Olá, tempos turbulentos estes que estamos vivendo. O mundo de repente virou de ponta cabeça e todos estamos vivendo a mesma situação, independente do lugar em que estamos. Há uma onda de insegurança e medo principalmente porque não sabemos o que vai acontecer no futuro próximo, mas vamos aproveitar este momento para viver o presente, o dia a dia e pensarmos positivo trazendo amor, fé e boas vibrações aos que nos cercam. O amor, ao contrário do medo em que paralisamos, é fluxo e nos traz esperança. Confiemos.
Há uma infinidade de cursos e palestras que estão sendo disponibilizadas gratuitamente às pessoas através da internet, então te convido a buscar conteúdos que possam ser de seu interesse e aproveitar esta oportunidade. Olhe nas instituições de ensino que tenha vontade de estudar.
Também estou aproveitando este momento para participar de lives, palestras e cursos. Uma das palestras foi realizada na semana passada e gostaria de compartilhar um pouco do conteúdo que foi abordado. Foram convidados os representantes de capital humano de grandes empresas que estão no Brasil e cada um comentou o que está fazendo para amenizar a situação junto aos colaboradores e sociedade. Foi muito bonito ver estas empresas compartilhando suas boas práticas, se apoiando e aprendendo umas com as outras em tempos difíceis. A união, cuidado e empatia estavam presentes. Bravo!! Ao final do post disponibilizo o link para este evento que ocorrerá às quintas feiras, das 8h às 9h (horário de Brasília). Gratidão aos organizadores.
Vamos às empresas e práticas:
Boticário – Possuem um programa chamado Sentinela e Tele-terapia – Ambos têm o foco nas pessoas que estão com a saúde mental abalada. Está havendo um reconhecimento ainda maior para todas as pessoas das bases de atendimento ao cliente. Usam a ferramenta do market place para a comunicação entre os empregados. Tem valorizado ainda mais os empregados do Centro de Distribuição.
Unilever – participação de animais e crianças no ambiente em que o colaborador está fazendo home-office, trazendo leveza, acolhimento, para quem está lidando com esta situação no dia a dia. O que ocorre é que nem todas as pessoas estão preparadas para fazer este formato de trabalho e há necessidade de tolerância neste aspecto. Foi realizada a primeira sessão de introdução ao mindfullness, abrindo um canal semanal de prática de bem estar. Algo simples que pode ajudar a acalmar a ansiedade, o estresse da equipe.
Parker – desafio entre as diretrizes para os ambientes administrativo X ambiente de fábrica (que muitas vezes não entendem porque não podem fazer home-office). Houve um aumento da comunicação entre as partes. Líderes de frente da fábrica instruindo as equipes. Cada vez mais é pedido aos líderes que exerçam a competência de liderança e que tenham mais proximidade à equipe. É uma oportunidade para demonstrar mais cuidados com o pessoal de fábrica e não apenas administrativo.
Bradesco – 83% do quadro em home-office – atendimento online de profissionais da saúde para atendimento aos funcionários. Coaches que podem ajudar também em casos de ansiedade e solidão dos funcionários. Papel do coach, orientar, equilíbrio entre o racional e emocional e neutralizar as emoções negativas. Caminho de ouvir estas pessoas e dar possibilidades e tranquilidade aos funcionários. Nas agências há um revezamento semanal. Trabalham para que as pessoas não se sintam vítimas desta situação. Estão trabalhando muito o emocional dos funcionários. Presidente participando diretamente destas iniciativas oferecendo suas palavras que confortam às equipes.
CTG – instalação de containers (operacionais para trabalhar) e trailers (residenciais) para os funcionários, caso haja necessidade de isolar a operação. É uma empresa chinesa e o momento fica ainda mais desafiador.
Sul América – apoio integral aos funcionários (a saúde para eles é vista de forma integral) – apoiam alguns aspectos financeiros para ajudar os colaboradores. Acreditam que os trabalhadores são influenciados pelo ambiente que vivem na vida pessoal e profissional. Tem feito ações para fortalecer ajuda entre colegas. Fortalecer a rede interna e empoderar os colaboradores.
SAP – Estão realizando uma pesquisa quanto ao trabalho em casa. O objetivo desta pesquisa é para captar as percepções e necessidades novas das pessoas. Por exemplo: o setup de um home-office mais adequado. Apoiaram na parte logística quando houve necessidade de mudança para o escritório em casa. Já tem casos confirmados de coronavírus na empresa e estão ajudando o funcionário e as famílias. Comunicação, comunicação, comunicação transparentes. Todos podem ter a iniciativa e não depender só do líder para terem conversas de apoio um ao outro. Estão trabalhando a ansiedade das equipes que iam aos clientes e que não vão mais, estão muito ansiosos.
Braskem – Horário de almoço de 2 horas para respeitar a questão das crianças em casa. Muitas pessoas fazem o almoço e oferecem o mesmo aos seus filhos. Não marcar reuniões após as 18h. Fomentamos a base da confiança. Foi identificado a dificuldade em como equilibrar todo este momento sem culpa. Apoio da alta liderança. Organizar horários das reuniões que ajudem neste aspecto. Tem estimulado as questões em rede.
CVC – Estamos vivenciando vendas zero em algumas frentes. Há medo de perder o emprego, quando irão voltar ao escritório… Tem feito 3 principais iniciativas: comunicação- reduziram a jornada de trabalho em 50% para todos os colaboradores, desde diretoria até o atendente. Aprendemos que quando fazemos juntos e mostramos que tudo é para todos as pessoas entendem. Mostrar o porquê estão fazendo é muito importante. Ações de apoio – parceria com a Sulamérica – consultas médicas via aplicativo. A principal prioridade é manter as pessoas.
Raia-Drogasil: reconhecer a promoção da saúde do que pela doença. As pessoas sentem medo, são muitos jovens, comunicação, parceria com Einstein a Tele-consulta. Oferecem Tele-terapia e buscam cultivar uma cultura de doação (através da revista que vendem nas lojas) – arrecadações deverão seguir para as instituições que estão diretamente ligadas ao COVID-19.
Haviam muitas outras empresas participantes, mas devido ao respeito do tempo estipulado para a conversa, não foi possível ouvir todos os executivos. Sendo assim, na próxima quinta-feira, será realizada mais uma conversa.
Compartilho o link do canal no YouTube (BMI Live for Life) para os interessados e vamos em frente nesta batalha que vai passar.
Até breve e boa semana,
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