O mundo ficou de ponta cabeça estes dias e, confesso que ainda está por aqui (Bélgica). Estamos nos adaptando às novas medidas impostas pelo governo no final desta semana e muitas empresas solicitaram que seus funcionários trabalhem de forma remota, o que chamamos aqui de Telework. Uma amiga compartilhou um artigo interessante sobre 5 maneiras de ser ágil na gestão das equipes em tempos de rápidas mudanças e incertezas. Abaixo você confere estas dicas com alguns toques de minha percepção e experiência. Continue comigo…
Agora, mais do que nunca, os funcionários enfrentam ambientes de trabalho em rápida mudança. A importância de permanecer ágil durante tais momentos é crucial para o futuro de qualquer negócio. O trabalho remoto está em ascensão há vários anos, mas quase sempre como uma opção ocasional ou voluntária; longe de ser a norma entre uma cultura de trabalho baseada em escritórios. No entanto, como equipes e forças de trabalho inteiras estão agora mudando para uma política de trabalho a partir de casa, mesmo que temporariamente, as empresas enfrentam um desafio inteiramente novo de como garantir que seus funcionários ainda sejam capazes de fazer seu trabalho com segurança, produtividade e sucesso.
A saúde e o bem-estar dos colaboradores é sempre a prioridade número um, por isso, à medida que as empresas adaptam cada vez mais os seus modelos de trabalho, compartilho algumas dicas para gerir eficazmente as suas equipes em tempos de mudança rápida:
1. Mitigar a perturbação
O primeiro grande desafio que os representantes das empresas enfrentam é como garantir que o maior número possível de funções de negócio, continue sem interrupções. Quando as rotinas regulares dos funcionários estão sendo viradas de cabeça para baixo, as empresas devem fazer o possível para transmitir o máximo de normalidade possível. Manter reuniões regulares na agenda e manter os horários pré-estabelecidos pode ser tão importante quanto proporcionar a flexibilidade necessária, particularmente quando se trata de mitigar a perturbação e evitar o caos. A agenda rotineira pode ser mantida e seguida de forma virtual.
2. Entre na era digital
Vivemos numa era de ouro da tecnologia, e há anos que os empresários desenvolvem alternativas tecnológicas para quase todos os processos empresariais. Quer se trate de chamadas de vídeo e conferência no lugar de reuniões, de serviços de mensagens instantâneas em vez do chat do escritório, ou de ferramentas de gestão de projetos digitais em vez daquele grande diagrama de parede na sala de reuniões, as empresas podem migrar o seu dia-a-dia online e garantir que a sua força de trabalho ainda esteja equipada com o apoio necessário para alcançar o sucesso.
3. O toque humano
O contexto de ‘bloqueio’ e ‘quarentena’ coloca uma perspectiva completamente diferente do trabalho remoto e deve lembrar-nos que para muitos empregados, ser ‘remoto’ coloca uma série de novas dificuldades. Este é um desafio para os departamentos de RH, pois toda a força de trabalho terá que operar sem interação humana significativa. Não se deve subestimar o quanto nós subconscientemente ganhamos com a linguagem corporal e as sugestões de voz.
Sempre que possível, as empresas devem incentivar as chamadas de vídeo através de chamadas telefônicas, e as chamadas telefônicas através de mensagens instantâneas. Recursos de RH digitalizados, tais como coaching digital e soluções de feedback dos funcionários, podem ajudar a gerir o bem-estar dos funcionários e os processos de tutoria em situações difíceis, ou remotas. O coaching digital, em particular, é uma ferramenta eficaz para gerenciar o estresse e identificar pontos fortes e recursos internos que podem apoiar as pessoas durante uma crise.
A tecnologia pode resolver tantos problemas, mas muitas vezes não há nenhum substituto para acrescentar um toque humano.
Do ponto de vista do colaborador é importante lembrar que a maioria das crianças estarão em casa no mesmo período. Ele deve conversar com a família para que consiga ter o seu espaço durante o período que trabalha remotamente. Além disto, quem está interagindo de forma virtual ou por telefone que tenha tolerância caso ouça vozes de criança ou até latidos de cachorros. Lembre-se que nem todos estão 100% preparados para trabalhar de casa e possuem um ambiente pronto para trabalhar. Como tudo mudou muito rapidamente de um dia para o outro, há muitas pessoas que se organizaram de uma forma improvisada até que a situação volte à normalidade.
4. Ajuste as suas expectativas
Muito poucos de nós são capazes de replicar um ambiente de escritório em casa, e períodos prolongados de trabalho remoto podem levar ao tédio, à estagnação da produtividade e a uma pressão emocional adicional sobre os funcionários. O contexto é crucial, e as empresas devem sempre lembrar que há indivíduos por trás de cada e-mail. Em tais circunstâncias extraordinárias, é necessário ajustar as expectativas, particularmente se os colaboradores tiverem familiares afetados.
5. Liderança à frente
As forças de trabalho remotas podem rapidamente tornar-se forças de trabalho isoladas se as empresas não as gerirem adequadamente. Em vez das interações humanas no escritório, é fundamental garantir que os funcionários ainda se sintam parte de uma equipe mais ampla e que a unidade da empresa seja protegida o máximo possível. Fundadores e CEOs devem dar o exemplo e, sempre que possível, aumentar a quantidade de tempo de face melhor outra expressão com os funcionários e equipes individuais (mesmo que virtualmente), para responder a quaisquer perguntas ou preocupações, assegurar-lhes que a compreensão e empatia mencionadas acima está presente e garantir que eles ainda se sintam parte de uma equipe bem sucedida e sociável.
O mais importante para as empresas se lembrarem neste contexto sem precedentes é que a saúde do funcionário e da comunidade é muito importante. Os empregados são humanos, com circunstâncias e preocupações individuais, e devem ser sempre tratados como tal. Aumentar o apoio personalizado é a melhor forma de garantir que as pessoas se mantenham felizes e saudáveis no trabalho, o que por sua vez aumentará a produtividade, reduzirá a rotatividade do pessoal e, em última análise, tirará o melhor partido da sua força de trabalho, por mais remota que seja.
Estamos todos juntos nesta situação global e que esperamos superá-la e aprender.
Caso você trabalhe em uma empresa, gostaria de saber o que foi feito em relação ao seu trabalho.
Sinta-se abraçado e cuide-se,
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