Olá estimadas e estimados leitores! Estava com saudade de lhes escrever, sabiam?! E para começar quero agradecer de coração todo apoio que temos recebido! Sem esse carinho não seria possível avançarmos em nosso próprio caminho de conhecimento e sabedoria, colher os frutos e retribuir ao universo da forma que cada um de nós encontra em sua vida.Vamos ao que viemos! Conhecimento e Sabedoria: são sinônimos, são totalmente diferentes ou são completamente interligados? O que você acha? Vou partilhar um pouco da minha experiência e ao final eu o convido a tecer seu comentário e partilhar da sua, que tal?
Poder Além da Vida é um filme baseado no livro O Caminho do Guerreiro Pacífico, de Dan Millman. Em uma determinada cena o personagem de Dan é questionado por Soc (seu coach, por assim dizer) se ele sabe o que é conhecimento e o que é sabedoria. Para ele sabedoria não é o mesmo que conhecimento, a sabedoria está em fazer. Como sabem, estudo budismo tibetano. Recebi um ensinamento de meu professor de que o sábio é aquele que pratica o que sabe, enquanto que o erudito é aquele que devora livros e teorias. O erudito fala bonito, o sábio fala com propriedade. Mas como podemos praticar algo que não conhecemos?
Pela minha experiência devemos encontrar o caminho do meio: praticar à medida que ampliamos nossos conhecimentos. Ficar nos extremos nos torna ou ótimos oradores que não praticam aquilo que dizem, ou nos torna máquinas repetitivas fazendo algo sem sentido. Ação consciente com coerência entre o seu pensar, falar e agir.
Conhecimento e sabedoria devem caminhar de mãos dadas, como na figura que ilustra esse post! Uma das pessoas que mais admiro, Dirce Katayama, disse certa vez: “eu só poderia ter o conhecimento e a sabedoria que tenho aos 50 anos, com 50 anos, e me sinto muito feliz por isso.” Ou seja, só com o tempo adquirimos os dois e eles se completam na hora certa.
Espero que tenham gostado do texto e que ele tenha até gerado reflexão: como estão seu conhecimento e sua sabedoria? Queremos saber mais de vocês! E só podemos saber se nos comunicarmos! Comentem, expressem-se e vamos construir juntos mais conhecimento e sabedoria!
Um grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
questaodecoaching@questaodecoaching.com.br
Eu tenho uma frase que sempre uso: conhecimento na gaveta não serve pra nada. Acho que conhecimento vira sabedoria depois que você usa, troca e recebe de volta, aí sim você tem propriedade sobre ele. Parabéns Alexandre!
Olá Giobert!
É muito bom tê-lo por aqui! Gostei da frase, vou começar a usá-la também, sem direitos autorais rs.
Grande abraço!
Olá Alexandre, muito bom falar desse assunto. Esta semana eu estava assistindo o vídeo de um monge do Sul, falando sobre a vida do Milarepa e ele fala justamente a respeito dessas duas coisas que a princípio pode parecer distintas, mas uma está muito ligada à outra, visto que não posso ter sabedoria sem ter conhecimento e ele fala que o Milarepa antes de praticar teve que estudar e aprender muito, para depois colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Saber é um misto de conhecer e sentir. Você pode conhecer sem saber, quando o conhecimento fica no nível do intelecto… Read more »
Oi Terezinha!! Tudo bem contigo?!
Eu ia escrever do Milarepa, mas ficaria extenso demais rs. Ele é um dos, senão o maior, mestres da nossa linhagem tibetana. Ele saiu da erudição para a sabedoria, primeiro de maneira mais drástica, mas depois concordo que a sabedoria tem sua leveza!
Abraço!
Pois é…
Acho que nossos grandes Mestres passaram, necessariamente, pela vivência. Pois a retórica sozinha nao funciona.
Alias, outro dia, bati os olhos num texto de Descartes que dizia mais ou menos isso: nao basta ter espirito bom; é preciso agir.
Acho que é um desafio diário – ao menos, para mim – sair da roboticidade que a mrotina me mergulha e viver no presente, agindo conforme a consciência.
Mas Me consolo nas mesmas palavras do filosofo que dizia que mais vale um caminhar lento, mas gradativo, do que pressa na busca da sabedoria.
Obrigada por dividir o texto conosco! Bj
Olá Viviane!!
Muito obrigado pelo seu comentário! Concordo contigo, os grandes mestres são aqueles que vivem o que dizem. Paulo Freire já dizia que não deve existir diferença entre o agir e a fala/pensamento. E também é muito importante sempre seguir no caminho, mesmo que lento, mas de forma consistente!
Bj e um 4 bem forte!
Alexandre, esta relação entre o sábio e o Erudito pode embasar nossos argumentos sobre aquilo que propomos. Uma coisa é apenas saber várias teorias e conhecer vários autores, outra é aplicar o conhecimento adquirido para melhor se relacionar com as pessoas e para compartilhar bons aprendizados. Bacana sua reflexão…vou levar comigo!
Abraços!!
Olá Ricardo!
Muito obrigado! Essencial seu complemento de que devemos compartilhar bons aprendizados! Assim caminha a humanidade!!
Abraço!