e os ossos” em bits e bytes e maximizar as mídias sociais para que você possa ser visível, disponível e valioso para as partes interessadas. Nesta apresentação, o guru da marca pessoal William Arruda compartilha uma visão geral das ferramentas de mídia social mais poderosas e ajuda a criar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair oportunidades para sua prática. Você descobrirá como criar uma estratégia integrada de mídia social incorporando LinkedIn, Instagram, YouTube, Twitter e outras ferramentas sociais. Você aprenderá exatamente o que deve fazer, o que deve evitar e maneiras de se envolver nas mídias sociais sem que isso assuma a sua vida.
Objetivos de aprendizado:
• Entenda por que as mídias sociais são a maneira mais poderosa de construir uma prática de coaching bem-sucedida.
• Aprenda quais plataformas de mídia social são as mais valiosas.
• Descubra como criar um plano integrado de mídia social.
12.Melhorando o desempenho da equipe com o Play, a maneira Improv
Michelle Clarke
Facilitador Global e Coach de Liderança
www.motivcoach.com, Chile
Você está procurando uma nova maneira de melhorar a eficácia do coaching de sua equipe e fornecer uma abordagem divertida e sustentável que rompe barreiras de cultura, formação, gênero, conhecimento e idioma enquanto celebra verdadeiramente a diversidade e a inclusão? O Improv é uma abordagem de vínculo, prática, levante-se-da-sua-cadeira-e-jogo que deixa as equipes energizadas, engajadas e se comunicando em alinhamento. Quando jogados regularmente, esses jogos melhoram a audição, a comunicação, o suporte, a confiança e a presença da equipe e, consequentemente, aumentam o desempenho. Nesta sessão totalmente experimental, exploraremos as mentalidades e competências de improvisação que são tão valiosas para a realização de equipes de improvisação quanto para as equipes de trabalho.
Objetivos de aprendizado:
• Descreva as mentalidades e os recursos do improvisador necessários para o sucesso efetivo da equipe de improvisação e saiba como aplicar às equipes de negócios.
• Desenvolva um repertório de jogos que eles possam apresentar às equipes, bem como maneiras de ajudar as equipes a aprender com os jogos que jogam.
• Inspirado a incluir o jogo em seus projetos de coaching de equipes e incentivar as equipes a continuarem jogando como um meio de aprimorar a comunicação e aumentar o desempenho.
13. O futuro do coaching: à beira da ruptura
David Peterson, PhD
Diretor, Centro de Especialização, Coaching Executivo e Desenvolvimento de Líderes
Google, LLC, Estados Unidos
Muitos coaches executivos aprenderam seu ofício em um ambiente que enfatiza questões abertas de construção de relacionamento, fornecendo feedback e um conjunto principal de ferramentas de avaliação. Cada vez mais, há uma desconexão entre essas abordagens tradicionais e as necessidades reais dos líderes no mundo complexo e em constante mudança de hoje. Com o objetivo de gerar um diálogo rico e instigante, esta sessão desafia suposições comuns sobre como o coaching funciona, explora as forças dinâmicas que podem atrapalhar completamente o campo do coaching e delineia diferentes caminhos a seguir para reinventar nosso trabalho e servir melhor o atual e as necessidades emergentes dos líderes.
Objetivos de aprendizado:
• Identificar pelo menos seis forças suscetíveis de causar interrupções no campo do coaching executivo.
• Descrever três razões pelas quais os líderes e coaches não estão bem equipados para aprender efetivamente em um mundo complexo e em rápida mudança e o que eles podem fazer para combater esses desafios.
• Definir pelo menos três táticas que eles podem usar para equipar a si mesmos e aos líderes que treinam para prosperar diante de mudanças e complexidade crescentes.
Quanto conteúdo bacana foi explorado na semana passada! Uma grande oportunidade para coaches do mundo todo (cerca de 70 nacionalidades) crescerem e se desenvolverem.
Ainda há muito mais e se quiser continuar sabendo da programação completa, acesse o site do ICF Converge #icfconverge e aproveite!
Boa semana repleta de aprendizados,
Obrigada Tici. O evento foi mesmo um sucesso e está sendo muito comentado nas plataformas sociais.
Isso ai Elza, você sempre muito conectada. Obrigada por nos acompanhar.