Esse livro escrito pelo Psiquiatra Daniel Martins de Barros, discorre sobre as emoções, dando atenção especial às emoções negativas que apesar de fugirmos delas, existem por alguma razão.
Num mundo em que as mídias sociais só refletem pessoas felizes, fazendo coisas incríveis e se divertindo, fica difícil enxergar o valor das emoções negativas. Esse livro veio para destacar esse valor de forma clara, permitindo uma leitura agradável com embasamento em estudos científicos.
Na introdução e no capitulo O Círculo das Emoções o autor faz uma explanação básica sobre as emoções positivas e negativas e como elas influenciam nossas vidas. Conta como temos dificuldade de expressar e dar nome para o que sentimos e também que algumas emoções são mais automáticas e primárias. As emoções primárias que fazem parte do livro são: Alegria, tristeza, medo, raiva e nojo. A partir daí cada capitulo vai explorar uma dessas emoções e procurar mostrar a positividade e negatividade de cada uma delas.
Segundo o autor cada uma das emoções básicas tem sua função e capitulo a capitulo ela vai mostrando o lado bom de cada uma delas., vamos a elas:
Tristeza – a tristeza é inevitável e funciona como um sinal de alerta para identificarmos situações que precisam ser modificadas, ou para as quais devemos dar atenção, antes que elas comecem a gritar. A ideia não é incentivar a tristeza, mas lidar com ela e senti-la, para poder superá-la.
Medo – o lado bom do medo é mais facilmente identificado, pois é claro que ele nos dá um aviso de que algum perigo está nos rondando. Ele tanto pode nos paralisar como pode contribuir para que evitemos o perigo.
Raiva – a raiva é uma emoção presente e que se for vivida de forma civilizada nos ajuda a enfrentar situações que nos indignam. O importante aqui e que por meio da raiva podemos defender nossos direitos.
Nojo – nojo é praticamente uma reação automática e acaba sendo influenciada pela cultura. O nojo causa mal-estar para nos proteger de ter contato com substancias que podem nos causar problemas físicos.
Alegria – a única emoção positiva da lista, para qual Daniel nos mostra qual poderia ser seu lado ruim. Demonstrar alegria por muito tempo, mesmo que não seja verdadeira pode nos causar desgaste emocional. Outro aspecto é que durante momentos de alegria intensa podemos perder a capacidade de avaliação e reflexão, tomando decisões equivocadas.
Dei um panorama bem geral sobre o conteúdo do livro, que contém vários casos e citações de estudos científicos que suportam os argumentos do autor. Se você trabalha com desenvolvimento de pessoas ou se pessoalmente quer investir no próprio crescimento, vale a pena a leitura.
Livro: O lado bom do lado ruim – Como a ciências ensina a usas a tristeza, o medo, a raiva e outras emoções negativas a seu favor.
Autor: Daniel Martins de Barros
Editora: Sextante
Deixe um comentário