Olá, vamos conversar sobre o momento e novos aprendizados desta fase, acredito que tudo será diferente daqui para frente: as relações entre as pessoas, produtos e serviços de forma geral.
Fiquei pensando nas habilidades e competências que iremos desenvolver com o que o mundo está exigindo de nós hoje. Todos estamos assustados, ansiosos, inseguros, sem respostas (em maior ou menor grau)
O que afeta um, afeta todos. As fronteiras foram derrubadas. Todos corremos o mesmo risco.
Temos que nos habituar com o distanciamento social, mesmo de pessoas próximas afetivamente mas que habitam em diferentes casas, o que nos traz algo novo em nosso comportamento.
Não podemos deixar de pensar que temos uma parte muito importante e de responsabilidade em toda esta situação através da limpeza e distanciamento social. Vamos fazer nossa parte para que todos tenhamos um mundo melhor e mais equilibrado. Como sempre, estamos em transformação, mas desta vez ela veio de uma forma abrupta.
Começamos a notar médicos e profissionais da saúde em geral oferencendo consultas online, restaurantes oferecendo comida gratuita para os necessitados e adaptando suas refeições em formato delivery, hospitais montando hospitais de campanha, escolas de negócios oferendo cursos online gratuitos com o propósito de desenvolver e envolver as pessoas que também enxergam toda esta situação como uma oportunidade de autodesenvolvimento e preparo para o que está por vir, gurus montando clubes de leitura de seus livros online, professores de educação física (personal trainers) oferecendo treinos gratuitos nas redes sociais… Todo mundo está tentando fazer algo pelo outro, exercitando a solidariedade como nunca antes feito.
Sou uma pessoa positiva e acredito que sairemos melhor do que entramos nesta turbulência. Acredito que é uma oportunidade para buscarmos o equilíbrio emocional, afetivo, profissional e entramos em contato com cada uma destas partes que existem em nós. É como se fosse um lembrete de que ainda temos tempo para fazer as coisas diferentes, rumo à um mundo melhor.
É tempo de olhar para nós mesmos, para as nossas famílias, buscar equilíbrio em todas as relações e interfaces de nossas vidas. Olhar também para pessoas diferentes de nós que podem sofrer mais ou menos os impactos desta pandemia.
Casos Próximos
Embora eu seja uma otimista, também tenho vivido situações de preocupação. Falando de minha própria vida, tenho preocupação com o futuro do meu trabalho, embora continue envolvida nos projetos que já estavam ocorrendo antes da pandemia chegar na Bélgica. Estamos por aqui pensando nas possibilidades para mantermos os rendimentos e em como podemos nos reinventar para continuar colhendo frutos do que está por vir. Confesso que é um quebra-cabeça nível difícil.
Ainda bem próximo de mim, uma querida amiga pegou o virus e foi hospitalizada. A acompanhei da forma mais “próxima” que consegui, mas foi muito dolorido e preocupante vê-la numa situação tão frágil e incapaz de poder ajudar de forma próxima. Hoje ela está em casa e ainda se recupera.
Tenho também amigas italianas e espanholas, ambas com famílias nos dois países que estão mais sofrendo na União Européia. Uma destas amigas tem parentes no hospital.
Além disto, tem pessoas conhecidas hospitalizadas e a cada dia escuto boas e más notícias.
No sábado sai de casa pela primeira vez para ir à farmácia e mercado, confesso que voltei muito triste para casa. Uma atmosfera de medo no ar, pessoas com sorrisos nervosos, todos querendo ir rápido para sairem daqueles ambientes de risco. Muitos de máscaras e luvas. Tudo muito tenso, estranho e triste.
Mundo VUCA e novas competências
Posso dizer que estamos de fato vivendo intensamente um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e tem sido um desafio. Para os ansiosos, como eu, é pensar e viver no dia presente, pois com todo este cenário sem respostas, não há muito espaço para manobras. Cheguei a conclusão que temos uma falsa sensação de segurança e controle quando, por exemplo, organizamos nossas agendas repletas de compromissos futuros. Devemos continuar fazendo estas organizações mas sempre deixando uma brecha para planos B e sabendo que há possibilidades de mudanças de última hora e tudo pode acontecer de uma forma diferente do planejado. É uma questão de ajustes das rotas que podem ser impactadas por algo maior que a minha autonomia. Aqui entram as novas competências que mencionei no início deste post. Acredito que a Solidariedade, Resiliencia, Adaptabilidade, Flexibilidade e Empatia sejam as principais neste momento. Será um mundo mais colaborativo.
Na área da carreira recebi diversas dúvidas de clientes e amigos: Vou ser demitido? Até quando vou fazer home-office? Vou trabalhar só a distancia? Eu não sei fazer home-office, como faço?
Estamos aprendendo a nos auto-conhecer e lidar com a nossa vulnerabilidade. É importante reconhecermos que somos todos vulneráveis e que esta característica faz parte da vida dos seres humanos. Este reconhecimento expande a nossa consciência e nos ajuda a crescermos e aprendermos a lidar com tais aspectos. Compartilho aqui uma TED da pesquisadora americana Brené Brown que fala de forma muito leve e gostosa sobre o Poder da Vulnerabilidade
E agora? O que fazer?
Tempo sempre foi uma desculpa e algo escasso na vida das pessoas e agora a vida nos dá de presente este tempo para ficarmos em família, estudarmos, repensarmos nossas vidas pessoais e profissionais. Aproveite!
Se possível, aproveite este tempo para poder se auto-desenvolver.
Existem escolas de negócios que abriram os seus cursos de formato online e gratuitos. No final deste post, compartilho alguns links.
Faça uma curadoria de conteúdos para vc aproveitar e estudar.
Como seres humanos, somos dotados do livre arbítrio e você pode escolher o caminho que quer trilhar frente à tantas incertezas. De um lado pode ser positivo, mesmo frente aos desafios apresentados, buscando novas perspectivas e se adaptar ao que está por vir, fluindo às novas águas ou… pode paralisar frente ao medo, ficar refém da ansiedade e sucumbir ao lado negativo e sombra da situação.
Eu já escolhi o meu e mesmo sendo uma fase difícil, desejo de coração que você também exercite este caminho e tente se contagiar pelo amor e esperança de um mundo melhor.
Tenha uma boa semana,
Alguns links para cursos online gratuito