Ah, se eu tivesse feito isso…ou aquilo. Hoje as coisas podiam ser diferentes…eu poderia ter feito de outra maneira…Há mais frases que indicam nossa frustração de como o passado influencia nossa vida no momento presente. Podemos trabalhar com vários temas, mas vamos focar na aceitação.
Até Novembro último, eu também me enquadrava no grupo de pessoas que sempre pensou que os fatos do passado poderiam ter sido diferentes, se eu tivesse agido de outra forma. OK. Durante um treinamento, após as vivências, aconteciam as rodas de elaboração. Grupos eram formados e cada um comentava sua experiência, o que aprendeu, suas sensações e interpretações. E nós aprendemos muito durante as rodas, uma das frases ditas por um dos facilitadores para nós foi: “se podia ter sido diferente, por que não foi?! Simples. Não foi porque simplesmente você não tinha recursos para agir diferente e obter outro resultado. Aceite.”
Depois que ouvi essa frase, minha mente virou uma máquina caça-níquel, daquelas de casinos: caindo centenas de fichas. E eu aceitava com o coração toda a minha história, tudo que aconteceu com aquela criança. Vi a importância de cada momento frustrante, de cada perda, de cada derrota, como esses momentos preparam meu espírito para o adulto de hoje. Mas também criei um vínculo muito mais forte com as alegrias, as vitórias, as conquistas, que são a força motriz para o meu desenvolvimento como ser humano.
Aceitar e acolher nossa própria história tem um poder muito grande. Ninguém é perfeito e todos nós temos nossas limitações, portanto não há vergonha nenhuma em aceitar a própria incapacidade de resolver problemas. São com os erros e as derrotas que mais aprendemos. Toda pessoa de sucesso também é uma pessoa que falhou muito. A vergonha está em não aprender com sua própria vida.
Ser vítima é uma coisa; vitimizar-se é outra. E aí?! Qual tem sido sua postura diante de sua história?
“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”
Michael Jordan
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari
www.innercoaching.com.br
É como li certa vez: troque a expressão “ah, se eu tivesse feito diferente…” por “da próxima vez farei diferente!”
Olá Márcio!
É bem por aí mesmo!! Obrigado!
Abraço!
Ale, simplesmente texto perfeito….compartilho da mesma idéia, sensações e algumas historias…afinal, somos silvas e renacidos no mesmo dia!! Beijos e um mega 4!!!
Paulinha, muito obrigado pelo seu comentário! Só quem vivenciou sabe exatamente o que é isso!
Bj grande e um mega 4!
Oi Ale, tudo bem ?
Não havia lido seu texto e realmente muito bom.
Me fez voltar no tempo e ajudar a, como dizem, manter a chama acesa.
Obrigada ! Vc soube sintetizar o que muitos de nós sentimos.
E vc tem razão tbém no que disse na sua mensagem pra Paula: só quem vivenciou sabe exatamente o que é isso !
Um 4 bem apertado e tudo de melhor para vc em 2012 !
Goretti
Olá Goretti!
Obrigado! Que bom que você gostou e que ajudou a manter a chama acesa! Foi uma das coisas que pensei quando escrevi esse post!
Realmente sentir através da vivência é bem diferente que o ouvir ou ver…
Um bj grande e um caloroso 4! E que venha 2012!