Você já deve ter escutado que é importante se planejar e de preferência escrever suas metas no papel. Se você é Coach ou Coachee, você já deve estar até cansado de fazer isto. Mas, no nosso dia a dia, essa não é uma prática tão comum. Parece mais fácil e rápido definir verbalmente o que queremos e sair fazendo. Porém, gastar um tempo para se planejar é um investimento que vale a pena. Além, de criarmos um guia para nós mesmos, o planejar é um benefício por si só.
Um estudo feito com 327 pessoas que procuravam emprego, pelo Prof. Daniel Turban na Universidade de Missouri College of Business, mostrou que escrever um plano no começo da busca por emprego tem um impacto no sucesso.
Segundo o estudo, pensar, agir e refletir sobre um plano ajudou no início da busca por emprego. Já mais para frente, foram as emoções positivas que tiveram mais impacto.
O prof. Turban diz: “Algumas destas recomendações parecem senso comum, mas elas não são tão comuns assim. As pessoas não tem estratégias, elas não acompanham/avaliam seus planos, e elas não pensam sobre suas estratégias e refletem se está funcionando e como podem fazer para funcionarem melhor. Elas simplesmente não fazem isso.”
Quando nos planejamos, automaticamente somos obrigados a definir metas claras e definir atitudes a serem tomadas. Quando colocamos no papel, aumentamos nosso entendimento sobre o que devemos fazer, nossas opções e prazos. Dessa forma sabemos por onde começar e fica mais fácil saber os próximos passos.
Já no ambiente de trabalho, Lathan em seu artigo “Os benefícios motivacionais de definir metas” afirma que ao definir metas a motivação dos funcionários aumenta, assim como o comprometimento da organização.
Trabalhar junto para desenvolver um plano fortalece a relação e aprofunda o entendimento das pessoas envolvidas sobre o que tem que ser feito. Se imprevistos acontecerem, as pessoas estão mais preparadas para tomar melhores decisões.
Pode até ser que você não consiga cumprir o plano. Mas o fato de você ter pensado e analisado a respeito das decisões a serem tomadas, estar em constate avaliação das suas ações e mensurando os resultados, aumenta sua chance de sucesso.
Portanto, planeje-se! Tire um tempo para definir suas metas, fazer um plano de ação e se esforce para utilizá-lo. Mesmo que você não consiga segui-lo, você estará mais preparado só por tê-lo feito.
Um ótimo feriado e bom planejamento!
Bruna Lauletta
Bruna, concordo plenamente com a tua proposta Bruna. A dificuldade que muitas pessoas encontram é cultural. Não foi ensinado, na teoria e na prática, quais são as consequências do planejamento e isso acaba refletindo em nosso modo de vida. Vivemos baseados no trecho de certa música “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Acredito que o planejamento nos ajuda a mensurar o que desejamos com mais facilidade e nos ajuda na organização pessoal. Mudemos a cultura!
Abraços!
Ricardo
Oi Ricardo,
Gostei de você ter levantado a questão cultural. Conconrdo totalmente. Eu mesma por muito tempo vivi deixando a vida me levar. Até que aprendi os benefícios de fazer metas e planejar. Acho que existe uma crença de que “deixar a vida levar” traz mais liberdade do que se planejar. Pelo menos era o que eu acreditava. Mas quando a gente começa a tomar as rédeas, a gente aprende que esta é a real liberdade. Obrigada pela contribuição.
Grande abraço!!