Você lembra-se quando, ainda na escola, exercitava as equações matemáticas, buscando a solução para elas? Aquela série de equações em que apareciam letras (x, y, z) conhecidas como variáveis ou incógnitas que lhe eram passadas e que chamavam de tarefa? Na realidade, elas o ajudavam a desenvolver a resolução de equações mais complexas. Era preciso resolver muitas delas para chegar-se a um grau de conhecimento mais avançado.
Assim como na vida escolar, a vida profissional deve ser vista como um desenvolvimento e não como tarefa.
O ser humano age de acordo com o seu modelo mental e as crenças às vezes podem impedi-lo de alavancar o seu desenvolvimento. Se ele acredita que o trabalho é algo árduo e que significa apenas a troca de horas trabalhadas por dinheiro, estará boicotando o seu próprio desenvolvimento.
Especialistas em desenvolvimento de pessoas afirmam que a efetividade do crescimento profissional é promovida na seguinte proporção:
70% através do próprio trabalho
20% através do Coaching
10% através de treinamento
Para que um indivíduo se desenvolva, ele deve se posicionar em relação ao seu trabalho como auto gestor da sua carreira, conduzindo a sua atividade profissional como projeto de crescimento e progresso.
As situações do dia a dia no trabalho exigem rapidez, alta tecnologia, competitividade e auto gestão da carreira. São essas circunstâncias que oferecerão uma infinidade de oportunidades para tomadas de decisões que darão musculatura para outras novas situações mais complexas. Entender este modelo de desenvolvimento, com certeza fará a diferença no seu crescimento profissional.
A motivação pessoal é o que vai garantir qualidade nas ações desenvolvidas e para isso, faz-se necessário refletir o quanto a atividade lhe agrada, o seu grau de comprometimento com a empresa e o sentido de propósito em tudo o que faz. Além disso, é preciso olhar a empresa como um todo, ter paixão pelo que faz, compartilhar conhecimentos e aprendizados, fazer a entrega completa (começo, meio e fim), ver oportunidade nas mudanças e encontrar caminhos para o que fazer.
Se você estiver disposto a ser o gestor do seu desenvolvimento e da sua própria carreira, comece mudando o seu modelo mental a respeito do seu próprio trabalho, transformando-o em desenvolvimento. Você verá que, assim como a matemática nos possibilita conhecer o valor de algo desconhecido, as equações da vida profissional, se bem praticadas, tornam as soluções das incógnitas mais fáceis do que parecem.
Abraço,
Liana
Lembre de cadastrar-se no Blog para receber semanalmente nossas novidades.
Deixe um comentário