Seguindo uma rigorosa análise da prática de coaching de 24 meses, a Federação Internacional de Coaching (ICF) está anunciando um Modelo de Competência de Coaching atualizado. Este modelo de competência é baseado em evidências coletadas de mais de 1.300 coaches em todo o mundo, incluindo Membros e não-membros da ICF e representando uma gama diversificada de disciplinas de coaching, históricos de treinamento, estilos de coaching e níveis de experiência. Esta iniciativa de pesquisa em larga escala validou que grande parte do Modelo de Competência Principal da ICF existente, desenvolvido há quase 25 anos, continua a ser extremamente importante para a prática do coaching hoje em dia. Alguns novos elementos e temas que emergiram dos dados também foram integrados ao modelo. Estes incluem uma ênfase primordial no comportamento ético e na confidencialidade, a importância de uma mentalidade de coaching e prática reflexiva contínua, as distinções críticas entre os vários níveis de acordos de coaching, a criticidade da parceria entre coach e cliente, e a importância da consciência cultural, sistêmica e contextual. Estes componentes fundamentais, combinados com temas emergentes, refletem os elementos-chave da prática de coaching hoje e servirão como padrões de coaching mais fortes e mais abrangentes para o futuro.
Confira abaixo as novas competências:
A. Fundação
1. Demonstra Prática Ética
Definição: Compreender e aplicar consistentemente a ética do coaching e os padrões de coaching
1. Demonstra integridade pessoal e honestidade nas interações com clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes
2. É sensível à identidade, ambiente, experiências, valores e crenças dos clientes
3. Utiliza linguagem apropriada e respeitosa com os clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes.
4. Cumpre o Código de Ética da ICF e defende os Valores Fundamentais
5. Mantém a confidencialidade com as informações dos clientes de acordo com os acordos com as partes interessadas e as leis pertinentes.
6. Mantém as distinções entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio
7. Remete os clientes para outros profissionais de apoio, conforme apropriado
2. Incorpora uma mentalidade de Coaching
Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente
1. Reconhece que os clientes são responsáveis pelas suas próprias escolhas
2. Envolve-se na aprendizagem e desenvolvimento contínuos como coach
3. Desenvolve uma prática reflexiva contínua para melhorar o seu coaching
4. Permanece consciente e aberto à influência do contexto e da cultura sobre si mesmo e sobre os outros
5. Utiliza a consciência de si próprio e a intuição para beneficiar os clientes
6. Desenvolve e mantém a capacidade de regular as suas emoções
7. Prepara-se mental e emocionalmente para as sessões
8. Procura ajuda de fontes externas quando necessário
B. Co-Criando o Relacionamento
3. Estabelece e Mantém Acordos
Definição: Parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar acordos claros sobre a relação, processo, planos e metas do coaching. Estabelece acordos para o engajamento geral do coaching, bem como aqueles para cada sessão de coaching.
1. Explica o que é e o que não é o coaching e descreve o processo ao cliente e às partes interessadas relevantes.
2. Chega a um acordo sobre o que é e o que não é apropriado no relacionamento, o que é e o que não é oferecido, e as responsabilidades do cliente e das partes interessadas relevantes
3. Chega a um acordo sobre as diretrizes e parâmetros específicos da relação de coaching, como logística, taxas, agendamento, duração, rescisão, confidencialidade e inclusão de outros
4. Estabelecer parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar um plano e metas gerais de coaching
5. Parcerias com o cliente para determinar a compatibilidade cliente-coach
6. Parceiros com o cliente para identificar ou reconfirmar o que eles querem realizar na sessão
7. Parceiros com o cliente para definir o que o cliente acredita que precisa abordar ou resolver para alcançar o que deseja realizar na sessão
8. Parceiros com o cliente para definir ou reconfirmar medidas de sucesso para o que o cliente deseja realizar no trabalho de coaching ou na sessão individual
9. Parceiros com o cliente para gerir o tempo e o foco da sessão
10. Continua o coaching na direção do resultado desejado pelo cliente, a menos que o cliente indique o contrário.
11. Parceiros com o cliente para terminar a relação de coaching de uma forma que honre a experiência
4. Cultiva Confiança e Segurança
Definição: Parcerias com o cliente para criar um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútua.
1. Procura compreender o cliente no seu contexto, o que pode incluir a sua identidade, ambiente, experiências, valores e crenças
2. Demonstra respeito pela identidade, percepções, estilo e linguagem do cliente e adapta o seu coaching ao cliente.
3. Reconhece e respeita os talentos únicos do cliente, os seus insights e o seu trabalho no processo de coaching
4. Mostra apoio, empatia e preocupação com o cliente
5. Reconhece e apoia a expressão dos sentimentos, percepções, preocupações, crenças e sugestões do cliente
6. Demonstra abertura e transparência como forma de mostrar vulnerabilidade e construir confiança com o cliente
5. Mantém Presença
Definição: Está plenamente consciente e presente com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível, fundamentado e confiante
1. Permanece focado, observador, empático e responsivo ao cliente
2. Demonstra curiosidade durante o processo de coaching
3. Gerencia as suas emoções para se manter presente com o cliente
4. Demonstra confiança em trabalhar com emoções fortes do cliente durante o processo de coaching
5. É confortável trabalhar num espaço de não saber
6. Cria ou permite espaço para silêncio, pausa ou reflexão
C. Comunica eficazmente
6. Escuta Ativamente
Definição: Concentra-se no que o cliente é e na linguagem não falada para entender completamente o que está sendo comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a auto-expressão do mesmo.
1. Considera o contexto, identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente para melhorar a compreensão do que ele comunica
2. Reflete ou resume o que o cliente comunicou para garantir clareza e compreensão
3. Reconhece e pergunta quando há algo a mais no que o cliente está comunicando
4. Avisa, reconhece e explora as emoções do cliente, mudanças de energia, sinais não-verbais ou outros comportamentos
5. Integra as palavras do cliente, o tom da voz e a linguagem corporal para determinar o significado completo do que está sendo comunicado.
6. Avisa tendências nos comportamentos e emoções do cliente através de sessões para discernir temas e padrões
7. Evoca Consciência
Definição: Facilita a percepção e a aprendizagem do cliente usando ferramentas e técnicas como questionamento poderoso, silêncio, metáfora ou analogia.
1. Considera a experiência do cliente ao decidir o que pode ser mais útil
2. Desafia o cliente como uma forma de evocar consciência ou insight
3. Faz perguntas sobre o cliente, como sua forma de pensar, valores, necessidades, desejos e crenças
4. Faz perguntas que ajudam o cliente a explorar além do pensamento atual
5. Convida o cliente a partilhar mais sobre a sua experiência no momento
6. Avisa o que está funcionando para melhorar o progresso do cliente
7. Ajusta a abordagem de coaching em resposta às necessidades do cliente
8. Ajuda o cliente a identificar fatores que influenciam os padrões atuais e futuros de comportamento, pensamento ou emoção.
9. Convida o cliente a gerar ideias sobre como ele pode avançar e o que ele está disposto ou é capaz de fazer
10. Suporta o cliente no reenquadramento de perspectivas
11. Partilha observações, percepções e sentimentos, sem apego, que têm o potencial de criar novas aprendizagens para o cliente
D. Cultivando a aprendizagem e o crescimento
8. Facilita o crescimento do cliente
Definição: Parcerias com o cliente para transformar a aprendizagem e o insight em ação. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.
1. Trabalha com o cliente para integrar nova consciência, insight ou aprendizagem na sua visão de mundo e comportamentos
2. Parcerias com o cliente para projetar metas, ações e medidas de responsabilidade que integrem e expandam novos aprendizados
3. Reconhece e apoia a autonomia do cliente na concepção de objetivos, ações e métodos de responsabilização
4. Apoia o cliente na identificação de resultados potenciais ou na aprendizagem de passos de ação identificados
5. Convida o cliente a considerar como avançar, incluindo recursos, apoio e barreiras potenciais
6. Estabelecer parcerias com o cliente para resumir a aprendizagem e a percepção dentro ou entre as sessões
7. Celebra o progresso e os sucessos do cliente
8. Compartilha com o cliente o fechamento da sessão
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Um abraço e boa semana,
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