Vocês já repararam como a palavra “estresse”( ou “stress” )se incorporou ao nosso cotidiano de uma forma absurda? Seja no trânsito, no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais, na administração do lar, todos a utilizam de forma corriqueira.
O estresse pode ser definido como soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo superar as exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
É mais comum enfatizarmos o estresse que passa do limite e por isso se torna negativo, afetando o nosso emocional (desequilíbrio emocional) e também o nosso físico ( somatização de sintomas). No entanto, em níveis adequados, o estresse pode inspirar o indivíduo a se superar.
O processo de Coaching estimula a transformação do problema em desafio e oportunidades de aprendizado. Como podemos colocar a transformação desejada em prática?
Tomemos como exemplo uma situação de estresse no trânsito da maior cidade do Brasil – São Paulo. Na primeira esquina, ao sairmos de casa já enfrentamos uma longa fila de carros . Todos apressados para chegarem aos seus compromissos. Começa a batalha para ganhar espaço no cruzamento do farol e ….salve-se quem puder!!!
Algumas atitudes podem ajudar a equilibrar o padrão de consciência que fica paralizado numa situação de estresse. Vejamos quais são elas:
1- Reconhecer a situação para gerar objetividade
Se pudermos apenas observar a cena, de uma forma distanciada e objetiva , perceberemos que conseguimos bloquear a sensação de estresse porque não nos incluimos na situação. Desta forma, nos afastaremos dos pensamentos que nos afligem como: “estou atrasado”, “esse espertinho vai sair na minha frente”, etc.
2- Respirar de maneira cadenciada para trazer coerência ao sistema fisiológico
Uma boa atitude é sentir a respiração de forma leve, ritmada e sob seu controle.
3- Pensar Positivamente para melhorar o desempenho
Faça um esforço para buscar uma sensação positiva, como boas lembranças da infância, o aroma do bôlo de chocolate quentinho, a risada do seu filho.
4- Questionar alternativas abre o leque de possibilidades
Pense o que seria eficaz para a busca de solução e para desestressar o seu sistema. Rotas alternativas, horários flexíveis, elasticidade de tempo para o trajeto, ouvir música enquanto dirige? Estas opções podem trazer comportamentos alternativos que amenizam o estresse.
5- Buscar novas perspectivas para a solução do problema
Viabilizar a prática de novas possibilidades pode ajudar na forma de lidar com o estresse e melhorar a maneira de enxergar o que parecia ser um grande problema.
Sustentando as percepções e sensações das situações propostas acima, fica mais fácil bloquear as reações do estresse. Abrindo possibilidades, temos opções de escolhas e amenizamos as respostas físicas e mentais causadas por fatores estressores.
Uma vez desenvolvido esse costume, ele poderá ser expandido para outras situações do nosso dia a dia. Que tal começarmos a praticar???
Abraços,
Liana
Li, vou começar a praticar! Tem horas que é fundamental! Bjs
Eu procuro seguir alguns passos, embora seja difícil, qualquer tentativa é válida e com o passar do tempo e a constância, tudo torna mais fácil. Bjos