Partindo do pressuposto que já temos
objetivos definidos com base no sentido ou proposito que queremos dar a nossa vida, o
próximo passo para caminhar rumo aos mesmos é estabelecer metas.
A fixação de metas é um processo
importante para pensar sobre o futuro ideal e motivar-se no sentido de
transformar a visão de futuro em realidade. O estabelecimento de metas ajuda a chegar aonde se
quer chegar. As metas nos contribuem
para termos clareza de onde estamos indo, como poderemos chegar lá e o que
faremos ao chegar.
”Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho
serve.”
Lewis Carrol
Tratando-se de sonhos grandes ou pequenos,
objetivos corriqueiros ou muito especiais, definir metas para alcançá-los nos
faz planejar o curso de nossas vidas. Nada
mais é do que dividir seus objetivos em partes menores, que possam ser mais
facilmente alcançadas e que com isso vão nos levando mais próximo ao resultado
desejado.
Estratégias para manter a rota
Escolha viver segundo um modelo de agir proativo – agir proativamente, não é apenas agir em resposta a um estimulo, na verdade isso é agir reativamente – estimulo vem e automaticamente reagimos a ele com base em nosso modelo de mundo. Quando somos proativos temos escolhas a fazer e esse poder de escolha está entre o que acontece conosco e o que decidimos fazer em resposta. Para caminhar rumo aos nossos objetivos devemos escolher agir favoravelmente a isso – podemos aproveitar nossa liberdade de escolha! Como podemos agir favoravelmente ao que queremos conquistar, também podemos ter iniciativa para criar novas circunstâncias e abrir caminhos de maneira empreendedora.
Tenha uma atitude accountable – ter uma atitude de pegar a responsabilidade para si e gerar respostas com resultados, ou seja, não esperar ser levado pelas circunstâncias ou por outras pessoas. Manter o foco na solução dos problemas e agir imediatamente procurando encontrar os melhores caminhos.
Seja disciplinado e perseverante – desenvolver a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. Pode ser difícil começar uma nova empreitada, mas na verdade o mais desafiador é continuar em busca do objetivo, após começar. Quantos já começaram a fazer dieta, começaram a parar de fumar, ou começaram e montar um negócio… E quantos você realmente viu persistirem nesses empreendimentos? Poucos, não é? Portanto ir em frente exige esforço, dedicação de persistência.
Atue na sua área de influência – olhar para os desafios e identificar aquilo que está dentro da nossa área de influência ou seja, aquilo que podemos modificar e atuar para que tenhamos os resultados que almejamos, é uma atitude favorável. Muitas vezes gastamos nossa energia em situações sobre as quais não temos como interferir, isso é um desgaste que não nos beneficia. Investir esforços naquilo em que podemos intervir e provocar mudanças, gera uma energia positiva que acaba nos impulsionando rumo aos nossos objetivos.
Defina prioridades – ter clareza do que é o mais importante, sendo que nossas metas devem ser organizadas em ordem de prioridade para que não corramos o risco de empenhar esforços no que é secundário. Precisamos estar no comando, agindo de forma planejada, passo a passo até alcançar o que desejamos. Saber quais as prioridades no seu dia, semana e mês, vai contribuir para que esteja sempre seguindo no caminho correto e também seja capaz de redefinir a rota em caso de imprevistos.
Assuma compromissos públicos – uma forma de aumentar a probabilidade de agir em favor de objetivos é compartilhar nossas intenções e compromissos com pessoas nas quais confiamos. Essa atitude cria um tipo de compromisso maior, afinal de contas teremos mais a perder ao não avançar, além da nossa autoestima, as pessoas nas quais confiamos também se decepcionarão. Expor nossas metas propicia maior sustentação da ação, pois temos uma imagem a zelar!
Mantenha um idealismo realista – segundo psicólogos motivacionais, a probabilidade de conquistarmos nossas metas aumenta caso pensemos bastante nos resultados que queremos e também nos obstáculos que podemos encontrar. Sabendo o que queremos e o que pode nos atrapalhar, podemos nos planejar para enfrentar os obstáculos, pois não seremos surpreendidos por eles.
Tenha pistas mentais – segundo pesquisas da neurociência algumas pequenas pistas podem levar nossos sentimentos e comportamentos para uma determinada direção. Isso acontece em função das conexões com as quais essas pistas estão associadas. Por exemplo, caso pense na cor laranja, pode automaticamente pensar no Fusca laranja que seu pai tinha. Podemos pensar em palavras ou frases, que vão relembrar de nossas metas e objetivos. Colar bilhetinhos com essas pistas pode ser uma boa ideia.
Use sua imaginação e seu favor – quando imaginamos algo, nosso cérebro é ativado de maneira bem parecida com o que acontece quando vivenciamos a situação na realidade. Quanto mais ensaiamos mentalmente mais as circuitarias neurais vão se fortalecendo, tornando mais fácil repetir o comportamento quando tivermos necessidade. Isso justifica o ditado que diz: “a prática leva a perfeição”.
Acompanhe e monitore – em geral alcançamos aquilo que acompanhamos e monitoramos, não basta ter ambições. Definir marcos e prazos que mostrem que está caminhando rumo aos seus objetivos e depois monitora-los vai contribuir grandemente para o seu avanço.
Nossas atitudes podem nos afastar ou
aproximar dos objetivos, a escolha pelas atitudes certas é de nossa total
responsabilidade. Só nós podemos colocar as estratégias acima descritas em
ação. Esse é nosso desafio!
“Somente quando você assumir total responsabilidade por seus pensamentos, sentimentos, ações e
resultados, poderá guiar seu próprio destino; caso contrário, alguém ou algo
fará isso por você.”
Livro: O princípio de Oz
Referências:
Covey R., Stephen – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Editora Best Seller – Rio de Janeiro -2004
Ulrich, David e Wood Small, Norm – Sustentabilidade da Liderança – Editora HSM – São Paulo – 2014
Webb. Caroline – Como Ter um Dia Ideal – Editora Objetiva – Rio de Janeiro – 2016
Coach Executiva e Empresarial certificada pela ABRACEM (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial),
Psicóloga com MBA Executivo em Negócios, Consultora e Sócia da Questão de Coaching, Sócia da Questão de Coaching e Coautora do Blog Questão de Coaching. yara@questaodecoaching.com.brhttps://www.facebook.com/questaodecoaching
Deixe um comentário