Em julho de 2019 fui certificada pela metodologia de coaching executivo de Marshall GoldSmith, a Stakeholder Centered. Aprendi diversos conceitos muito interessantes sobre liderança e hoje quero compartilhar um deles que acabo utilizando em várias áreas de minha vida.
Sempre que realizo uma nova certificação, utilizo e visualizo os novos aprendizados para a minha própria vida.
Com base em uma ampla pesquisa no campo da liderança, sabemos que líderes que possuem um alto grau de coragem, humildade e disciplina conseguem melhorar sua eficácia de liderança. Por outro lado, líderes que possuem baixo grau de coragem, humildade e disciplina muito provavelmente falham. Vejam o que a coragem, a humildade e a disciplina significam para a mudança da liderança dentro da perspectiva do Stakeholder Centered Coaching.
Coragem significa fazer o processo de mudança de liderança sobre VOCÊ. Somente VOCÊ pode mudar VOCÊ. Sair da zona de conforto, ser vulnerável, tentar coisas novas, repensar suas crenças profundas e fazer o que for preciso para mudar. Se os resultados que você está procurando não são alcançados, então tente algo diferente. Lembre-se: Não há conforto na zona de mudança e não há mudança na zona de conforto.
A seguir temos a Humildade que significa: “Não expanda a sua liderança por VOCÊ e sim pelas pessoas que você lidera”. Quando outros indicam que um determinado comportamento é importante para eles, considere-o importante para você. Envolva as partes interessadas no trabalho, considere suas sugestões, admita que você não é perfeito e demonstre o crescimento de sua liderança. Quanto mais rápido passarmos de uma perspectiva centrada em “NÓS MESMOS” para uma perspectiva centrada na “EQUIPE e pessoas que interagimos no dia a dia” (conhecidos como os stakeholders), mais fácil será a mudança.
Esta abordagem é exatamente a mesma nos negócios. Se quisermos criar melhores produtos e serviços, precisamos estar focados no cliente e envolvê-los em nosso negócio. Empresas e organizações bem sucedidas geralmente dizem: “Os nossos produtos e serviços não são perfeitos e queremos a sua ajuda para torna-los melhores”. Ao envolvê-los na melhoria dos produtos e serviços, considerar e implementar as suas sugestões e admitir que há sempre espaço para mais melhorias ….. Isto é precisamente o que os líderes de sucesso também fazem. Eles dizem aos seus stakeholders – em outras palavras, aos seus clientes internos: “Eu sei que não sou perfeito”. “Eu quero melhorar.” Assim como pedimos aos nossos clientes que ajudem a melhorar os nossos serviços, uma das propostas da metodologia Stakeholder Centered é de também pedir ajuda para a melhoria do próprio líder que busca a expansão de sua Liderança. O pedido de ajuda é feito através do feedforward (sugestões).
Finalmente, a Disciplina. Os líderes precisam da disciplina para implementar e aprimorar comportamentos, hábitos e processos mais eficazes. Isto inclui pensar seriamente sobre as sugestões que você recebe das partes interessadas e considerar o uso das mesmas em seu plano de ação. A partir daí, a execução do plano de ação é o único caminho para tornar a mudança visível.
Marshall diz muito que o que importa é o SHOW how (demonstrado através de seus comportamentos) e não o KNOW how (adquirido através de treinamentos realizados).
Todo o processo é baseado no SHOW How, sendo muito prático e visível à quem interessar.
Após contar um pouco sobre um dos conceitos que aprendi e aplico no trabalho que realizo, proponho que você também pense na coragem, humildade e disciplina que aplica em sua vida quando busca mudar algum comportamento e ser bem-sucedido.
Um grande abraço e boa semana,
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