Recentemente trabalhei com um coachee algumas possibilidades em que ele poderia atuar profissionalmente. A princípio, estava tranquilo e adaptado aos seus desafios no trabalho, mas houve uma variável repentina, onde a empresa em que prestava serviços foi comprada e em breve seu projeto terminaria. Frente a esta situação, um novo leque de oportunidades foi aberto e nos deu margem para trabalharmos outras frentes.
Conforme íamos conversando e buscando novos caminhos profissionais, instiguei este cliente a olhar as oportunidades e o novo horizonte que surgia. Em um primeiro momento, a reação foi de negação, a situação era de desconhecimento e o coachee não via sentido e possibilidades diferentes daquilo que já fazia. Aos poucos trabalhamos a vinda da novidade, da mudança e os impactos positivos e negativos que poderiam ter em sua vida e, depois de um certo tempo, ele começou a obter conhecimento da nova possibilidade e contexto. Foi um momento para rever valores, crenças, prioridades e reconhecer fatores limitantes. Outro aspecto que trabalhamos, foi resgatar situações similares em que ele já havia vivido e que haviam sido bem sucedidas. Estas situações foram emergindo e o plano de ação para a mudança começou a ser esboçado.
Após estas análises, começou a aceitar as mudanças e ter um olhar positivo em relação à nova situação e passamos a trabalhar as novas habilidades que o coachee deveria ter para enfrentar as possibilidades que viriam pela frente.
Como resultado de todo este processo, o mais gratificante foi ver esta pessoa viver as novas experiências e sentir de fato a mudança. Não foi fácil, mas enriquecedor, tanto para o coachee como para mim.
Viver todas as etapas, dentro do processo de mudança, é imprescindível para fazer a escolha da forma mais sólida e certeira. Se pararmos para pensar, verificaremos que passamos pelo processo que mencionei acima em cada oportunidade que precisamos mudar na vida. Perceba-se e viva cada nova possibilidade de uma forma positiva, como algo que lhe foi dado como desenvolvimento e não que tenha acontecido por acaso.
Convido você que ainda não se inscreveu em nosso blog, cadastrar seu e-mail aqui em nossa página para receber nossos artigos semanalmente. Também te convido a CURTIR nossa página do Facebook.
Obrigada!
Um abraço e boa semana para você,
Cada vez mais esta situação de empresa “engolida” por outra, principalmente estrangeira, está sendo vivenciada. Saber lidar é fundamental e a tua atitude junto ao coachee perfeita.
Querida Rozy, concordo com você. Hoje não há uma “segurança” em ter um emprego, pois as fusões, aquisições e transições estão ai. Precisamos nos preparar para enfrenta-las e “dançar conforme a música”. Novas oportunidades nascem destes momentos. Muito obrigada pelo comentário e por conosco. Um beijão e ótima semana para você.