Você está pronto para fortalecer sua liderança?
O processo de coaching executivo de Marshall Goldsmith com foco no Stakeholder, garante o crescimento e fortalecimento da liderança, possibilitando que o líder a pratique efetivamente através de comportamentos positivos de mudança sustentáveis, reconhecidos e percebidos pelos outros.
Um dos primeiros passos deste processo é verificar se o líder está pronto para este movimento, checando os seus níveis de Coragem, Humildade e Disciplina ao se comprometer com o crescimento de sua habilidade de liderança, tornando-se mais efetivo como Líder. Este momento não é sobre o processo de coaching e sim sobre o compromisso do profissional em crescer e se desenvolver. Estas três características são ingredientes fundamentais para que o processo seja bem sucedido uma vez que o profissional tenha uma dose alta de cada um deles.
Vamos a cada um deles:
Coragem é sobre o compromisso consigo em sair de sua zona de conforto, ser vulnerável e tentar novas alternativas, repensar as crenças enraizadas e fazer o que for preciso para mudar. É bastante desafiador pois o líder não estará falando sobre o negócio e sim sobre si mesmo, buscando informações e feedback sobre o seu comportamento em relação às competências que buscará aprimorar em sua jornada de crescimento e desenvolvimento.
Humildade não é sobre você mesmo e sim sobre as pessoas que estão ao seu redor e podem ajudar no seu desenvolvimento enquanto líder. Envolver os stakeholders em seu trabalho, considerar o feedback oferecido por eles e executá-los em seu dia a dia de trabalho, admitir que você não é perfeito e também pode errar, ajudará no desenvolvimento de sua liderança. Ter a humildade de ouvir e agradecer pelos inputsoferecidos.
Disciplina é sobre implementar e executar o que foi combinado e recebido como feedback pelos envolvidos no processo de coaching, afiando os seus comportamentos, hábitos e condução de trabalhos. Outro ponto importante é sobre demonstrar a cada mês os seus novos comportamentos e garantir que seus colegas estão percebendo esta mudança.
Estes três aspectos fazem parte de uma cadeia, ou seja, se o nível de um deles estiver baixo, certamente irá impactar os demais e o processo de crescimento da liderança não acontecerá. Por exemplo: se um líder tem um alto grau de coragem e humildade, mas não apresenta a disciplina necessária para implementar e executar o plano acordado a cada etapa, certamente o crescimento e desenvolvimento de sua liderança não acontecerão.
Neste momento é importante colocar para o coachee algumas questões para reflexão:
Para ilustrar, seguem alguns exemplos de comportamentos de líderes que apresentam:
Baixa Coragem, Humildade e Disciplina – geralmente são pessoas indecisas, que não escutam, arrogantes, controladoras, acusam os outros o tempo todo, agressivas, precisam de aprovação e aceitação de outros, críticos, cínicos, seguem as regras quando as convém..
Alta Coragem, Humildade e Disciplina – geralmente são pessoas que estabelecem metas SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal), trabalham em direção ao objetivo da equipe, engajam às pessoas, são positivos, decididos, compartilham suas ideias, sentimentos e pensamentos, envolvem outros no processo de decisão, reconhecem e recompensam outros colaboradores, aceitam-se, escutam com empatia, motivam, desenvolvem outros…
É importante ressaltar que além do coachee apresentar estas características em altos níveis de comprometimento, também cabe ao coach apresentá-las e cumpri-las. Como coaches precisamos de Coragem para desafiar os nossos clientes, estarmos abertos à feedback e sair da zona de conforto é fundamental para que as transformações aconteçam. Devemos estar sempre abertos à estes movimentos de crescimento de nós mesmos.
Quanto à Humildade temos que ter em mente que o processo de coaching é sobre o cliente e o que vai faze-lo crescer e se desenvolver. Somos facilitadores e não protagonistas desta jornada. Devemos ouvi-los com empatia e facilitar os caminhos que levarão os mesmos aos seus objetivos.
Já a Disciplina é fundamental para acompanhamento do cliente, etapa após etapa. Devemos ficar atentos e presentes aos passos dados durante todas as fases.
Vamos em frente e boa semana,
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