Muitos de vocês sabem que meu trabalho é praticamente 100% online, onde uma boa conexão é o que preciso para atender os meus clientes (pessoas física ou jurídicas). Recentemente, uma das empresas da qual sou coach associada, compartilhou um artigo sobre o coaching nos tempos em que a tecnologia nos oferece a possibilidade de atingirmos cada vez mais pessoas pelo mundo. Hoje escrevo inspirada neste artigo, oferendo informação sobre este formato de trabalho e as competências que os “e-líderes” devem ter para serem bem sucedidos nesta jornada.
As organizações estão mudando rapidamente devido à adoção de tecnologias digitais. Esta evolução tem ramificações muito abrangentes para os funcionários e seus líderes. Um número crescente de postos de trabalho exige o uso extensivo da tecnologia e a capacidade de acompanhar o ritmo acelerado de crescimento.
Segundo o artigo, um termo específico foi denominado para um novo perfil de líderes que estão na vanguarda da digitalização e do avanço tecnológico em suas organizações: o “e-líder”. Como facilitadores digitais, eles desempenham um papel crucial na condução de resultados positivos a partir do investimento em novas tecnologias. Para conseguir isso e liderar efetivamente os funcionários através dessas grandes mudanças, os executivos precisam adotar um novo estilo de liderança.
Neste artigo, foi explorado como exatamente os executivos liderarão a mudança, quais habilidades precisam para prosperar no novo ambiente e como nós (coaches) podemos apoiar essa transformação. Ter um coach de confiança que oriente os líderes nestes tempos de transformação será certamente uma vantagem chave para as organizações e executivos.
Como a digitalização e a tecnologia mudam a forma como os executivos precisam liderar
Foram observados três desenvolvimentos principais que impactam a liderança na organização moderna.
1. Liderança de equipes virtuais
Quaisquer restrições que exigiam que os funcionários estivessem em um local específico para trabalhar, estão desaparecendo graças às tecnologias modernas. Como resultado, os executivos fazem a gestão de suas equipes cada vez mais diversificadas, com diferentes origens culturais, em vários locais e fusos horários. E com o crescimento da economia, eles têm que supervisionar não só os funcionários internos, mas também os trabalhadores independentes. Comunicação sólida e habilidades interculturais são as chaves para liderar equipes virtuais para o sucesso.
2. Enfrentar novas estruturas de poder dentro da organização
O aumento da conectividade e do fluxo da informação estão rapidamente quebrando as hierarquias e limites tradicionais. Muitas organizações estão adotando uma abordagem de trabalho baseada em projetos que exige liderança compartilhada em equipes. Os membros compartilham o poder de decisão em vez de depender de um único líder. O resultado é um maior senso de responsabilidade pelas tarefas e resultados em mãos, reduzindo a compulsão para controlar as ações dos funcionários como anteriormente exercidas pelos líderes.
3. Facilitando o desenvolvimento dos colaboradores
Os executivos são responsáveis por ajudar a sua força de trabalho a lidar com as mudanças na transformação digital. Eles terão que adaptar a sua abordagem em relação às competências do funcionário e os trabalhadores precisarão de assistência para abraçar as mudanças futuras que podem ser vistas como uma ameaça se não capacitados e apoiados pelos seus líderes.
Que competências os executivos precisam neste momento
Enquanto impulsionam a agenda digital, os líderes precisam criar um ambiente de trabalho positivo, conectado e altamente colaborativo, que não deixe ninguém para trás. A nova cultura organizacional deve fomentar um forte sentido de unidade e de pertencimento entre os funcionários.
As habilidades sociais tradicionais, como a capacidade de ouvir ativamente e compreender as emoções e pontos de vista dos outros, são agora mais importantes do que nunca. Em um ambiente em rápida mudança, fornecer e receber feedback claro é essencial para melhorar continuamente. Além disso, um conceito como FeedForward pode ser útil para reunir ideias acionáveis para o futuro.
Os “e-líderes” precisam integrar estas competências com a capacidade de aplicar uma variedade de métodos de comunicação virtual. Eles exigem cada vez mais habilidades de TI e compreensão de ferramentas digitais para entender e gerenciar o uso das mesmas de forma eficaz.
Apenas os líderes que adotam uma abordagem de aprendizagem ao longo da vida (life-long learning) serão capazes de desenvolver e aperfeiçoar as competências digitais e sociais necessárias. Um coach pode ajudar nesta transformação vital.
Como os coaches podem facilitar a transformação?
A digitalização, em geral, implica uma maior partilha de informação. Os líderes precisam se adaptar a esta nova transparência, também no que diz respeito ao seu próprio desenvolvimento e desafios. Convidar abertamente a FeedForward diretamente, ao contrário de feedback, das partes interessadas sobre os seus comportamentos, é uma das grandes chaves para o sucesso.
No entanto, este processo FeedForward ainda não está enraizado na maioria dos líderes. É aí que os coaches podem facilitar muito o desenvolvimento do executivo. Ao estabelecer o FeedForward dos stakeholders como um elemento fundamental da jornada de coaching, podem haver mudanças de comportamento duradouras dos líderes. Pense nisto e sempre solicite FeedFoward, trabalhando em parceria com os seus stakeholders.
Um abraço e boa semana,
Deixe um comentário